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Empreendedor, conquiste mais indicações através dos seus clientes. Veja como!



“Como é que consigo mais clientes? Como é que divulgo o meu trabalho de forma eficiente para atrair mais pessoas interessadas na naquilo que eu faço?”

Geralmente, esse tipo de pergunta vem praticamente de quase todos os empreendedores (ou todos).

E a grande dificuldade que muitos desses empreendedores tem, é justamente, como divulgar o negócio num ambiente onde a maior fatia de mercado tem presença, nos dias de hoje, no ambiente digital, entende-se como: internet de modo geral (sites e redes sociais).

Infelizmente, muitos desses empreendedores não gostam, não se identificam ou não tem o hábito de usar a rede mundial de computadores. Até aí tudo bem, faz parte da personalidade e dos hábitos de cada um.


Em tempos modernos, estrategicamente, ter um empreendimento presente na internet, é fundamental.

Mas, em se tratando de negócios, pessoas que tem um empreendimento, querem (e é preciso) ter faturamento, claro. Porém, devemos entender que, organizadamente, precisamos identificar onde o público-alvo está, e uma dessas possibilidades de onde podemos encontrá-los, é justamente a internet.

Mas ainda existe diversos empreendedores que não tem interesse em desenvolver planos para ser achado on-line.

Independente de gostar ou não, para ter maiores chances de oportunidades, é necessário que o meu negócio também se faça presente lá, na internet, já que o consumidor também está.

Caso contrário, infelizmente, o empreendedor vai perder condições reais de ampliar os pedidos de orçamentos. Pessoas bem informadas sabem: “não tem retorno, não é modismo, em dias atuais, de uma forma ou de outra, todos tem presença na internet.”

Então, fazemos aqui uma pergunta certeira e direta:

Porque o seu negócio ainda não tem presença na internet?

"Ah! Estou bem articulado, já que a minha empresa tem 20 anos de mercado, além disso, já faz um bom tempo que ela tem site e presença nas redes sociais."

Ok! Mas, a empresa tem uma estratégia que está alinhada para ficar bem posicionada no meio digital? Ou seja, ela tem retorno? Se tem, quanto a cada mês?

Acompanha o retorno sobre o investimento nesse campo?

Acompanha as constantes mudanças tecnológicas de mercado, para não ficar de fora das oportunidades que essas recorrentes mudanças proporcionam?

Não se engane

Um dos maiores equívocos que diversos empreendedores cometem, é ter a mera ilusão de que o simples fato do negócio ter um site bonito e algumas postagens nas redes sociais, já se caracteriza como positivo. É verdade, dá retorno sim, alguns poucos negócios, ou dependendo, nenhum negócio.

Se pesquisado, iremos notar diversos empreendimentos, inclusive de tradição no mercado, ou seja, uma marca consolidada, com anos de atuação, por exemplo, que desenvolvem um site e deixam por três, quatro... anos praticamente parado. Não desenvolvem nenhuma estratégia, isso é um grande erro.

Ao final de tudo, o dono do empreendimento passa a ficar desacreditado com essa tal de internet para o seu negócio, pois diz que não teve retorno nenhum ou teve muito pouco.

Onde na verdade, faltou estratégias! Não adianta ter uma boa ferramenta se, estrategicamente, não sabemos utilizar todo o seu potencial. Isso é igual a ter uma Ferrari na garagem e não saber dirigir.

Ok! Como faço então?

Para quem pretende se posicionar da maneira certa no campo da internet (que aliás, é pra onde todo mundo está indo, conforme dissemos), é necessário ter foco no chamado empreendedorismo digital, que simplesmente é empreender com seu negócio na internet.

Esse tipo de empreendedorismo, para ser mais assertivo e que infelizmente muitos não atentam a esse processo, pode ser colocado de duas maneiras: ou você pode empacotar o seu conhecimento na forma de um produto, de um curso online, de uma consultoria à distância ou você pode usar a internet a fim de atrair clientes para o seu negócio local/físico.

E esse negócio local pode ser de várias formas, pode ser um escritório de coaching, pode ser um escritório de advocacia, você pode ser um consultor, um médico, uma oficina mecânica ou uma gráfica, além de outros infinitos tipos de empreendimentos. Independe do que seja!

Seja procurado e recomendado

Daí, as pessoas vão até você para pedir informações sobre o seu produto ou serviço, e de acordo com a necessidade delas, fechar compra.

E isso, é um divisor de águas, nesse sentido, precisamos construir conteúdos que façam com que as pessoas deixem recomendações do nosso trabalho, daí, naturalmente, outras pessoas em potencial, podem nos procurar.

E se tem algo que todo empreendedor adora, é ser procurado por pessoas afim de comprar dele e ainda indicá-lo.

A indicação é a maior fonte de clientes

Tradicionalmente, quais são as fontes para se conseguir novos clientes? A indicação! Ela é a maior fonte para essa conquista. Vejamos que, os melhores clientes que qualquer empreendimento tem, geralmente vem através indicações, alguém fala da sua empresa para outras pessoas.

Só que muita gente ainda não entendeu que uma enorme parcela dessas indicações, acontecem no mundo online.

Não deixe o potencial que sua empresa tem para trás

Isso se traduz em empreendedores com enorme potencial de sucesso, todavia, se frustram por não atingirem esse sucesso. E o pior, acabam vivendo o drama de trabalhar no limite em função de não ter clientes o suficiente, ficando à beira de fechar as portas.

Outra forma comum, é o boca boca, ou seja, as pessoas vão falando do seu negócio, por isso é importante todo empreendedor não se enclausurar numa bolha que envolve apenas o seu negócio, uma boa alternativa é sempre fazer cursos, dar palestras e participar de eventos.

São formas de você se expor aquilo que faz, as pessoas, obviamente, passam a conhecer aquilo que você faz.

Agora, como é que conseguimos dar impulso para isso?

Como é que conseguimos fazer com que isso seja ainda maior?

As pessoas não querem mais ser incomodadas com enxurradas de propagandas

Você precisa criar conteúdos altamente relevantes para aquilo que você desenvolve! é preciso, por exemplo, ter um site falando sobre o seu negócio, mas não qualquer site, é sábio ter uma estratégia por trás, levando o conteúdo de forma altamente direcionado aqueles potenciais consumidores do seu negócio. Não simplesmente dando "tiro" para todos os lados. Já abordamos essa questão anteriormente.

Aliás, nos dias de hoje, as pessoas não querem mais ser incomodadas com enxurradas de propagandas, com a internet, elas tem o poder de decisão nas mãos de verem só aquilo que querem realmente ver.

Desenvolva algo útil para o público que compõe seu nicho de mercado

Então entenda que, desenvolvendo algo interessante conectando diretamente para essas pessoas, solucionando os seus problemas, de forma natural e sem incomodá-las, elas descobrem que sua empresa existe.

E essa descoberta, faz com que seja criado um relacionamento com a empresa, já que sempre encontra o assunto relacionado ao seu interesse. Então, se o cliente em potencial descobre a sua empresa e se relaciona com ela, é certo que esse potencial consumidor já ver o seu negócio como uma autoridade no assunto, logo, é praticamente certo ele comprar de você, se não de imediato, mas na primeira necessidade.

Lembra que, para esse cliente, a sua empresa tem autoridade no assunto? Então a probabilidade de sempre ser lembrado e comprar o seu produto ou serviço se torna infinitamente maior.

Um cliente leva a outro

Durante todo esse processo, é preciso fazer com que a presença na internet, sirva também para fazer outros potenciais consumidores indicarem, involuntariamente.

Eles vão ter a função de fazer com que outras pessoas conheçam a empresa, a partir do momento que o público-alvo passar a tomar conhecimento daquilo que o empreendimento faz, estará surgindo uma nova possibilidade de venda e indicação. Entende? E o melhor ainda, isso se torna recorrente!

Infelizmente, empreendedores erram ao fazer um site que não tem conteúdo sobre o que eles fazem, tem a história da empresa, o mapa de como chegar, o telefone e endereço, mas não tem conteúdo nenhum, além de fatores como uma boa arquitetura. Nem ao menos um blog, e quando tem, ainda sim, é algo vazio que não diz muita coisa que passe relevância, além de outras questões puramente técnicas que também envolvem o sucesso de toda a estratégia.

Falta de sintonia com o mercado

É um erro grave quando alguém chega ao site de uma empresa, e não encontra nada de relevante para fazer com que a mesma se interesse em criar um relacionamento, e isso ocorre muito.

No momento que cada empreendedor entender o quanto é importante surpreender e atrair de forma natural o seu público-alvo, as chances de se firmar cada vez mais no mercado, são ampliadas.

Estruturar o ambiente de forma que alguém que não conhecia a empresa, passe achar ela interessante, realizando indicações para outras pessoas, ampliando cada vez mais o conhecimento sobre aquilo que o seu empreendimento faz, é fundamental.

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Como faço para identificar o meu público alvo, se não tenho cliente?


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