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Para produtividade e criatividade, faça um desses 10 intervalos relaxantes


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Vejamos a dica: nesse caso, você conhece o poder das quebras estratégicas para refrescar seu cérebro e ajudá-lo a ver uma situação de uma nova maneira.


Uma "pausa" é uma breve interrupção do trabalho, esforço físico ou atividade.


Você decide descansar com a intenção de voltar à sua tarefa dentro de um período de tempo razoável.


Mas quando você descansa, que parte do seu cérebro realmente precisa dessa pausa?


Para "pensar-trabalhar", é o córtex pré-frontal (CPF), a parte do pensamento do seu cérebro.


Quando você está realizando um trabalho orientado a objetivos que requer concentração, o CPF mantém você focado em seus objetivos.


O CPF também é responsável pelo pensamento lógico, pelo funcionamento executivo e pelo uso da força de vontade para anular os impulsos. Isso é muita responsabilidade - não é à toa que precisa de uma pausa!


Agora você sabe que os intervalos podem ajudá-lo a manter seus objetivos em destaque.


Mas pesquisas mostram que existem vários outros benefícios do tempo de inatividade.


É claro que, como todos sabem, os intervalos podem proporcionar diversão, relaxamento, conversação e entretenimento, mas vamos nos concentrar nas evidências que relacionam períodos de descanso com maior produtividade no trabalho.


Em seguida, revelaremos as melhores ideias para pausas no trabalho.


Como sempre, considere quais das idéias abaixo se encaixam em você - suas preferências pessoais de trabalho, regras de trabalho, nível de energia, prioridades, metas e valores.


Se seus hábitos de trabalho já funcionam para você, não há necessidade de mudar!


Por que fazer pausas?


Aqui está um resumo das pesquisas recentes e do pensamento sobre o valor de fazer pausas:


1. "Interrupções de movimento" são essenciais para sua saúde física e emocional.


Os benefícios de fazer breves intervalos de movimento foram bem pesquisados. A sessão constante - seja na sua mesa, na TV ou na sala de aula - aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes, depressão e obesidade.


Levantar-se da cadeira para caminhar, alongar, praticar ioga ou qualquer outra atividade que você preferir pode reduzir os efeitos negativos à saúde de sentar demais.


Apenas uma caminhada de 5 minutos a cada hora pode melhorar sua saúde e bem-estar.


2. As quebras podem impedir o “cansaço da decisão”.


O autor SJ Scott aponta que a necessidade de tomar decisões frequentes ao longo do dia pode desgastar sua força de vontade e capacidade de raciocínio.


Citando um famoso estudo, Scott observa que os juízes israelenses eram mais propensos a conceder liberdade condicional aos prisioneiros após seus dois intervalos diários do que depois de trabalharem por um tempo.


Com o cansaço da decisão, a taxa de concessão de liberdade condicional caiu gradualmente para quase 0% porque os juízes recorreram à opção mais fácil e segura - apenas diga não.


O cansaço da decisão pode levar à tomada de decisão simplista e à procrastinação.


3. Quebras restauram a motivação, especialmente para objetivos de longo prazo.


Segundo o autor Nir Eyal, “quando trabalhamos, nosso córtex pré-frontal faz todos os esforços para nos ajudar a executar nossos objetivos.


Mas, para uma tarefa desafiadora que requer nossa atenção constante, as pesquisas mostram que tirar nossas mentes dos objetivos brevemente podem renovar e fortalecer a motivação mais tarde. ”


Um pequeno estudo resumido, aqui, até sugere que a atenção prolongada a uma única tarefa realmente atrapalha o desempenho. "Propomos que a desativação e a reativação de seus objetivos permite que você mantenha o foco", diz o professor de psicologia Alejandro Lleras. "Do ponto de vista prático, nossa pesquisa sugere que, quando confrontada com tarefas longas (como estudar antes de um exame final ou pagar seus impostos), é melhor impor breves pausas para si mesmo. Breves pausas mentais ajudarão você a se concentrar sua tarefa!"


4. Quebras aumentam a produtividade e a criatividade.


Trabalhar por longos períodos sem interrupções leva ao estresse e à exaustão.


Fazer pausas refresca a mente, reabastece seus recursos mentais e ajuda você a se tornar mais criativo. “Aha momentos” aconteciam com mais frequência para quem fazia pausas, de acordo com a pesquisa.


Outras evidências sugerem também que fazer pausas regulares aumenta o nível de engajamento dos trabalhadores, que, por sua vez, está altamente correlacionado com a produtividade.


5. “Acordar” ajuda a consolidar memórias e melhorar o aprendizado.


Os cientistas sabem há algum tempo que um dos objetivos do sono é consolidar memórias.


No entanto, há também evidências que descansar acordado também melhora a formação da memória. Durante um período de descanso, parece que o cérebro revisa e arraiga o que aprendeu anteriormente.


O escritor de ciência Ferris Jabr resume os benefícios das pausas neste artigo da Scientific American: “O tempo de inatividade reabastece as reservas de atenção e motivação do cérebro, estimula a produtividade e a criatividade e é essencial para alcançar nossos mais altos níveis de desempenho e simplesmente formar memórias estáveis ​​na vida cotidiana ... momentos de descanso podem até ser necessários para manter a bússola moral ordem de trabalho e manter um senso de auto".


Esses dois últimos benefícios possíveis são intrigantes. Será que o cansaço mental afeta nossa capacidade de tomar decisões éticas porque estamos cansados ​​demais para lembrar quem somos e o que valorizamos?


Quando não fazer uma pausa


Há momentos em que não faz sentido fazer uma pausa. Um desses momentos é quando você está em um estado de "fluxo".


O fluxo é caracterizado pela completa absorção na tarefa, concentração aparentemente sem esforço e prazer na própria tarefa.


Simplesmente apreciar o que você está fazendo pode ser um sinal de que você ainda tem bastante energia para sua atividade atual.


Em resumo, se não estiver quebrado, não o "quebre".


Boas pausas


Uma boa pausa dará um descanso àquele CPF orientado para objetivos, mudando a atividade cerebral para outra área.


Eyal explica da seguinte maneira: "Realizar atividades que não dependem muito da função do córtex pré-frontal, mas dependem de diferentes regiões do cérebro, é a melhor maneira de renovar o foco ao longo do dia de trabalho".


As atividades abaixo têm um poder especial para refrescar e recarregar a mente e o corpo, porque eles usam outras regiões do cérebro que não o CPF.


1. Ande ou faça exercícios.


Muitos escritores famosos também eram famosos por suas habilidades de andar, conforme descrito neste blog pela blogueira do PT Linda Wasmer Andrews.


Andrews cita o trabalho de pesquisadores de Stanford que estudaram a ligação entre caminhada e criatividade.


Eles descobriram que uma pausa para caminhada levava a idéias mais criativas do que uma pausa para sentar.


O brilho pós-criatividade persistiu mesmo depois que os sujeitos voltaram para suas mesas.


2. Conecte-se com a natureza ... ou uma paisagem urbana.


Você precisa de calma ou emoção no seu dia?


Descrevendo um estudo da Escócia, Wasmer escreve que "caminhar por um caminho natural induzia um estado de espírito calmo, enquanto caminhava pelas ruas da cidade aumentava o engajamento".


Saiba que estado de espírito você está buscando quando faz uma pausa.


3. Mude seu ambiente.


Sair brevemente do ambiente de trabalho e ir para outra área servirá para ajudar o cérebro a descansar e trocar de marcha.


4. Almoce ou faça um lanche saudável.


Por que não recarregar a mente e o corpo ao mesmo tempo? Um duplo.


5. Tire uma “soneca poderosa” - se não for demitido.


Embora eu não goste de cochilar, este artigo Elizabeth Scott oferece evidências de que sonecas curtas têm incríveis benefícios à saúde, produtividade e relaxamento.


Estudos sugerem que você pode ficar mais alerta, reduzir o estresse e melhorar o funcionamento cognitivo com uma soneca.


6 . Faça algumas respirações profundas.


Eles não chamam um descanso de "respirar" por nada. Deliberadamente respirar devagar e profundamente e focar sua respiração por apenas 30 segundos, é uma mini-meditação que pode relaxar sua mente e corpo. (Para mais mini-meditações, veja aqui.)


7. Medite.


A meditação da atenção plena oferece uma pausa temporária na realização dos objetivos.


Ferris Jabr oferece uma perspectiva interessante aqui: “Para muitas pessoas, atenção plena é prestar muita atenção ao que a mente faz por si mesma, em vez de direcionar a mente para realizar isso ou aquilo.”


8. Sonhar acordado.


Sonhar acordado dá uma pausa no córtex pré-frontal, levando-o a uma breve jornada à sua mente inconsciente, onde reina o caos e a criatividade.


9. Seja criativo.


Se o seu trabalho exige que você use seu lado esquerdo do cérebro lógico e linguístico, escolha deliberadamente uma atividade de pausa que ativará seu lado direito criativo e visual - como um desenho ou apenas um rabisco.


10. Beba café (ou chá).


Todos os dias, há uma nova pesquisa divulgando os benefícios à saúde de tomar café com moderação.



Beber café pode ser um prazer em si mesmo.


E para fins de produtividade, o café é incomparável.


Quando a cafeína começar, você perceberá que não há tarefa que não possa conquistar. (Apenas não beba muito. Como com qualquer medicamento, os efeitos se tornam menos potentes quando você desenvolve tolerância.)


Quando você não pode fazer uma pausa


Se você não puder fazer uma pausa, considere alternar as tarefas de trabalho.


Mudar seu foco - digamos, da redação de um ensaio à escolha de fotos para uma apresentação - pode parecer uma pausa porque você está usando uma parte ligeiramente diferente do seu cérebro.


Você também pode mudar do trabalho solitário para consultar um colega.


Ao retornar à tarefa original, você experimentará alguns dos benefícios da interrupção.


Monitore-se e Aprenda


Ao fazer pausas, esteja atento aos resultados.


Que tipo de interrupções parecem ajudá-lo a se tornar mais criativo, motivado e produtivo?


Que tipo de interrupção parece perturbadora para o seu trabalho?


Observe o que funciona e o que não funciona.


Pesquisa sobre intervalos é uma generalização; somente você pode decidir quais estratégias específicas funcionam melhor para você.


Enquanto isso, descanse!


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