top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

5 Exemplos de Programas de Retenção de Clientes



Atuamos desde a década de 90 com pioneirismo.


Disponibilizamos completo ambiente de escritório e salas de reunião e palestras/treinamentos para empresas, startups e freelancers.


Também temos recepção, atendimento telefônico personalizado, endereço comercial, domicílio fiscal, serv. de copa, apoio administrativo, sala de espera, networking (rede de contatos) e palmos acessíveis ao seu bolso.


Todo custo com infraestrutura (água, luz, telefone, IPTU e etc já inclusos).



E mais do que essa dica, temos outra, confira:


Melhore o envolvimento e a retenção de clientes de seus negócios usando essas idéias para criar programas de retenção de clientes.


A retenção de clientes é a estratégia de atrair clientes para que eles sejam motivados a continuar comprando de você.


Como proprietário de uma empresa, você pode ter tentado muitas abordagens para melhorar sua empreendimento, mas analisou seus esforços de engajamento com o cliente?


Embora a retenção de clientes não seja uma ciência exata, esses programas inovadores de retenção de clientes valem uma olhada.


# 1: Educação


Em um mundo em que os indivíduos são cada vez mais responsáveis ​​por seu próprio desenvolvimento profissional, as pessoas serão gratas à sua organização se você puder ajudá-las a manter seus conhecimentos atualizados.


As ofertas de educação podem assumir uma variedade de formas, desde cursos e podcasts on-line a repositórios de informações e acesso a especialistas no assunto.


Conheço uma empresa que fornece vídeos e certificações gratuitas de treinamento de marketing e vendas para clientes e parceiros que desejam aumentar suas habilidades.


Você pode avaliar o sucesso dos programas de retenção de clientes que envolvem educação, acompanhando sua taxa de retenção de clientes (CRR) antes e depois da implementação, além de verificar como a conclusão de iniciativas educacionais se correlaciona com compras repetidas.


# 2: compromissos pop-up


"Reciprocidade surpresa" refere-se ao ato de dar agradecimentos inesperados e agradáveis aos seus clientes mais valiosos na forma de um presente ou nota memorável.


Sua oferta não precisa ser cara se for entregue com cuidado e consideração.


Alguns dos melhores exemplos de reciprocidade surpresa são altamente pessoais.


Se você administra uma loja de brinquedos, pode enviar à criança do seu cliente um cartão de aniversário escrito à mão com um vale-presente incluso.


E se você tem uma loja de artigos para animais de estimação, pode enviar a seus clientes uma pintura ou desenho animado de seu amado cachorro ou gato.


"Faça o possível para trazer os clientes de volta ao seu funil, pegando o telefone.


Seu objetivo?


Agradeça pessoalmente e compartilhe dicas e truques para aproveitar ao máximo sua compra.*


As métricas de sucesso para programas de retenção de clientes que incorporam surpresas pop-up incluem um aumento na sua taxa de clientes leais (LCR) entre os que receberam reconhecimentos.


# 3: Diálogo em Mídia Social em Tempo Real


Entre os programas de retenção de clientes, este é reconhecidamente o mais difícil de executar.


Afinal, muitas empresas oferecem atendimento telefônico ou por e-mail, e muitas se envolvem com clientes nas mídias sociais, mas poucas dominam a arte de responder ativamente a comentários relacionados à marca no Twitter, Facebook ou Instagram.


Esse tipo de programa garante que os clientes tenham um veículo adicional para entrar em contato com você e promove a mensagem de que você é flexível e aberto a feedback .


A taxa de rotatividade de clientes (CCR) é uma métrica fantástica para acompanhar o sucesso do seu diálogo de mídia social em tempo real.


Você pode usar ferramentas de análise para vincular o envolvimento individual das mídias sociais a uma diminuição na rotatividade de clientes.


# 4: Acompanhamento centrado no ser humano


Os programas de retenção de clientes são tão bons quanto os humanos que os alimentam.


E mesmo que um cliente compre algo de você uma vez, não há garantia de que ele repetirá a compra quando outro lugar oferecer preços competitivos na frente dele.


Faça o possível para trazer os clientes de volta ao seu funil , pegando o telefone.


Seu objetivo?


Agradeça pessoalmente e compartilhe dicas e truques para aproveitar ao máximo sua compra.


Um exemplo estelar de acompanhamento centrado no ser humano poderia vir de uma empresa de saúde natural que fornece suplementos de manutenção.


Se um cliente interromper abruptamente o pedido ou cancelar uma assinatura, ele ligará para garantir que tudo esteja correto em termos de saúde.


Esse alcance se destaca, principalmente entre os clientes da Geração Z.


Quanto mais você faz isso, mais as métricas de Taxa de repetição de compra (RPP), Taxa de retenção de clientes (CRR) e Valor de vida útil do cliente (CLV) tendem a melhorar.


Nº 5: segmentação personalizada


A estratégia de segmentação envolve dividir seus clientes em grupos por características demográficas, comportamentais e psicográficas e servir as mensagens de marketing direcionadas de acordo.


Muitas empresas recentemente deram um passo adiante à segmentação, fornecendo conteúdo e ofertas que falam diretamente com o cliente individual.


Vamos dar um exemplo de uma cadeia nacional de farmácias.


Quando você faz logon no site, o cliente pode encontrar uma lista de compras e promoções recentes relacionadas a esses itens.


Se um item comprado com frequência for colocado à venda, a cadeia enviará um email proativamente ao cliente para alertá-lo.


Ao usar uma ferramenta para fornecer esse tipo de conteúdo direcionado, rastrear se aumenta a sua taxa de repetição de compras (RPR) e diminui a taxa de rotatividade de clientes (CCR) é uma extensão natural.


Considerando a variedade de opções on-line disponíveis para a maioria dos clientes hoje em dia, os empresários devem acompanhar as dicas de retenção de clientes que garantem que conseguem manter sua clientela mais valiosa.


Claro, cada caso é um caso, e dicas como essas, certamente pode agregar muito no crescimento do seu empreendimento.


Fique atento!




bottom of page