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O Que Torna um Empreendimento Diferente e Irresistível? Confira!

Atualizado: 20 de mai. de 2020


Como diferenciar uma marca da outra quando todas parecem iguais? Pois ser igual, faz do seu empreendimento ser um genérico. Vejamos!


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Você, possivelmente, toma essa bebida todos os dias…

E, quando você vai comprá-la no supermercado, provavelmente é isso o que você encontra.

Fica até difícil escolher uma das marcas.

É uma variedade enorme e - cá pra nós - muita pessoas ficam até um pouco perdidas, às vezes.

Como diferenciar uma marca da outra quando todas parecem iguais?

Bem...

O café é uma bebida "beeem" brasileira, não é mesmo?

Já faz tão parte do nosso dia a dia assim como água.

Mas se você vende café, igual um monte de cafeterias, como faz para se diferenciar?

Café é commodity.

Assim como a gasolina.

Como água, café, arroz, açúcar...

Vende em qualquer esquina e tem um monte de gente vendendo.

Se o que você vende tem as mesmas características, então, você pode cair no erro de ser genérico.

Como se diferenciar, então?

Vamos lá, deixa a gente te explicar direitinho usando um exemplo que certamente você já pode até conhecer de algum lugar por aí

Tá vendo esse copo aí embaixo?

Você sabe por que a Starbucks escreve o seu nome no copo?

Para personificar o produto.

Mas você já pensou que a diferenciação da Starbucks não está só nisso?

A Starbucks consegue vender um café com uma margem de lucro absurda que pouquíssimas empresas conseguem e nenhuma na escala que ela vende.

O que permite a Starbucks vender um café tão caro e ter filas de pessoas comprando?

A maneira como a empresa posiciona o produto.

Porque café qualquer um pode vender.

Vender café é vender genérico.

Você não entra numa loja deles e pede uma xícara de café.

Você vai pedir produtos deles com os próprios nomes que ela inventou.

Até tem escrito lá os cafés como conhecemos, os variados tipos de expresso.

Mas também tem esses aqui:

Só Produto É Commodity?

E não é só produto que é commodity.

Nós falamos o exemplo do café, mas vamos falar de serviços também.

Se você vende serviço, você pode estar vendendo um serviço commodity.

Mas o que isso tem a ver com serviços também?

Primeiro, me responda a essa pergunta:

Qual o seu rótulo?

Porque quem trabalha vendendo serviços precisa de um rótulo.

Quando alguém pergunta o que você vende, o que você diz?

Se questione…

Agora, me diz.

Se você trabalha com marketing, você diz que é consultor em marketing?

Professor?

Palestrante?

São apenas alguns exemplos.

Quando você diz quem é, você diz um nome genérico?

Se você se vende como todos os outros na mesma área de atuação que eles fazem, você é genérico.

Se você vende os mesmos produtos igualzinho a sua concorrência, você é genérico.

Se você se vende como palestrante, igual um monte de gente faz, você dificilmente conseguirá se diferenciar.

Muito bem, depois dê uma conferida nesse outro assunto:


Mas, então...

O Que Torna Você Diferente e Irresistível?

O que acontece na cabeça do seu cliente quando você fala que vende café é o mesmo que acontece em relação aos genéricos.

O cliente tem uma gavetinha na cabeça dele em que ele coloca lá o café.

Quando você fala que vende café, ele acessa imediatamente essa gavetinha.

Ele sabe que por aí o café é vendido a R$ 2, por exemplo.

Se você vender a R$ 3, ele vai consultar essa gavetinha e saber que, pelo que ele conhece, o preço não condiz e tá caro.

Não é mesmo?

Você faz isso quando vai comprar algo, não faz?

Seu cliente também faz.

Como é que a Starbucks consegue vender café, então?

Aí é que tá o X da questão.

A Starbucks não vende café com nome de café.

Ela criou nomes que, quando você vai lá comprar, esses nomes não caem na mesma gavetinha do café.

Mudar o nome significa que, quando a pessoa escutar ou ler o que você vende, ela não vai colocar você na mesma gavetinha de todo mundo.

E, olha como a Starbucks faz... quando você prova um dos seus produtos com nomes diferenciados e gosta, o que você faz quando lembra dessa experiência e quer repeti-la?

Você lembra que só a Starbucks vende.

Se você quiser um frapuccino, irá lembrar que é na Starbucks que vende frapuccino.

Então, uma maneira que você tem para conseguir vender um café, se seu café tem uma coisa diferente, é não chamando de café.

Você dá um nome diferente e muda a percepção do cliente.

Mude primeiro o nome do que você faz e você conseguirá mudar a percepção das pessoas.

Existem outras pessoas que usam o mesmo rótulo?

Se existe, está aí o sinal vermelho.

Provavelmente, o cliente já tem uma ideia de preço.

Se você cobrar mais caro, não vai conseguir vender.

Mudar o nome do produto ou serviço é uma técnica de diferenciação.

Essa é uma das formas mais rápidas, mais simples e poderosas para se diferenciar.

Você tem que pensar num nome, de preferência, que não tenha ninguém usando.

E, aí, você acabará criando uma categoria nova que o seu cliente não terá como comparar com todos os outros concorrentes que têm o mesmo nome.

Se todos têm o mesmo nome e o seu tem um nome diferente, você consegue criar um posicionamento diferente na mente das pessoas.

Então, me diz…

Hoje, sua empresa, seu nome, sua marca, sua área de atuação ou os seus produtos têm os mesmos nomes que seus concorrentes?

Está aí uma ótima oportunidade para você se diferenciar.

Mude o nome do seu produto ou o seu rótulo e, imediatamente, você conseguirá se diferenciar na mente do seu cliente.

E mais.

Você conseguirá, a partir disso, trabalhar o valor do que você vende e, consequentemente, o preço do que você vende poderá ser outro.

É uma técnica simples e fácil de ser implementada, mas poucas empresas acordaram para isso.

Agora, está nas suas mãos.

Forte abraço.

Seja forte!

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