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Tenha mais chance de sucesso. Como saber se aquela ideia de negócio pode dar certo - Parte 1



Saudações empreendedoras amigo leitor, no tema da vez, iremos abordar a maneira de você descobrir se a sua ideia de negócio, sua ideia de produto ou ideia de serviço tem futuro.

Em outras palavras, se existem pessoas interessadas no produto ou no serviço que você pretende lançar, e o melhor de tudo isso, antes mesmo de você investir seu dinheiro e o seu tempo nesse projeto.

Somos parte de um projeto chamado Mister Empreendedor, um movimento com a iniciativa da empresa Multioffice Escritório Virtual para abordar temáticas que possam auxiliar no ponto de equilíbrio daqueles que estão ou pretendem iniciar no mundo do empreendedorismo. Essas temáticas são compostas por vários nichos desse mercado conforme você pode observar no nosso blog.


Sobre a empresa Multioffice Escritório Virtual

Atua a 21 anos disponibilizando espaço de trabalho, compreendendo salas com toda a infraestrutura pronta para escritório, reuniões e palestras. Equipe de profissionais treinados (secretária, recepcionista, motoboy, copeira, porteiro...) com localização nas cidades de Recife, Olinda e Paulista-PE. Tanto para endereço empresarial quanto fiscal.

Hum! Quero orçamento.

Ideal para todo profissional que precisa de um escritório com tudo pronto e com baixo custo. Para tal, é disponibilizado planos flexíveis de acordo com a necessidade do contratante.

Se você é uma daquelas pessoas que pretende empreender em algo, leia com bastante atenção esse material que preparamos afim de clarear mais seus horizontes com empreendedorismo. Vejamos o seguinte:

Imagine uma pessoa que comprou uma câmera e queria começar um negócio de aluguel de equipamentos fotográficos, a ideia era depois de ter comprado a câmera criar um site e blog, começar a escrever artigos relacionados a equipamentos fotográficos e esperar que com o tempo pessoas começarem a frequentar o blog e o site. E aí sim essa pessoa pudesse oferecer o seu serviço de aluguel de equipamento.

Antes de qualquer ação, é preciso saber o grau de interesse das pessoas pela sua ideia.

Mas antes de tudo é preciso ter em mente o quanto é fundamental saber se na cidade e região de origem do empreendimento tem gente interessado em alugar câmera, é claro. A única resposta para isso só tem como saber depois que fizer todo o processo, mas também existe outra alternativa estratégica para filtrar essas informações.

Faça testes

Nesse caso, criar anúncios bem simples e publicar em sites de anúncios grátis e também em redes sociais, basicamente contendo os seguintes dados: alugo câmera Canon 7D, a foto da câmera, interessados ligar (número de celular), nada de mais.

Mais ao mesmo tempo, dar início a um grande estudo de caso para apontar a viabilidade de ir em frente ou não. A ideia por trás disso é a seguinte: se dentro de 30 dias várias pessoas ligarem interessadas em alugar a câmera, isso é o sinal que o serviço em fase de testes tem grande potencial de desenvolvimento.

O outro lado da ação

Todavia, olhando para o outro lado da moeda, se dentro desses 30 dias ninguém ligar para saber mais informações sobre a câmera, é sinal que essa ideia de serviço não está sendo tão bem aceito como imaginado.

Caso tenhamos a grata surpresa de pouco tempo depois da publicação do anúncio houver a primeira locação e se isso continuar a se repetir nos próximos dias, por si só, já é de ser um bom indício de que essa ideia de negócio tem potencial.

Ou seja, através desse trabalho experimental, foi diagnosticado que existe pessoas interessadas em alugar câmeras na cidade e região.

Use essa estratégia em diversos segmentos

O bom dessa história é que você pode usar essa mesma estratégia para testar a sua ideia de produto, ideia de serviço ou ideia de negócio e o melhor, sem gastar nada, existe diversos sites de anúncios grátis que permitem que você faça anúncios, às vezes até só para sua cidade. Além das redes sociais.

Fato é, se você tem um projeto em mente, criar um anúncio dessa natureza, por exemplo, e esperar duas ou três semanas, pode ser um bom termômetro para você saber se realmente existem pessoas interessadas naquilo que você tem a oferecer.

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Outra boa estratégia que pode ser utilizada

Continuando nessas ações empreendedoras, iremos dar sequencia e mostrar a segunda estratégia para você avaliar se a sua ideia de negócio é realmente tudo aquilo que você imagina.

Essa segunda estratégia, se trata de uma ação utilizada pelo fundador do DropBox, se você não conhece, é um serviço de compartilhamento de arquivos pela internet que se tornou muito popular no mundo inteiro e que hoje vem cada vez mais sendo usado aqui no Brasil juntamente com outras empresas do segmento.

Lá no ano de 2007 antes mesmo do DropBox ser uma empresa propriamente dita, o seu fundador, Drew Houston já era usuário de serviço de compartilhamento de arquivos, mas ele tava insatisfeito com o serviço que estava disponível no mercado, naquela época ele tinha algumas ideias relacionadas a uma nova forma de se oferecer serviços que facilitaria a vida das pessoas quando elas quisessem compartilhar seus arquivos, mas anterior a isso, antes de partir para criar qualquer coisa, ele decidiu testar.

Ele criou um vídeo mostrando exatamente o que o Dropbox faria, como era fácil você puxar um arquivo seu de um computador PC e passar para o computador Mac e até como compartilhar suas fotos sem ter que enviar por e-mail, ele pediu então que as pessoas interessadas naquele serviço se cadastrassem para saber mais informações.

Algo simples, porém eficaz

O vídeo que ele criou foi um vídeo muito simples e depois que publicou, teve praticamente do dia para noite 50 mil pessoas interessadas no serviço, e o detalhe, aquilo que ele mostrou no vídeo ainda não tinha sido construído, na verdade ainda não existia a possibilidade das pessoas usarem esse tipo de serviço.

Mas a grande sacada dessa estratégia foi permitir que o Drew Hilton identificasse duas coisas, primeiro, existir milhares de pessoas interessadas no serviço que ele pensou em desenvolver, ou seja, se ele conseguisse implementar, existiria muito interesse.

Segundo, ele não precisou gastar nenhum centavo para constatar isso e descobriu se investisse o seu tempo naquela ideia, provavelmente ele teria retorno.

Por tanto caro leitor, queremos que você entenda que esta é a segunda estratégia que você também pode usar para testar a sua ideia de negócio produto ou serviço e saber antes mesmo de fazer qualquer investimento de tempo ou dinheiro, se ela pode ou não valer a pena.

Afinal, o sol nasce para todos, basta um pouco mais de conhecimento nas ações a serem tomadas, parece até clichê mas não é, ninguém nasce sabendo, quem chegou ao sucesso, de uma forma ou de outra, certamente teve que aprender ao longo do caminho.

Então a verdade é que, se outras pessoas conseguem, você também tem o direito de conseguir, antes de mais nada se inspire com temas iguais a esse e tantos outros no qual colocamos sempre a disposição, busque informações, sobretudo nos dias atuais com a disponibilização e facilidade de comunicação.

Temos a certeza que suas chance de sucesso aumentarão bastante. Ah, e quando precisar de um ambiente para seu escritório já com toda infraestrutura pronta (desde a moça do cafezinho a um endereço bem localizado) e em três cidades para sua escolha (Recife, Olinda e Paulista-PE), esteja a vontade para nos contactar e solicitar nossos planos e orçamento.

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