top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

A Angustiante Jornada de Encontrar Investidores

Atualizado: 23 de abr. de 2020


Em geral, os empreendedores estão muito mais interessados ​​em criar um produto ou serviço e colocá-lo no mercado do que o tedioso e muitas vezes humilhante processo de obtenção de financiamento...

Oi, como vai você tudo bem?


Bom ter você aqui conosco, afinal de contas este blog é feito para pessoas empreendedoras como você.



Estamos no mercado pernambucano desde a década de 1990 com disponibilização de salas prontas e mobiliadas para escritório individual ou compartilhado (coworking).



Além de planos acessíveis, ambiente profissional com qualidade e comunidade, temos também recepcionista ao vivo, atendimento telefônico personalizado, endereço comercial, domicílio fiscal e fala para suas reuniões.



Conheça as vantagens de empreender usando o nosso ambiente, seja você uma empresa, startup ou freelancer.


Acompanha adiante mais um conteúdo que disponibilizamos para pessoas como você ampliar o seu leque de conhecimento.


Vejamos!


Em geral, os empreendedores estão muito mais interessados ​​em criar um produto ou serviço e colocá-lo no mercado do que o tedioso e muitas vezes humilhante processo de obtenção de financiamento.


No entanto, encontrar os investidores certos e determinar quanto aumentar em que avaliação terá um profundo impacto sobre se o negócio prospera ou fracassa no longo prazo.


Até obter financiamento, as pessoas podem passar por diversas reuniões com investidores em potencial durante um período de meses em várias regiões geográficas.


Antes de finalmente conquistar um sindicato de oito excelentes investidores, que incluíam vários fundos de risco e escritórios familiares.


Aqui estão algumas reflexões sobre as “lições aprendidas” a partir de experiências iniciais, bem como os esforços subsequentes para arrecadar capital de risco e anjos.


SEJA REALISTA SOBRE O CRONOGRAMA


Antecipe o processo levando pelo menos 6 meses.


Mesmo que você encontre investidores suficientes no início do processo, ainda leva tempo para um "investidor líder" emergir e encurralar o sindicato.


Obter um acordo sobre todos os termos e memorizar os documentos em "legalês" também é um processo interativo que leva mais tempo do que você imagina.


LEVANTAR DINHEIRO SUFICIENTE


É tentador subestimar quanto dinheiro levantar para minimizar a diluição, esperando que nos próximos 6 a 12 meses a avaliação do negócio seja mais alta.


Mas é prudente levantar dinheiro suficiente para permitir que pelo menos 6-12 meses de jornada sejam executadas e construir valor antes de ter que lançar o próximo processo de arrecadação de 6 meses.


Então você precisará de bastante para uma jornada de 12 a 18 meses.


ESTEJA PREPARADO


Faça o seu trabalho de casa sobre os indivíduos / fundos antes de solicitar a reunião, para evitar desperdiçar seu tempo ou o seu próprio.


Descubra qual empresa de estágio prefere, qual setor industrial é seu principal interesse, o tamanho típico dos investimentos iniciais e subsequentes e seu histórico de tempo de manutenção.


Um aviso: é fundamental fazer a devida diligência na reputação da empresa e do indivíduo com quem você estará interagindo afim de investir.


Não aceite dinheiro de qualquer pessoa, mesmo se você estiver operando com pouco dinheiro, porque qualquer pessoa que invista se torna um de seus chefes.


A reputação de sua empresa impactará a sua própria e também afetará os outros investidores dispostos a investir lado a lado.


Então, seja diligente.


Quando um investidor diz “sim” e os termos são aceitáveis, é quase impossível recusar a oferta sem danificar permanentemente o relacionamento.


PREGANDO A APRESENTAÇÃO


Muitos artigos descrevem a melhor maneira de apresentar um plano de negócios e não tentaremos reproduzi-los aqui.


Nós recomendamos ter um resumo executivo de narrativa de 1 página e um deck (conjuto de slides) de power point.


Certifique-se de que tanto o deck quanto a narrativa sejam visualmente atraentes; gráficos e conteúdo textual são importantes e este não é um lugar para economizar dinheiro em tinta colorida.


Evite siglas e muitos detalhes técnicos.


Se um possível investidor se sentir perdido nos detalhes e siglas, ele se sentirá estúpido e a resposta será “não”.


Equilibre sua paixão pelo produto / serviço com a logística de colocá-lo no mercado com lucro.

  • Apresente a ideia você mesmo.


Ninguém será tão entusiasmado quanto você, então não delegue isso.


Certifique-se de seguir com uma expressão de apreciação genuína pelo tempo e interesse de todos com quem você se encontra - até mesmo os pessimistas mais desdenhosos.

  • Responda às perguntas com cuidado e respeito.

Quando perguntado, parafraseie a questão para ter certeza de que você entendeu e para transmitir ao potencial investidor que você ouviu e está interessado na preocupação.


Uma vez que você acredite ter abordado a questão, pergunte explicitamente se a pessoa concorda que respondeu à pergunta na íntegra ou se há mais a ser abordada.


Se a pessoa indicar que você não entendeu, peça desculpas e tente novamente.

  • Lidar com objeções com graça.

Toda objeção inclui uma visão útil.


Sonde, parafraseie e certifique-se de entender as críticas.


Não há valor em responder à objeção errada.


Evite exibir irritação ou desdém da pessoa que “não entende”.


Revise seu deck continuamente à medida que aprende a apresentar seu caso de maneira mais sucinta e persuasiva, incorporando objeções e respostas antecipadas para minimizá-las e superá-las.

  • Não desanime por rejeição.

As lições podem ser aprendidas de cada “não”.


Cada passo oferece a oportunidade de melhorar a apresentação, e talvez até o modelo de negócios, para o próximo grupo de investidores.


Aumento do dinheiro é um verdadeiro teste de sua resistência, resiliência e otimismo.


Lembre-se de que os potenciais investidores geralmente estão investindo o dinheiro de outra pessoa e estão apostando em start-ups com resultados altamente incertos.


Seu ceticismo é razoável e não uma indicação de estupidez.


Não há valor em queima de pontes.


O “não” de hoje pode se tornar um “sim” na próxima rodada.


Além disso, a comunidade de investimentos é relativamente pequena e a palavra viaja rapidamente.


SE CUIDE!


Algumas palavras finais... Esteja preparado para uma corrida de longa distância, não um sprint (arrancada).


O autocuidado é raramente discutido, mas extremamente importante.


Dormir, exercitar-se, meditar, rir - tudo aumentará suas probabilidades de sucesso.


O esgotamento não causa uma impressão favorável e, justificadamente, levanta dúvidas sobre sua capacidade de liderar os inevitáveis ​​desafios futuros.


Manter a saúde emocional e física permitirá que você esteja no seu melhor com potenciais investidores e sua equipe.


A equipe dependerá do seu otimismo e confiança à medida que eles se concentram nas operações enquanto você se dedica a levantar dinheiro.


Encontrar investidores.


Levantando dinheiro.


Sim, é uma jornada angustiante - mas estimulante.


É o material de construção de caráter, trabalho fascinante e grande oportunidade.


Portanto, o que nós que fazemos a empresa Multioffice Escritório Virtual desejamos, é muito sucesso na sua jornada empreendedora.


Conte conosco, fique firme e até a próxima!


bottom of page