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8 de nov de 20176 min

Jovens Empreendedores - Como se posiciona a atual geração

Atualizado: 7 de mai de 2020

Os empreendedores jovens que estão à frente de negócios têm um perfil particular, se comparados aos empreendedores brasileiros de forma geral.

Sabendo disso, a empresa Multioffice Escritório Virtual e Coworking disponibiliza alguns pontos dessa questão que vale conferir.

Estamos há 21 anos atuando com escritórios inteligentes em Recife - PE. Além de Olinda e Paulista. Para solicitar maiores informações, contate-nos! Apoiamos o empreendedorismo, inclusive com variados temas relacionado a essa questão que semanalmente postamos aqui no blog. Acompanhe!

A pesquisa “Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro”, realizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), em parceria com a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mostrou que o atual cenário político e econômico no país tem interferido na forma como jovens encaram o empreendedorismo.


 
LINK: EM BREVE COLOCAREMOS O LINK É possível conhecer mais sobre essa pesquisa acessando o link a seguir.

Realizada em 26 estados e no Distrito Federal, a pesquisa aconteceu por meio de questionário online, com a participação de mais de 5 mil jovens com idades entre 18 e 39 anos. Segundo os resultados, publicados em 2016, este é o perfil do jovem empreendedor brasileiro:

Perfil do jovem empreendedor brasileiro (FOTO)

Motivo por que escolheu empreender

25% por ter identificado oportunidade de negócio.


 
25% porque sempre quis empreender.


 
18% por desejar maior independência.

Faturamento anual

29% até R$ 60 mil.


 
31% de R$ 60 mil a R$ 360 mil.


 
29% de R$ 360 mil a R$ 3,6 milhões.


 
10% de R$ 3,6 milhões a R$ 48 milhões.

Tempo de vida da empresa

49% cinco anos ou mais.


 
20% um ano.


 
13% dois anos.


 
11% três anos.


 
8% quatro anos.

Desejo de abrir outro negócio

52% desejam abrir um novo negócio em
 

 
um segmento diferente.


 
25% desejam abrir um novo negócio no
 

 
mesmo segmento.


 
23% não pretendem abrir nova
 

 
empresa.

Empresa familiar

66% não possuem empresa familiar.


 
34% possuem.

Preparação para empreender

86% não se prepararam.


 
14% prepararam-se para empreender.

Como se informam

62,8% utilizam sites e redes sociais.


 
57,5% participam de eventos.


 
53,9% conciliam com atividades de movimento de jovens empreendedores.

Participam de movimentos sobre o assunto?

57% participam de entidades representativas de jovens empreendedores.


 
51% participam de Associações de Jovens Empreendedores (AJEs).


 
22% participam de movimento jovem do comércio.


 
51% participam de entidades representativas por causa da rede de
 

 
contatos.


 
17% devido à geração de novos negócios.


 
17% para discussão de pautas.


 
15% para capacitação.

Quantas empresas possuem

63% apenas uma.


 
25% duas.


 
7% três.


 
2% quatro.


 
3% mais de quatro.

Tipos de empresa

51% microempresa.


 
20% empresa de pequeno porte.


 
18% microempreendedor individual.


 
9% média empresa.

1% grande empresa.

Leia também: FRANQUIA - É fácil? É viável? Quais são as vantagens? Como escolher a franquia ideal? Eu preciso ser um especialista na área?

Quantidade de funcionários

70% até nove.


 
21% de 10 a 49.


 
5% mais de 100.


 
4% 50 a 99.

Forma de financiamento

54% financiamento bancário.


 
39% familiares e/ou amigos.


 
5% investidor-anjo.


 
2% fundos de capital de risco.

Onde buscaram apoio para abertura ou crescimento da empresa

27% no Sebrae.


 
23% em nenhum lugar.


 
23% na internet.


 
17% em consultoria.


 
6% em universidades.


 
4% em incubadoras.

Possuem dificuldades?

30% gestão financeira.


 
27% de gestão de pessoas.


 
25% no planejamento.


 
12% no marketing.


 
5% em outros.

Principais desafios externos

58% carga tributária elevada.


 
23% a burocracia.


 
8% a legislação.


 
6% a logística.


 
5% outros.

Se comparados aos empreendedores brasileiros de forma geral, os jovens empreendedores têm mais formação e utilizam mais a internet e as redes sociais para obter conhecimento e promover seus negócios. Entretanto, ainda é alto o índice daqueles que não se prepararam para empreender.

Conclusão, até aqui foi possível perceber que o que sustenta a atividade empreendedora é a existência de um conjunto de valores sociais e culturais cujos fundamentos são baseados na liberdade individual e na livre iniciativa.

No contexto em que vive atualmente a sociedade brasileira, marcado pelo desemprego e pela recessão econômica, os empreendedores desempenham um importante papel. São eles os agentes que, mesmo diante de uma economia instável, têm iniciativa e estão dispostos a inovar e a assumir riscos. Com isso, criam empregos e fazem a economia girar.


 
A compulsão por fazer coisas diferentes, de modos diferentes, é o elemento que distingue as pessoas com potencial empreendedor. Além disso, elas apresentam algumas características, como: visão, energia, comprometimento, liderança, obstinação, flexibilidade e capacidade de tomar decisões acertadas.


 
Embora haja muitas pessoas com comportamento empreendedor no Brasil, ainda é grande o percentual das que não têm acesso à informação, sobretudo no que diz respeito à criação e à gestão de negócios. Essa limitação as impede de identificar oportunidades de negócio, de desenvolver produtos inovadores e com maior valor agregado, que contemplem as necessidades e os desejos do público ao qual se destinam.


 
O Brasil precisa reconhecer o real valor e a função-chave dos pequenos e médios empreendedores para a economia e para sociedade.


 
O esforço empreendedor é o real motor da economia e da prosperidade. Somente com a disseminação da atividade empreendedora haverá conscientização em torno das mudanças necessárias para melhorar o ambiente de negócios no Brasil.


 
É necessário destacar, entretanto, que há um claro potencial para o aperfeiçoamento da capacidade empreendedora no país a fim de que novas demandas e oportunidades sejam desvendadas e possibilitem, assim, o surgimento de modelos de negócios inovadores e de tendências que poderiam, certamente, aquecer a atividade econômica como um todo.

O mercado

Anteriormente, foi visto que o empreendedorismo é o principal fator de desenvolvimento econômico e social de uma região. O fenômeno empreendedor é o responsável pela criação de novos negócios, novos métodos de produção, novos produtos e até mesmo de novos mercados. Um erro frequente cometido por empreendedores novatos é criar negócios sem que tenha sido identificada uma necessidade no mercado.


 
O primeiro passo do empreendedor deve ser validar se a sua ideia tem potencial para se transformar em um negócio bem-sucedido.


 
O mercado é a arena de operações da empresa. É onde se travam as batalhas, não apenas para descobrir as necessidades do cliente ou usuário, mas também para conquistá-lo, a fim de idealizar e desenvolver produtos e serviços adequados a essas necessidades.


 
O mercado pode ser definido como um grupo de clientes (ou de potenciais clientes) que têm poder de compra e necessidades não satisfeitas. É importante entender que um mercado é mais do que uma área geográfica.

Portanto, determinar o potencial do mercado é o processo de localizar e investigar pessoas e organizações que tenham poder de compra e necessidades que possam ser satisfeitas com o produto ou serviço que o negócio oferece.


 
A conquista de um mercado se inicia a partir de uma boa ideia, ou seja, a partir de algo que ajude as pessoas a viver melhor. Deve-se evitar o pensamento “se eu tenho uma ideia, que negócio posso criar para vendê-la?”.

Esse tipo de questionamento não responde a nenhuma necessidade específica e, portanto, sempre perderá para produtos ou soluções desenvolvidas para atender a um problema real.

Uma boa ideia é a semente que faz germinar um grande negócio.

O que é uma ideia

• uma representação mental de uma coisa concreta ou abstrata;


 
• uma elaboração intelectual ou concepção;


 
• um projeto, um plano;


 
• uma invenção ou criação.

Todas as pessoas, alguma vez na vida, já tiveram uma ideia que lhes pareceu genial. E, até aí, não há nada de excepcional: todo mundo tem boas ideias.

Mas será que outras pessoas também consideram a ideia tão incrível quanto aquele que pensou nela? E que garantias essa pessoa tem de que o futuro cliente ou usuário dessa ideia vai considerar o produto ou serviço tão genial quanto ela o considera?

Há empreendedores que têm diversas ideias que podem levá-los à criação de novos negócios. O desafio é saber identificar aquelas que realmente representam boas oportunidades de negócios.

Todas as ideias – mesmo as incompletas – são válidas durante o processo inicial, onde acontece o entendimento e a observação de problemas. No entanto, com o tempo, essas ideias precisam ser estudadas, a fim de evitar que gerem negócios que não conseguirão decolar.

Para se chegar a ideias com potencial de se transformar em negócios bem-sucedidos, o empreendedor pode pesquisar problemas enfrentados pelas pessoas e que podem ser resolvidos ou minimizados por meio de uma nova solução. Esses problemas representam oportunidades para empreender.


 
Para tornar mais fácil a identificação de uma oportunidade, é preciso manter-se atento às tendências.


 
São elas que apontam a direção para onde caminha a sociedade, com seus novos valores e comportamentos.

Estamos há 21 anos atuando com escritórios inteligentes em Recife - PE. Além de Olinda e Paulista. Apoiamos o empreendedorismo, inclusive com variados temas relacionado a essa questão que semanalmente postamos aqui no blog. Acompanhe!

Leia também: 07 Super dicas características de empreendedores bem-sucedidos. Vai perder?

Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

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