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Analise Qual a Realidade da Sua Empresa Para Alinhar as Metas Que Condicionam ao Desenvolvimento

Atualizado: 21 de nov. de 2019


Desenvolver um projeto alcançável, tanto para os profissionais quanto para a própria empresa, a médio e longo prazo pode fazer toda a diferença.



Observando nos postes anteriores (Como ajudar no crescimento da própria empresa), também abordamos temas relacionados a esse que iremos ver adiante. Sendo possível, leia também e amplie suas possibilidades nos negócios.


DEFININDO OS CARGOS


Com o diagnóstico da empresa em mãos, chega a hora de compor a organização dos cargos.


Em alguns casos, as empresas já possuem uma composição que permite o desenvolvimento do Plano de Carreira dos setores sem que seja necessário criar variações dos cargos existentes.


Porém, em outros casos, você pode optar por um crescimento mais gradual e não necessariamente ligado aos cargos em si, mas sim ao desenvolvimento do profissional.


Por exemplo, no lugar de criar uma linha de desenvolvimento de “Analista” para “Supervisor”, “Coordenador” e assim sucessivamente, principalmente para empresas de médio e grande porte, desenvolver um planejamento em níveis é uma boa opção.


Esse caso, você teria as categorias “Analista I”, “Analista II” e “Analista III” antes de chegar ao cargo seguinte, inclusive para que o desenvolvimento seja saudável e que mais pessoas tenham a oportunidade de se desenvolver nesse processo.


Principal é que você consiga criar um projeto alcançável, tanto para os profissionais quanto para a empresa.


Pense em situações hipotéticas de desenvolvimento e veja o que acontecerá em 1, 5 e 10 anos, por exemplo, se essa estrutura for implementada.


E a partir disso, faça as modificações necessárias.


ESTABELECENDO METAS


Para tornar o alcance desse posicionamento prático e funcional, é preciso ter metas claras para que as progressões aconteçam.


As metas vão depender da realidade da sua empresa. Elas podem ser baseadas em vários critérios, como por exemplo:

# Tempo: Após X tempo do colaborador na empresa, ele será promovido;

# Qualificação: A promoção está condicionada ao desenvolvimento curricular do profissional, como pós-graduações, mestrado, doutorado e similares;

# Especialização: A promoção está condicionada à especialização do profissional em sua área de atuação, com cursos e certificações;

# Resultados: A promoção está condicionada aos resultados obtidos pelo colaborador, como metas de vendas, conclusão de projetos, etc.;

# Mista: Quando o profissional tem a opção de escolher dentre mais de uma opção de promoção, por qualificação ou meta, por exemplo.

Lembre-se que essas metas podem variar de acordo com os setores, e isso é absolutamente normal, afinal setores diferentes possuem demandas diferentes e isso afetará tanto na estrutura de desenvolvimento quanto nos pré-requisitos para as progressões.

Porém, o ideal é que os Planos de Carreira tenham condições o mais igualitárias possíveis dentro de uma empresa, mesmo em áreas diferentes, para garantir que todos tenham oportunidade de alcançar bons níveis de crescimento.

Na hora de descrever os cargos, os pré-requisitos devem ser detalhados para que cada profissional entenda exatamente o que é necessário para se desenvolver e alcançar o crescimento.

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COMO ESCOLHER AS METAS?

As metas geralmente variam de acordo com o setor da empresa.

Por exemplo, no caso dos times de Vendas, as metas geralmente são quantitativas, ou seja, relacionadas ao percentual de vendas e crescimento do profissional.

Já em setores de inteligência ou estratégia, as metas podem ser relacionadas a especializações, cursos, graduações, ou outros pré-requisitos qualitativos.

Porém, tanto para setores de inteligência quanto de vendas, você pode condicionar a progressão pelo tempo que o funcionário tem de empresa.

Por isso, você precisa analisar qual a realidade da sua empresa para alinhar as metas que condicionam as promoções às necessidades da empresa e, dessa forma, promover um crescimento mútuo.

DEFININDO A REMUNERAÇÃO

Esse é um ponto importante para ambos. Para o funcionário, por motivos óbvios. Mas para a empresa também, para que ela consiga fazer um planejamento financeiro bem estruturado.

Assim, quando as promoções chegarem, você estará preparado para arcar com os recursos necessários e garantirá que eles acontecerão sem interferir negativamente nas finanças do negócio.

Entenda os passos que podem ser tomados para que você defina as remunerações do seu Plano de Carreira de maneira consciente e baseada em dados.

FAZENDO UMA ANÁLISE DE MERCADO

Antes de começar, é fundamental fazer uma análise de mercado para saber quais são os mínimos e tetos de cada cargo para que sua empresa consiga promover com sentido e justiça a progressão da remuneração dos seus colaboradores.

Uma remuneração abaixo da média do mercado pode fazer com que seus funcionários prossigam insatisfeitos mesmo com a implementação dos Planos de Carreira, e também diminui seu potencial competitivo na hora de contratar.

Por outro lado, ter médias salariais muito acima do mercado pode acarretar em problemas financeiros a longo prazo, além de travar o desenvolvimento do Plano de Carreiras em algum momento.

Por isso, pesquise a respeito das médias salariais de seus concorrentes e também do mercado como um todo para cada tipo profissional. Afinal, a média salarial de um profissional de Marketing, por exemplo, pode ser bem diferente do mercado de programação.

Na hora de estabelecer os índices de crescimento salarial, eles podem ser porcentagens fixas — a cada novo patamar alcançado dentro do Plano de Carreiras o salário tem um acréscimo de x%, por exemplo — desde que estejam condizentes com todos os fatores citados anteriormente.

MANUTENÇÃO

Estabelecer Planos de Carreira não significa que eles serão imutáveis. Muito pelo contrário, o ideal é que você os avalie periodicamente para validar se eles são realmente alcançáveis, saudáveis para sua empresa e também funcionais.

Nada te impede de fazer pequenas modificações neles ao longo do processo, desde que não representem injustiças para os profissionais envolvidos.


Veja se a progressão salarial é coerente, se as pessoas estão satisfeitas com as oportunidades oferecidas e peça também sugestões aos profissionais.

Eles, além de conhecerem muito a realidade do seu negócio, poderão também expor suas expectativas e necessidades.

COMO CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DO PLANO DE CARREIRAS NA MINHA EMPRESA

Além das noções básicas da elaboração de um Plano de Carreiras, você pode facilitar a implementação e o desenvolvimento dos Planos com medidas que serão vantajosas tanto para sua equipe quanto para sua empresa.

ESTRUTURANDO OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Estabelecer um plano de progressões salariais pode gerar grandes mudanças para sua equipe financeira.

Uma boa maneira de evitar conflitos nessa hora é criar um planejamento de promoções. Desta maneira, você pode viabilizar os Planos de Carreira sem impactar muito o seu setor financeiro.

Se programando, fica mais fácil colocar em prática as promoções e também realizar a manutenção do seu negócio de maneira saudável.

Crie planilhas detalhando as necessidades para realizar as progressões, observe o desenvolvimento dos seus profissionais e planeje-se para não ser pego de surpresa e ter que responder “vamos ter que esperar porque não estávamos preparados para isso”.

Conflitos com o setor financeiro podem frustrar os seus colaboradores e pôr em cheque o seu Plano de Carreiras. Afinal, ele foi criado, levou tempo e demandou muito trabalho justamente para que seja colocado em prática!

Parece romântico, mas adoramos falar de empreendedorismo pelo simples fato da consciência que a nossa empresa tem sobre a importância desse setor para o crescimento da economia. Seja regional ou nacional. E o nosso forte é o Coworking e Escritório Virtual. Temos estações em Recife, Olinda e Paulista-PE.

Ah, na próxima postagem, estaremos concluindo esse tema, esteja conosco. Certamente vai lhe ajudar e entender melhor esses e outros fatores para tomadas de decisões nos negócios.

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