top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Escritório Digital Vs Escritório Virtual

Atualizado: 18 de jan.



À medida que mais empresas recorrem ao trabalho remoto, a tecnologia avançada desempenha um papel fundamental. Um exemplo é o escritório digital, uma opção que permite que as organizações continuem a prosperar sem os custos indiretos associados a uma localização física. 


Olá, somos o Multioffice Escritório Virtual, oferecemos serviços de escritório que engloba: salas prontas para reuniões, escritório privativo e coworking.


Também disponibilizamos endereço fiscal Recife, Olinda e Paulista-PE, endereço comercial, localização privilegiada e de fácil acesso, estacionamento, recepção, serviço de copa, atendimento telefônico personalizado e toda a experiência de anos de atuação.


ECONOMIZE ATÉ 70% ou 80% com nossos serviços de escritório em que empresas, startups, associações, cooperativas, ONGs e profissionais podem confiar. Consulte mais informações agora e descubra como podemos ajudar o seu empreendimento a crescer.


O que é um escritório digital? É um conjunto eficiente de tecnologia e ferramentas que tornam o trabalho e a colaboração em escritório remoto fáceis e eficientes. Vamos explorar como surgiu o escritório digital e suas diferenças em relação a um escritório virtual.


Como funciona um escritório digital?


A funcionalidade do escritório digital depende da empresa e do setor, pois cada organização pode montar as ferramentas que fazem sentido para ela. A maioria dos escritórios de negócios digitais são construídos em produtos de software como serviço (SaaS) ou plataforma como serviço (PaaS) baseados em nuvem, incorporando ferramentas adicionais específicas do setor que tornam o trabalho mais eficiente. 


Por exemplo, uma empresa focada em marketing desejaria ferramentas criativas, de videoconferência e de colaboração. Uma empresa focada em segurança cibernética precisaria de armazenamento de dados, ferramentas de criptografia e software antivírus. 

Em 2021, tecnologia digital no local de trabalho usado pelos trabalhadores incluiu:


80% de ferramentas de mensagens móveis em tempo real 

79% de ferramentas de colaboração 

74% de ferramentas de armazenamento ou compartilhamento

47% de treinamento ou ferramentas de desenvolvimento pessoal 


O objetivo fundamental de um escritório digital é fornecer oportunidades de colaboração e manter uma presença consistente para clientes e outras pessoas com quem a empresa interage regularmente. Os membros da equipe podem desempenhar funções semelhantes sem estarem fisicamente presentes, enquanto o proprietário da empresa pode manter baixos os custos indiretos.


Ferramentas comuns de escritório digital 


Aqui estão algumas ferramentas comumente usadas que os escritórios de negócios digitais podem usar para funcionar.


Asana (gerenciamento de projetos)

Dropbox (armazenamento e compartilhamento de arquivos)

G Suite do Google (vários aplicativos)

HubSpot (inbound marketing, vendas e serviços)

Jira (gerenciamento de projetos e rastreamento de bugs)

Segunda-feira (desenvolvimento de aplicativos)

Office 365 (vários aplicativos)

Salesforce (gestão de relacionamento com o cliente)

Folga (comunicação)

Jornada de trabalho (recursos humanos)

Zoom (comunicação)


A Criação e Evolução do Escritório Digital 


Agora que definimos o que é um escritório digital, é hora de falar sobre sua evolução e o que pode vir no futuro para as empresas que adotarem essa tecnologia.


A década de 1980

O uso generalizado de computadores em escritórios só ocorreu na década de 1980, com invenções como o Computador pessoal IBM e Macintosh. Os computadores não ocupavam mais salas inteiras e podiam ficar em mesas, permitindo que os funcionários trabalhassem com mais rapidez e eficiência. 


Década de 1990

Durante a década de 1990, a Internet tornou-se a base do que conhecemos hoje. Passou de um pequeno aplicativo para uma conexão com o mundo inteiro. Adicionalmente, O Google foi fundado no final desta década. As ferramentas de trabalho básicas usadas diariamente, como e-mail, armazenamento de dados e navegadores da web, estavam apenas em sua infância, com apenas um punhado de indústrias as utilizando.


Os anos 2000

Com uma melhor compreensão do poder da Internet, a década de 2000 viu o início do que poderia ser um escritório digital. As empresas começaram a contar com servidores web para tornar as operações internas mais fáceis e melhorar a comunicação com os clientes. 

Embora o escritório típico ainda fosse baseado em papel, os primórdios de um escritório sem papel estavam começando a aparecer com e-mail e compartilhamento de documentos substituindo memorandos em papel e arquivos. As pessoas também ficaram mais interconectadas através do uso de smartphones e tablets. 


A década de 2010

Embora muitas empresas de tecnologia tenham começado a se envolver em plataformas baseadas em nuvem, foi somente na década de 2010 que a ideia da nuvem e seus recursos foram confiáveis ​​e utilizados. Em breve, mais dados foram armazenados digitalmente do que fisicamente, facilitando o compartilhamento e a comunicação. 

Os documentos em papel tornaram-se a exceção em vez da regra. Ferramentas como Slack, Dropbox e Google G Suite tornaram-se um pilar, e não uma moda passageira. 


2020 e além

O ano de 2020 exigiu que muitas empresas se tornassem totalmente digitais para aderir às novas regras e proteger os funcionários da pandemia global da COVID-19. Desde a flexibilização de muitas regras, muitas forças de trabalho permaneceram, pelo menos parcialmente, remotas, obrigando os funcionários a dependerem fortemente de ferramentas digitais de escritório para se manterem ligados e realizarem o seu trabalho. O futuro aponta para a expansão da realidade virtual (VR) e da realidade aumentada (AR) no local de trabalho.


Escritórios Digitais vs. Escritórios Virtuais

Escritórios digitais e virtuais costumam ser confundidos, mas esses termos referem-se a configurações distintas. Um escritório digital concentra-se nas ferramentas necessárias para trabalhar remotamente, enquanto um escritório virtual é um local físico onde uma empresa pode receber correspondência e atender a outras necessidades.


O que é um escritório virtual e como funciona?

O escritório virtual é o endereço oficial de uma empresa para cartões de visita, documentos, sites e outras necessidades. O endereço pode ser em qualquer lugar do mundo e não requer escritório físico, desde que haja um endereço real que possa receber correspondências.


Um escritório virtual permite que pequenas empresas concorram com grandes empresas enquanto trabalham remotamente. Ao buscar essa opção, o líder empresarial escolhe o endereço que deseja e paga para utilizá-lo. Alguns provedores de escritórios virtuais, como Davinci, oferecem comodidades adicionais, como aluguel de salas de reunião ou serviços de encaminhamento de correspondência. 


As semelhanças entre um escritório digital e virtual

Embora os escritórios digitais e virtuais sejam diferentes, eles compartilham algumas semelhanças.


Ambos são considerados ferramentas de negócios.

Cada um elimina a necessidade de um espaço físico de escritório.

Eles oferecem às empresas um conjunto mais amplo de talentos.

Ambos podem atender a uma variedade de empresas e setores.

Uma empresa de qualquer tamanho pode utilizar qualquer uma das opções.


Você precisa de um escritório virtual?

Você está procurando uma maneira de fazer seu negócio se destacar? Às vezes, uma mudança de endereço é tudo que você precisa. O Multioffice tem milhares de endereços de escritórios para escolher, incluindo alguns localizados nos pontos mais procurados do setor no mundo. 


Selecione o endereço desejado e quaisquer comodidades adicionais e você poderá usar seu novo endereço virtual em Recife, Olinda e/ou Paulista-PE rapidinho. 


Encontre o perfeito espaço de escritório virtual para seu negócio.


bottom of page