top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Até onde Você Pode Fazer o Seu Escritório Sem Papel?

Atualizado: 2 de mai. de 2020


Como vai, mais uma vez temos a satisfação de fazer nosso convite para pessoas como você sobre como baixar seus custos nos negócios.


Trata-se de aluguel sala comercial Recife-Pernambuco

Oferecemos domicílio fiscal, gerenciamento de correspondências, estação coworking, endereço comercial, atendimento telefônico personalizado, estacionamento, recepção, salas mobiliadas, sala de reunião, sala de treinamento, rede de contatos (networking), ambiente profissional e planos acessíveis que se ajustam ao seu bolso.


Na década de 1980, quando os computadores fizeram suas primeiras incursões significativas em nossas vidas, havia uma ideia pitoresca de que eles nos ajudariam a reduzir a quantidade de papel que usamos.

Na verdade, o termo "escritório sem papel" remonta a um artigo de 1975 sobre o "escritório do futuro".

Afinal, se pudéssemos agora armazenar dados eletronicamente, poderíamos parar de cortar árvores, certo? Errado.

Enquanto os computadores se tornaram uma parte intrínseca do nosso trabalho e da nossa vida doméstica e profissional, ainda estamos usando muitos papéis.


Mais do que antes, de fato - com o consumo global de papel aumentando em cerca de metade desde 1980.

No entanto, embora possamos ter falhado, o sonho não morreu.

Muitas pessoas ainda aguardam a esperança de que uma combinação de engenhosidade, tecnologia, cuidado com o meio ambiente e um impulso para a eficiência nos conduzirão eventualmente à terra prometida sem papel.

Em alguns aspectos, o termo "escritório sem papel" provavelmente não é útil.

Muitas empresas provavelmente sentirão que isso é idealista e não realista.

Talvez seja melhor se concentrar no que pode ser feito e ver o quão longe você pode ir...

Sugerimos também esse tema pra você:


Formas de cortar o uso de papel no escritório

Aqui estão algumas práticas de trabalho e ideias que as empresas podem adotar se quiserem se libertar do papel.

Acesso compartilhado: os funcionários de escritório geralmente precisam imprimir um documento para mostrar a um colega para uma revisão.

No entanto, ao utilizar o Google Drive ou o OneDrive da Microsoft, os escritórios podem compartilhar documentos facilmente e rapidamente sem a necessidade disso.

De fato, tratar documentos como um trabalho "ao vivo" permite o uso muito mais eficiente dos comentários e pode acelerar os processos de aprovação.

Lotes de pagamento on-line: as empresas devem fornecer uma folha de pagamento para seus funcionários como parte de sua obrigação como empregador.

Mas, é importante reconhecer que isso não precisa ser um pedaço de papel.

As empresas podem enviar estes via e-mail ou enviá-los para uma loja central - ambos com o acesso de senha necessário para garantir a manutenção da segurança.

Assine on-line: e os documentos que precisam ser "assinados"?

Bem, isso também pode ser feito eletronicamente.

Diversos produtos existentes no mercado permitem que as assinaturas sejam aplicadas aos documentos-chave de forma rápida, fácil, eficiente e (importante) de forma segura, sem impressão necessária.

É um excelente exemplo de uma atividade "sem papel" que também alimenta uma necessidade comercial de velocidade.

Armazenamento em nuvem: salvar documentos eletrônicos e enviá-los para a nuvem dá acesso a um arquivo digital que, tecnicamente, não conhece limites.

Isso é ótimo para economia de espaço, além de poupar papel.

Recompensar fornecedores para declarações sem papel:

enviar cópias de papel de cartas, contratos e recibos leva tempo e dinheiro - bem como papel.

As empresas podem oferecer um pequeno desconto - ou um prazo de pagamento mais longo - para as empresas que optam por trabalhar sem papel para economizar tempo, dinheiro e papel.

Onde sem papel atende seu limite.

Vamos ser honestos, a maioria dos escritórios precisará de algum papel.

Esse é particularmente o caso de alguns documentos legais - como certificados de segurança que devem ser exibidos ou alguns formulários de impostos que talvez precisem ser preenchidos off-line.

A chave aqui é a mentalidade.

Se a atitude de todos é "por que eu preciso imprimir isso?" e pára para pensar primeiro, então, no mínimo, cortará o uso inadequado e desnecessário do papel - o primeiro passo na longa estrada em direção a um escritório sem papel ou sem papel.

Talvez o "escritório do futuro" para nós seja liberado do papel e, finalmente, seja tão revolucionário como o escritório do futuro parecia em 1975.

As empresas provavelmente podem ver suas práticas e se aproximar do ideal pelo menos.

Leia também esse tema:


bottom of page