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Clientes indesejáveis também tem muito a ensinar. Veja!



O cliente que reclama não deve ser visto como algo desanimador como acontece com diversos empreendedores, ao contrário disso, deve ser visto como uma excelente oportunidade de aprender a ser melhor naquilo que fazemos.

Olá tudo bem? Com a proposta de contribuir para o crescimento do empreendedorismo no nosso país, a empresa Multioffice Escritório Virtual mais uma vez disponibiliza um rico material de leitura.

Aliás, a nossa empresa atua há mais de 20 anos no mercado, na sequência iremos nos aprofundar em informações com o objetivo de passar conhecimento para aqueles que estão ou pretendem abrir o seu próprio negócio.

Falando um pouco do empreendimento Mulltioffice

A empresa Multioffice Escritório Virtual disponibiliza planos flexíveis visando a real necessidade de cada interessado nos seus serviços, ao longo de todos esses anos ininterruptamente mantemos nossas atividades, tivemos a grande satisfação de ajudar muitos empreendedores, como por exemplo: profissionais do setor jurídico, arquitetura, engenharia, representantes comerciais, médicos, publicitários, lojistas, artistas e inúmeras outras pessoas que de alguma forma precisavam de um escritório padronizado contendo todos os serviços e infraestrutura necessária para o funcionamento normal, igual a qualquer outro escritório, porém com a vantagem de proporcionar uma drástica redução de custos operacionais e técnicos pelo fato de ter tudo pronto, ou seja, é só chegar e trabalhar.

Com isso existe a vantagem de aquele que adere o serviço, poder focar unicamente nos seus respectivos clientes, deixando toda a logística operacional e técnica por nossa conta.

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Acreditamos que podemos lhe ajudar

Atendemos nas cidades de Recife Olinda e Paulista-PE. Desde já fica a dica, precisando de endereço fiscal ou empresarial em uma dessas três cidades, como dissemos, com toda a infraestrutura pronta, entre em contato conosco e faça seu orçamento sem compromisso.

Bem, se tratando de cliente, vejamos agora o que aqueles consumidores mais indesejáveis tem a nos ensinar.

Acredite, existe muita coisa que você vai se surpreender e certamente tirar como lição para sua trajetória no campo dos negócios, e quem sabe até na vida pessoal.

Ter a humildade de saber ouvir as críticas é uma das qualidades que todo bom empreendedor deve possuir, nenhum negócio é perfeito, aliás ninguém é perfeito, logo, saber onde está o equívoco e poder ajustar os pontos defeituosos do negócio, é uma visão que vai lhe fazer bem, e como falamos, isso é uma característica de um empreendedor nato.


O fato é:

1. O que pode ser melhorado no seu negócio?

2. De que forma receber feedback construtivo?

3. Qual a atitude que o seu negócio tem diante desses feedbacks?

4. Como filtrar essas informações e de que forma agir?

A partir do momento que trazemos essas perguntas para o campo da reflexão, passamos a entender o quanto é importante abraçar nossos clientes com grau de insatisfação, desde que estrategicamente bem trabalhado, isso fará o jogo virar a nosso favor aumentando a taxa de conversão.

Logicamente que cliente insatisfeito é algo indesejável para qualquer negócio, mas isso é uma realidade na qual não temos como fugir, todos nós somos passivos de não agradar a todos.

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Ninguém gosta de ouvir reclamação, mas...

Imaginamos o quanto é terrível quando recebemos um feedback que muitas vezes não é exatamente construtiva, mas que por outro lado pode se tornar.

Culturalmente não temos o hábito de ouvir tanto o feedback, de perguntar para as pessoas o que elas acham e elas responderem para gente de verdade. Existe até um fato curioso que diz o seguinte: se eu quiser ouvir elogios, pergunto para a minha mãe, por natureza, praticamente tudo o que fazemos ela vai achar lindo.

É preciso realmente ter a resposta sem envolver o sentimento dessa ou daquela pessoa próxima a nós, e obter resultados reais para que possamos entender onde estamos errando.

Valorize aqueles que criticam construtivamente

O cliente que reclama não deve ser visto como algo desanimador como acontece com diversos empreendedores, ao contrário disso, deve ser visto como uma excelente oportunidade de aprender a ser melhor naquilo que fazemos.

Tudo bem, alguns vão reclamar por "esporte", vão falar mal porque gostam e não tem o que fazer no dia a dia, para esse caso a dica em especial é simplesmente a gente ignorar, pois são infrutíferos para o nosso negócio.

Mas valorize bastante o ponto de vista daqueles que lhe dá um feedback no sentido de querer ajudar na reconstrução de algum aspecto do seu empreendimento.

Na medida do possível, converse pessoalmente com o cliente insatisfeito

E em muitas situações, empresas quase não tem a oportunidade de estar com o cliente presencialmente, sobretudo com as tecnologias da vida moderna, pois devemos ter em mente quando temos essa oportunidade, as chances de extrairmos valiosas informações fica ainda maior, não que uma comunicação à distância seja ruim, mas presencialmente a conversa pode fluir melhor.

Uma boa iniciativa para um diálogo presencial, é pedir para o consumidor falar sobre o que ele entende antes e o que entende depois em relação ao seu serviço ou produto, na verdade essa situação não é nem tanto uma reclamação e sim um elogio, mas podemos passar a enxergar isso como uma oportunidade sincera de perguntar para essa pessoa o que é que tinha mudado na visão dela e aprender justamente o que é que eu estava fazendo erroneamente onde as pessoas viam o meu negócio de uma forma distorcida.

Atente naquilo que pode ser melhorado

No dia a dia de muitas empresas, vez ou outra chega um feedback de um relatório que não veio legal, de uma informação que não está fácil de entender ou de uma campanha que não teve a performance ideal, e aí sentamos e conversamos com o cliente, com quem está consumindo o seu produto ou serviço para ver o que é que pode ser melhorado.

Convenhamos que fica bem mais fácil entender e solucionar o problema quando identificamos isso através das pessoas que consomem aquilo que vendemos. Entendendo o seu consumidor e com base nisso, ajustando o que você disponibiliza para o mercado, o processo de crescimento fica mais assertivo e isso reflete em praticamente todos os setores do seu empreendimento. A sensação de resultado final certamente será muito positiva, seja para o cliente ou a empresa.

Receba indicações e aumente sua taxa de conversão

Após os ajustes, mesmo sem fazer grandes alardes, outros clientes vão perceber o quanto melhorou. Desse ponto em diante a empresa provavelmente irá receber elogios e naturalmente a taxa de conversão tenderá a aumentar. Inclusive até fazendo um feedback com elogios e afirmações que o processo agora está muito melhor ou algo do tipo, isso é bom para o crescimento no mercado.

Enxergue além do seu ambiente

Muitas vezes só enxergamos aquilo que está no nosso campo de visão e com isso estamos sujeitos a deixar passar certos problemas, por isso a importância de sairmos do nosso ambiente e passarmos a ouvir também as pessoas lá fora, isso amplia as possibilidades, no início pode até ser visto como decepcionante aquela crítica que recebemos, mas na verdade ela é parte do desenvolvimento daquilo que queremos para o nosso empreendimento.

Filtre as informação e seja mais assertivo

Na hora que alguém vem e nos fala que isso ou aquilo da nossa empresa não está legal, cabe a nós filtrarmos essas informações e entender onde é que podemos acertar e tornar esse processo cada vez melhor para as pessoas, quanto mais for percebido e quanto mais for ajustado, maior será a sua taxa de conversão no mercado em que atuar.

De repente você não está convertendo bem suas vendas porque simplesmente alguém não está dizendo para você (ou pelo menos você não está ouvindo) que o seu produto ou serviço está com certo problema ou que suas ações não estão claras para o seu público-alvo.

Não renegue uma reclamação

Faça do limão uma limonada. Aproveite essa oportunidade e disponibilidade que a pessoa está dando a sua empresa de falar aonde ela está errando e tire o máximo de informações.

Gostaríamos de deixar bem claro que você não deve se deixar abater pela forma de abordagem do cliente insatisfeito, tipo: existem aqueles que irão fazer a crítica de uma forma educada mas também existe aqueles que irão realizar essas críticas de uma forma grosseira, o fato é que não se deixe levar por isso, apenas se atente em absorver as informações que trarão mudanças positivas.

De cada 10 pessoas que estão dispostas a elogiar, sempre tem uma que está pronta para criticar, sobretudo quando pisamos no "calo" dela, é certeza de muita reclamação e a mesma vai querer ser ouvida.

Tome a iniciativa, o cliente que reclama hoje, lhe dará mais clientes amanhã

Por outro lado, quando a empresa toma a iniciativa de procurar essa pessoa e explicar o que está acontecendo, tentar ajudar ela a resolver o problema ao invés de passar a ter uma pessoa que odeia a empresa, ao invés de termos alguém que está odiando porque estamos gerando uma má experiência para ela, passaremos a ter uma pessoa que vai entender que o nosso empreendimento está disposto a dar solução, quer fazer o máximo possível para ajuda-lá.

Ela acaba por se tornar uma grande catequizadora, irá começar a falar bem do negócio, afirmando que todos podem confiar, pois quando tiver um problema a empresa irá se empenhar em resolver.

Construindo sua reputação

Isso tudo vai construir justamente uma reputação maior e vai fazer com que outras pessoas nos indiquem ajudando a melhorar a nossa taxa de conversão em vendas.

Tá vendo como saber ouvir bem as críticas dos nossos clientes nos proporciona a possibilidade de melhorar os vários aspectos do negócio? É isso aí amigo leitor, essa foi mais uma dica do Mister Empreendedor através da empresa Multioffice Escritório Virtual.

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