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O sol é para todos! Ter competitividade no mercado, não é privilégio só de grandes empresas



A disputa por fatias do mercado e pelos consumidores está cada dia mais acirrada. E é um desafio ainda maior para uma pequena empresa (que possui menos recursos) ser mais competitiva. Mas...

A empresa Multioffice Escritório Virtual desde a década dos anos de 1990 estimula o desenvolvimento empreendedor das pessoas, através de suas instalações de escritórios inteligentes em Recife-PE, além das cidades de Olinda e Paulista.Também em Pernambuco.

O fato é que não fazer nada para ser mais competitivo já é retroceder; se muitas empresas estão aprimorando o seu negócio, aquelas que não estão fazendo-o logo ficarão para trás. Não é preciso cometer um grande erro para deixar de ser competitivo, basta não agir em prol do crescimento da empresa.

Veja nesse material explicativo 5 boas dicas para tornar uma pequena empresa mais competitiva.

Dica 01

Conheça os seus clientes e concorrentes para ser mais competitivo


Cada vez mais o atendimento e a oferta de produtos e serviços se tornam personalizados. Os consumidores querem receber algo feito para eles, de acordo com as suas necessidades, e não algo feito para todos. Por isso, uma empresa para ser mais competitiva precisa conhecer a fundo os seus clientes.

E o mesmo se pode dizer sobre os concorrentes: competir sem conhecer quem está buscando os mesmos objetivos que você é um risco enorme. Quando uma empresa conhece os seus concorrentes e mantém esse conhecimento atualizado, ela se torna mais competitiva pois possui informações que a ajudarão a tomar decisões no tempo correto para não ser surpreendida.

Afinal, com o aumento dos concorrentes, os consumidores passam a ter mais opções de escolha antes de contratar um serviço ou comprar um produto, e daí a importância de concorrer as ofertas que seus concorrentes fazem.

Dica 02

Se adapte à realidade


Muitas empresas querem sobreviver e crescer hoje agindo da mesma forma que agiam no passado. O mercado evoluiu, as pessoas mudaram, as tecnologias proporcionam agora novas possibilidades. Se quer ser mais competitivo, esteja de acordo com o que a realidade atual pede.

Não se trata aqui de ser a empresa mais moderna do seu segmento, mas sim de deixar para traz tecnologias, práticas de gestão e de estratégia, formas de atuação comercial e de atendimento ao cliente, entre outras ações, que não são mais condizentes com o mundo atual. E se o seu concorrente também sobrevive preso ao passado, pode ser um bom momento para a sua empresa sair na frente e dar um salto na competitividade.

Dica 03

Se prepare para as tendências


Atualmente já existem soluções para monitorar o mercado e acompanhar tudo o que está acontecendo e o que está por vir. Uma pequena empresa com alta competitividade é aquela que também se prepara para as novidades que estão surgindo (ou, quem sabe, é aquele que propõe novidades para o seu mercado).

É preciso que o pequeno empresário e todos os gestores da empresa estejam atualizados sobre o que está previsto para o seu segmento, como ele pode impactar o mercado e a sua empresa, e comece a se preparar para isso. Com isso a sua empresa se torna mais ativa e menos reativa.

Leia também: Não importa o tipo de negócio – o segredo da produtividade e dos resultados está no equilíbrio


Dica 04

Revise o seu modelo de negócios


Talvez a forma como você busca, propõe, constrói e mantém negócios já não seja tão adequado. Muitas pequenas empresas possuem um produto ou serviço de qualidade e atual, profissionais competentes e boa estrutura, mas querem vender e tratar o mercado da mesma forma que há 30 anos.

Obviamente, não é fácil deixar um modelo de negócio que a empresa utiliza há anos (e nem sempre ele precisa ser totalmente renovado). Mas é necessário revisá-lo para saber até que ponto ele continua atual e coerente.

Dica 05

Invista em inovação


Se queres ser competitivo, inove. E inovar não significa inventar algo totalmente novo ou mudar totalmente um conceito: a inovação por ser com pequenas mudanças. As empresas mais competitivas são aquelas que estão continuamente buscando novas oportunidades e identificando como os produtos, serviços e negócios podem ser melhorados.

É preciso sair da zona de conforto, quebrar paradigmas e enxergar além da realidade vivida pela empresa. A criatividade está envolvida nesse processo, mas se trata muito mais de pesquisar, analisar, descobrir o que está acontecendo e o que o mercado está demandando.

Revisando o plano de negócios

Atualmente já existem soluções para monitorar o mercado e acompanhar tudo o que está acontecendo e o que está por vir. Uma pequena empresa com alta competitividade é aquela que também se prepara para as novidades que estão surgindo (ou, quem sabe, é aquele que propõe novidades para o seu mercado).

É preciso que o pequeno empresário e todos os gestores da empresa estejam atualizados sobre o que está previsto para o seu segmento, como ele pode impactar o mercado e a sua empresa, e comece a se preparar para isso. Assim, a sua empresa se torna mais ativa e menos reativa.

E a equipe do Multioffice Escritório Virtual disponibiliza semanalmente um rico material de leitura para ajudar cada vez mais na construção do setor de empreendedorismo no Brasil. Aliás, precisou de escritórios inteligentes em Recife, Olinda e Paulista-PE, entre em contato conosco. Temos ótimos planos para você desenvolver o seu negócio.

Até a próxima semana com mais um novo tema informativo.

Leia também: Por que ouvir antes de falar?


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