top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Empregados com a intenção de empreender. Veja o maior medo.



Empregados com a intenção de empreender

A temática abordada tem relação com a chamada insegurança financeira? Isso! E é uma situação que muitos vivenciam, em especial, aqueles que são empregados e pretendem iniciar no mundo do empreendedorismo.

O medo é um dos maiores obstáculos de fazer acontecer

Recentemente foi realizado uma pesquisa com o público da categoria empregado e que tem a intenção de empreender, no qual, ficou muito visível que o medo é um dos maiores obstáculos de fazer acontecer para aqueles que pretendem, de alguma forma, iniciar sua jornada no movimento empreendedor.

Segurança financeira

Esse medo, logo de cara, está relacionado com a questão da chamada perda da segurança financeira, em outras palavras, a aflição de não ter mais o salário fixo, logo, não conseguir sanar os compromissos mensais que todo cidadão deve honrar, e como agravante, não ter sucesso no empreendimento.


Mister Empreendedor

O velho e recorrente medo de não atingir a estabilidade em um negócio, tem ligação com outra questão que precisamos saber lidar, todavia, quanto ao medo de não existir mais a segurança financeira, uma das primeiras coisas que precisa ser feito, é simplesmente parar para pensar e levantar o questionamento sobre a tal ideia de que temos uma segurança financeira. Será mesmo?

Ou simplesmente trata-se de um pseudo segurança financeira no qual um posto de emprego nos proporciona? Apenas basta verificar e notaremos que estatisticamente o desemprego sempre está sujeito a crescer, daí, é certo que você irá perceber de imediato o quanto isso não se caracteriza necessariamente como uma verdade.

Crença da nossa imaginação

O que vem acontecendo é uma crença arquitetada na nossa imaginação e também da grande maioria que se mantém com apenas um salário mínimo, dessa forma, passa a existir uma segurança financeira quando se está empregado.

Claro, não estamos afirmando que não existia uma certa segurança a mais, principalmente de curto prazo, ou ao menos o ligeiro sentimento de que ela possa existir, só que, falando francamente, se tratando de praticidade, só tem duração de apenas 30 dias (em muitos casos, menos de 30 dias) e logo no mês seguinte, praticamente tudo pode mudar.

Confronte o seu velho ponto de vista

Vejamos que lamentavelmente, se esse for o seu caso ou até mesmo a sua crença, é fundamental e urgente você se confrontar com esse velho ponto de vista, pois sabemos há algum tempo que o mundo já não é o mesmo de antes.

Sobretudo, pela lei, é fato e coerente a afirmação de que nunca foi pura verdade a indagação na qual temos total segurança financeira no universo corporativo, afinal de contas, é uma realidade qualquer um ser substituído/demitido em algum momento.

Num passado recente, existia maiores possibilidades de um profissional permanecer numa determinada empresa por um período maior de tempo, a ponto de até se aposentar na nela.

Diversas pessoas provavelmente viu essa situação surgir tantas e tantas vezes, seja com um vizinho, parente, alguém da família ou até consigo mesmo, e é justamente nesse ponto que vem aquela ideia/crença cujo qual iremos ter a tal segurança financeira no momento em que estivermos ocupando um posto de emprego.

Medo de perder a nossa zona de conforto

De outra maneira, é bastante aguardado que esse medo seja o principal, ainda mais, quando imaginamos a preocupante possibilidade de perdermos aquilo que se tornou conhecido e seguro, só isso, já nos faz sentir um certo pavor.

Esse fenômeno é até visto de forma compreensível, porém, não deveria mais ser visto como um acontecimento aceitável e sobretudo de forma passiva por aquele que está em busca de uma mudança. Vejamos que é importante aflorar em nós o desejo de uma nova realidade, esse desejo, necessariamente deve ser aquilo que queremos mudar em nossos pensamentos.

Então amigo leitor, se você é um daqueles que estão sofrendo com esse terrível medo, de imediato queremos lhe fazer este primeiro e importante alerta: você talvez esteja sofrendo drasticamente por uma dessas crenças presente em pessoas que apresentam a tal da segurança financeira, só que na verdade, ela não existe.

Devemos entender que a vida simplesmente acontece na zona considerada de conforto, no entanto, a mudança de vida que normalmente desejamos e buscamos tende a acontecer bem fora dela, isso nada mais é do que uma realidade.

A nossa temática aqui apresentada tem por objetivo abrir os olhos e a mente daqueles que estão inserido no contexto do empreendedorismo de modo geral, caso você não queira se iludir ou sentir aquela sensação de estar sendo enganado se algo aconteça e venha a perder a sua "pseudo" segurança, tenha a iniciativa de atribuir uma nova significação a essa sua ideia posta na mente.

Esteja mais preparado para lhe dar com as circunstâncias

Quanto mais você terminar essa sombra do medo e entender que esse processo é apenas uma crendice, saiba que estará mais preparado para lidar com a circunstância assim que ela se apresentar na sua trajetória.

Indo mais além, quando se perde essa falsa sensação de que se está seguro, de imediato, já começamos a conquistar ótimos motivos objetivando colocar em ação a construção do plano B o mais rápido possível. Ou seja, quando menos esperarmos, esse processo pode se tornar justamente o nosso plano A.

Você pode, organize-se!

E acredite sim, todos nós podemos nos organizarmos a fim de elaborar e construir tudo isso em paralelo, sobretudo, nos dias de hoje, pois temos a internet funcionando 24 horas por dia a nosso favor e que nos oferece tantas oportunidades reais para o desenvolvimento de estratégias que visem o aumento da nossa produtividade e melhor gestão de algo que já é considerado por muitos, precioso, o tempo.

Esteja onde seu público-avo estiver

Inclusive, se você é daqueles que não é muito fã do uso da internet, fique atento, certamente o seu empreendimento pode estar perdendo uma grande fatia do mercado, independente do seu nicho de atuação. Se a maior parte dos meus consumidores estão presentes na internet, então é lá que o meu negócio deve estar.

Leia também:


Como identificar meu público-alvo se não tenho cliente?

Faça um planejamento

Mas, primeiro desenvolva um planejamento para atuar no mundo digital, não entre de qualquer jeito, isso pode acarretar em decepção financeira, sua energia, e de tempo empregado. Se bem elaborado, não tenha dúvidas que você irá sentir o retorno positivo da investida. Pense nisso!

Sua empresa está saudável, tem uma demanda recorrente de pedidos? Se sim, ok! Cuidado para ela não se perder no tempo, vejamos que, se a sociedade já não é mais a mesma, naturalmente, devemos evoluir junto com ela. O sucesso vem, logo, é preciso continuar em frente e criar novas oportunidades, sobretudo, numa sociedade que muda constantemente, e isso vai depender da nossa perspectiva de enxergar as coisas.

Quando não há inovação, o sucesso de hoje pode se tornar o fracasso de amanhã. Evoluir é preciso!

Atente para os grandes casos de sucesso em empreendimentos presentes no nosso cenário atual, o amigo leitor irá identificar de imediato que as oportunidades estão presentes para todos, ela não faz acepção de pessoas e já não depende tanto do poderio financeiro como em outrora.

É altamente relevante que todo empreendedor tenha a sensibilidade de entender que o êxito dos negócios, em muitos casos, nos dias de hoje, estão bem menos presentes na condição de ter uma conta bancária recheada, passando a estar presente muito no fator inteligência, analiticamente, note que as informações e recursos estão muito mais acessíveis atualmente, além do mais, esse horizonte só tende a se ampliar. Tire proveito disso!

Levando solução

Chegar ao topo do sucesso, tem ligação com a capacidade de solucionar problemas de forma eficiente, e no alcance da solução, se faz necessário identificar e verificar esses problemas e quais pessoas queremos servir levando a elas aquilo que precisam, assim, teremos mais facilidade na geração de retorno dentro do universo daquilo no qual somos bons em realizar, pois são as nossas habilidades que nos proporcionam o destaque necessário para o nosso empreendimento.

Exemplos como WhatsApp, do Airbnb e do Uber, são empreendimentos que surgiram a tão pouco tempo e estão entre as marcas mais valorizadas no mundo. Elas combinaram fatores tais como: conseguiram fazer a vida de alguém melhor através de um enorme alcance e dessa maneira vingaram em escala internacional.

Não foi preciso a empresa Airbnb executar a construção de casas e apartamentos, quanto a Uber, a marca não precisou planejar e fabricar automóveis, já o WhatsApp não precisou elaborar qualquer infraestrutura de tamanho gigante.

Simplesmente o processo dessas empresas se deu através de uma combinação já existente que resultou na possibilidade de resolver certos problemas através de uma outra maneira e com amplo alcance, sobretudo, usando o poder da internet para se espalhar pelo mundo.

Foque no alcance, impacto e engajamento

Então, estrategicamente foi trabalhado três itens, alcance, impacto e engajamento, no qual, muita gente com uma nova "sacada" de negócio que se encontra solucionando problemas, efetivamente tem a força de trazer o capital.

Aliás, o capital seja do próprio público consumidor ou de investidores, no cenário atual da sociedade moderna, está mais disponível, de certa forma, com escala e abrangência em praticamente todos os cantos do planeta.

Oportunidades existem e sempre vão existir

Ou seja, as oportunidades estão aí, se você inteligentemente consegue desenvolver a sua estratégia para ter audiência e atenção do seu público-alvo, já é um bom começo, na verdade um ótimo começo para a sua prosperidade nos negócios, conforme citamos anteriormente, veja o caso da Uber, WhatsApp e tantas outras empresas que então pouco tempo se tornaram uma potência no mundo corporativo.

Repetimos a frase que diz: Esteja onde o seu consumidor está! A audiência no campo da internet passou a ser a mais nova moeda de valor que proporciona o surgimento do capital.

Se você consegue desenvolver uma estratégia que faça surgir audiência, ou seja, atrair a atenção das pessoas para o seu empreendimento através de uma proposta que apresente relevância para elas, é praticamente certo que essa gente esteja sempre dispostas a acompanharem o seu trabalho. Daí em diante, aqueles que lhe acompanham, naturalmente começarão a se tornar clientes do seu negócio.

Como um bom empreendedor

Analise os fatos, pessoas que passam a confiar em nossa empresa, conforme a necessidade, automaticamente sentem o desejo de consumir nosso produto/serviço, comprando até mesmo antecipadamente, algo que em muitas ocasiões nem existe.

Não precisamos nem falar (já falando) que o maior foco deve ser centrado em conquistar clientes antes mesmo da existência do produto, claro, fazendo isso de uma forma calculada para não correr o risco de gerar negócio e não entregar.

Seja proativo

Por isso que nos dias de hoje é tão fundamental tomar a iniciativa de pensar e agir rápido para conseguir ter uma presença inteligente na internet e construir gradativamente uma autoridade com credibilidade em seu nicho de mercado.

Esse é um grande plano de ação para diminuir aquele velho medo de perder de vista a nossa segurança financeira. Observe que durante o andamento do processo, caso falhe, independente da nossa vontade, ou quando tomamos a decisão de que é hora de abandonar o projeto, nesse momento da escalada, nós já estaremos numa zona de engajamento totalmente palpável em nossa volta.

Aí sim, podemos afirmar que essa é uma maneira na qual está sob o nosso controle em relação a construção de um novo e bem planejado tipo de segurança financeira.

Porque se trata de uma estratégia em que nós geramos valor para uma determinada audiência e ela nos devolve esse valor fazendo aquisição do nosso serviço ou produto.

Todos podem empreender

Atente para isso, trata-se de uma nova economia, todos podem empreender e construir um negócio em torno da preciosa audiência voltada para o seu empreendimento.

E finalmente, para o bem dos seus objetivos, você vai participar ou vai deixar o medo tomar conta da situação?

Se tem gente conseguindo, você também consegue!

Leia também:


bottom of page