• Multioffice Escr. Virtual

07 Super dicas características de empreendedores bem-sucedidos. Vai perder?

Atualizado: Mai 20


Afinal, quais características pessoais costumam ter os empreendedores bem-sucedidos?


A empresa Multioffice Escritório Virtual está há mais de 20 anos no mercado pernambucano oferecendo o conceito de Escritórios Inteligentes em Recife - PE.


Além de instalações também nas cidades próximas, no caso, Olinda e Paulista.

Composta de uma infraestrutura completa para profissionais e empresas desenvolverem suas atividades. O nosso serviço se caracteriza por oferecer salas já montadas e equipadas para fins de escritório e reuniões em geral (palestras, cursos, treinamentos e outros).

O serviço também é composto por uma equipe treinada para dar apoio durante o expediente: recepção, motoboy, secretária e serviço de copa.

Em resumo, são duas décadas de expertise no segmento mais um plano com custo-benefício super flexível para caber no seu bolso. Contate-nos

Na criação e no desenvolvimento de negócios, algumas características são observadas nos empreendedores.

Mas, inicialmente, é preciso parar de pensar no empreendedor como sendo um super-homem, alguém capaz de tudo. Cada empreendedor tem características próprias que lhe tornam protagonista de sua história.

À frente de uma ideia ou negócio, o empreendedor é aquela pessoa responsável por tomar as decisões que têm influência sobre o destino do empreendimento. É preciso muita determinação e criatividade não apenas para iniciar, mas também para sustentar o negócio criado.

#1 A visão

A visão é um trabalho mental que liga o hoje (conhecido) ao amanhã (desconhecido), criando o futuro a partir de uma montagem de fatos, esperanças, sonhos, oportunidades e riscos. A definição da visão permite que o empreendedor estabeleça um rumo a seguir e se posicione para criar e aproveitar oportunidades.

Com base na visão, o empreendedor busca ideias e conceitos alinhados à direção preestabelecida, convencendo as pessoas tanto a compartilharem de sua visão quanto a auxiliarem a alcançá-la.

A visão indica um rumo de ação a ser seguido; é um auxílio para que o empreendedor não se disperse. Ela torna mais fácil definir o que precisa ser feito para que o negócio cresça e alcance as metas desejadas.

#2 A energia

Empreendedores são seres carregados de energia.

Para que uma pessoa tenha sucesso empreendendo, é preciso que tenha a energia necessária para alcançar os objetivos. Agindo com energia e tendo objetivos definidos, ela atrai oportunidades.

A energia provém das ideias que a pessoa tem e das ações que executa para torná-las realidade. Trabalhar naquilo que acredita faz com que as pessoas se tornem energizadas.

#3 O comprometimento

Outra característica de empreendedores bem-sucedidos é o comprometimento: estão sempre dispostos a se sacrificar ou a despender esforço pessoal fora do comum para concretizar um projeto.

Além disso, sabem que, para conduzir parceiros por caminhos nem sempre fáceis, é necessário estar muito comprometido com a ideia e acreditar nela. O empreendedor não é um chefe, ele é alguém que atua em equipe, junto aos demais sócios e colaboradores.

Em outra esfera está o comprometimento social, que se verifica quando o empreendedor contribui para melhorar as condições de vida das pessoas que vivem no ambiente em que o negócio se desenvolve, como uma comunidade ou até mesmo uma aceleradora de empresas, por exemplo.

O indivíduo empreendedor é aquele que pensa: “como eu posso contribuir para melhorar esta situação?”. E, a partir disso, faz alguma coisa.

#4 A liderança

O empreendedor costuma ter capacidade de liderança; é capaz de agregar pessoas em torno de si e movê-las em direção aos objetivos que procura compartilhar com todos. Como líder autêntico, possui ideais e objetivos, e, para realizá-los, costuma mostrar aos outros a importância daquilo que pretende construir. Ao buscar apoio, associa-se a pessoas-chave, criando uma rede de contatos.

As qualidades, características e habilidades exigidas de um líder são determinadas, em grande parte, pelas exigências da situação em que ele precisa agir como tal. O líder deve saber defender seus pontos de vista e estar disposto a lutar por eles; deve ter a capacidade de mobilizar as pessoas em torno de suas ideias e crenças.

Uma característica de líder apontada pela maioria dos estudos de liderança é a confiança. Essa qualidade é importante para quem atua na criação e no desenvolvimento de negócios, pois cada vez mais as parcerias se dão em função de relações de confiança.

#5 A Obstinação

O empreendedor é um obstinado; gosta de lutar por aquilo que acredita. É a obstinação que faz com que os empreendedores assumam como sendo de sua responsabilidade pessoal a performance necessária para que seu negócio alcance os objetivos desejados.

Quem deseja promover um mundo melhor deve ter em mente que a atualidade exige novas ideias, novas formas de fazer as coisas, obstinação.

Na procura por coisas novas e melhores, há duas qualidades essenciais para se conquistar o que deseja: objetivos claros – conhecimento daquilo que se deseja alcançar; e obstinação – desejo intenso de perseguir o que se deseja.

Na definição da rota para alcançar o que deseja, uma coisa não pode ser desprezada: o sonho. Se você acredita naquilo que deseja fazer, vá em frente e faça!

As realizações nascem principalmente na imaginação, nos sonhos de um mundo melhor, de uma vida melhor, de um futuro melhor. Então é preciso liberar a imaginação. Ousar ter sonhos ambiciosos.

Leia também: O conceito de empreender vem mudando e não está mais caracterizado apenas à ideia de êxito financeiro


#6 A Flexibilidade

Outra característica de empreendedor é a flexibilidade, que representa a capacidade de moldar-se mental e fisicamente, adaptando-se a diferentes circunstâncias e ambientes, sempre mantendo o autocontrole. A flexibilidade é a capacidade de analisar e avaliar rapidamente uma determinada situação e reagir a ela, fundamentando-se no bom senso.

O senso de humor é um dos ingredientes da flexibilidade. Um bom senso de humor torna as pessoas mais apreciadas, mais fáceis de conviver. O fino senso de humor baseia-se, principalmente, em humildade.

Aprenda a considerar os problemas como degraus para o sucesso. Todos os problemas que solucionar o aproximarão mais e mais da meta.

#7 A Capacidade de decisão

O empreendedor não se perde no emaranhado de oportunidades, tem um senso apurado de prioridade para decidir aquilo que é realmente importante.

As próprias atividades diárias são avaliadas e realizadas em função de uma escala de prioridades: primeiro as mais, depois as menos importantes. Se não houver tempo suficiente, ficam as menos importantes para o outro dia.

O senso de prioridade facilita o cálculo dos riscos. O empreendedor avalia as estratégias alternativas e calcula riscos deliberadamente, sempre preocupado em reduzi-los e em controlar os resultados.

O empreendedor deve decidir o que deseja ser e aonde quer chegar. A melhor forma de fazer isso é definindo os objetivos que irão colocá-lo na direção certa. Objetivos também vão ajudá-lo a saber se está progredindo e se já alcançou o que deseja.

Os objetivos a serem especificados cobrem diversas áreas. Não é suficiente apenas decidir que se deseja criar uma plataforma para congregar pessoas que têm um propósito em comum. Outros objetivos, que pertencem a outras categorias, também devem ser definidos pelo empreendedor.

Por exemplo:

  • Objetivo financeiro

Como pretende captar recursos para desenvolver a plataforma e manter a equipe de desenvolvimento até que ela fique pronta?

  • Objetivo conhecimento

Quais conhecimentos serão necessários para desenvolver a plataforma?

  • Objetivo comunitário

Como a plataforma criada ajudará as pessoas?

A tomada de decisão é parte de um processo que começa com a identificação de um problema e termina apenas quando uma determinada alternativa é escolhida. Este processo se desenvolve em cinco etapas, são elas:

  • Etapa 1 - Formulação da Questão

Deve-se formular uma questão que descreva a situação-problema da maneira mais clara possível, sem sacrificar suas sutilezas ou complexidades.

  • Etapa 2 - Busca de Informações

Deve-se buscar informações relevantes para o aprimoramento da resposta da questão.

Etapa 3 - Definição de Alternativas

Deve-se criar diversas respostas alternativas para a questão.

  • Etapa 4 - As Consequências

Deve-se avaliar cada uma das alternativas que emergem da etapa 3, pensando nas suas implicações e prevendo as possíveis consequências. Essa avaliação prepara o empreendedor para que tome a decisão na próxima etapa, além de possibilitar a criação de planos parciais, caso a escolha se mostre parcial ou totalmente incorreta.

  • Etapa 5 - A Decisão

Antes de iniciar esta etapa, é necessário fazer uma avaliação rápida do processo já realizado.

Como é possível notar, empreendedores questionam a realidade e fazem acontecer. Pessoas que se identificam com as características empreendedoras aqui descritas podem pensar em empreender algo. É preciso assumir o seu espírito empreendedor e utilizá-lo para mobilizar pessoas em torno de ideias que possam fazer do mundo um lugar melhor.

Mas também é preciso um certo cuidado! Muitas pessoas criam pequenas empresas motivadas pela necessidade de ter uma renda para sobreviver e, por vezes, não se preocupam em identificar necessidades não atendidas pelo mercado, ou mesmo em descobrir ou criar uma ideia que poderá ser útil.

Com isso, não têm uma proposta para atender às necessidades de um grupo específico de pessoas ou empresas. Em alguns casos, o pequeno negócio é criado apenas como forma de autoemprego.

Logo, as chances do negócio não prosperar aumenta. E com esses esclarecimentos aqui descritos, a empresa Multioffice Escritório Virtual espera contribuir para que situações desse tipo não aconteça com você ou outro alguém.

Dessa forma, temos o compromisso de passar adiante informações preciosas para aqueles que estão ou pretendem ingressar no universo do empreendedorismo, para que, desde já estejam o máximo possível preparado para não entrar numa aventura no escuro.

Bem, então é isso, continue aqui no nosso blog. Gostamos de distribuir conteúdos sobre vários temas relacionados ao empreendedorismo. Mas não é simplesmente qualquer coisa, é algo que possa fazer a diferença para você.

É isso aí, fica com a gente que semana que vem tem mais, ou então dê uma olhada nos postes anteriores a essa. Tá tudo aqui no blog, é só conferir.

Até semana que vem com mais um tema. Tchau!

Leia também: É preciso que os empreendedores tenham acesso à profusão de métodos e ferramentas para auxiliá-los a inovar


Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

#escritóriovirtualemolinda #coworkingemolinda #salaparapalestraemrecife #escritóriovirtualemRecifePE #escritóriovirtualemPaulistaPE #escritóriocompartilhadosemrecife #EscritórioVirtualemOlindaPE

ANCEV Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

© 2018 - Multioffice Escritório Virtual | Rua Silveira Lobo, 32 - Casa Forte - Recife - PE | CEP: 52061-030