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Criando com êxito uma cultura de local de trabalho remoto

Atualizado: 22 de mai. de 2020


Uma das maiores tendências de contratação para os dias atuais é a cultura corporativa ou da empresa.


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Embora a pandemia do COVID-19 tenha impactado os negócios de várias maneiras, a cultura da empresa ainda é importante.


Dá aos candidatos a emprego uma visão de quanto (ou quão pouco) uma empresa valoriza seus colaboradores.


E a cultura da empresa também informa aos funcionários atuais como eles importam (ou não, infelizmente) para a empresa.


Criar e transmitir a cultura da empresa é relativamente fácil de fazer nos negócios pessoais.


É compartilhado durante reuniões de equipe, encontros casuais na sala de descanso e durante avaliações.


A decoração e a vibração do escritório também podem refletir valores profundamente arraigados.


Criar e transmitir a cultura da empresa em uma empresa totalmente remota não é tão simples.


Não há muitos encontros casuais improvisados, e as reuniões e avaliações da equipe raramente são cara a cara.


Embora a criação de uma cultura remota no local de trabalho seja desafiadora, os benefícios que ela proporcionará à sua empresa são inestimáveis.


E talvez a cultura seja ainda mais importante para criar e transmitir quando você estiver totalmente remoto, se quiser recrutar e reter funcionários de qualidade.


O que é cultura da empresa?


Cultura são os comportamentos e normas sociais encontrados em uma sociedade e compartilhados por todos os seus membros.


Portanto, por extensão, a cultura da empresa é o conjunto compartilhado de comportamentos e normas dos colaboradores de uma empresa.


Para simplificar, a cultura da empresa é o que você faz, por que faz e como os esforços individuais de cada membro contribuem para o sucesso geral do empreendimento.


Assim como cada empresa é única, sua cultura também é.


Não existe uma estratégia única para criar, crescer ou manter uma cultura da empresa.


O que a cultura da empresa não é


Também é importante entender o que a cultura da empresa não é.


A cultura da empresa, por exemplo, não é algo como o código de vestimenta ou as vantagens e benefícios que a empresa oferece.


Em vez disso, essas coisas são um reflexo da cultura da empresa.


Por exemplo, se parte da cultura da sua empresa é conformidade e aderência estrita ao protocolo, é provável que você tenha um código de vestuário rigoroso que exija terno e gravata, sem sexta-feira casual e sérias limitações ao trabalho remoto.


Você também pode ter tempos difíceis de "início", onde todos devem estar on-line ou no escritório por um determinado período.


Se, no entanto, a cultura da sua empresa é tentar teorias novas e não testadas para ver o que acontece, é provável que você tenha um código de vestuário folgado, onde todos os dias é sexta-feira casual, e o trabalho flexível seja incentivado ou talvez a única maneira de trabalhar.


Por que a cultura da empresa é importante


Criar e manter uma sólida cultura da empresa pode ajudá-lo a obter sucesso nos negócios.


Uma cultura da empresa bem definida e compreendida pode ajudá-lo a contratar e reter a melhor equipe para sua empresa.


Quando os colaboradores entendem e adotam a cultura da sua empresa, eles acreditam que fazem parte de uma equipe e que suas contribuições individuais ajudam a empresa a crescer e ter sucesso.


Eles são motivados a fazer o melhor trabalho possível, tornando-os funcionários comprometidos e positivos, com menor probabilidade de deixar o emprego.


No entanto, quando a equipe não entende a cultura da empresa (por exemplo, eles não sabem o que a empresa faz, por que toma as decisões que toma ou como fornecem valor à empresa em geral), ficam menos envolvidos.


E, com o tempo, esses funcionários menos engajados têm maior probabilidade de desistir, ou pior, de permanecer no trabalho, mas fazem o mínimo necessário.


Por que criar uma cultura remota é importante


Antes de explicar como criar uma cultura remota no local de trabalho, vamos falar sobre por que a criação de uma cultura remota é importante.


Embora a cultura de uma empresa exista, não importa onde os funcionários trabalhem, o fato é que é mais provável que funcionários remotos se sintam isolados e menos conectados aos colegas de trabalho porque trabalham remotamente.


Essa desconexão pode causar um prejuízo no desempenho do trabalho de seu colaborador.


Uma equipe totalmente remota não possui as pistas visuais de uma equipe em pessoa.


Se você não vê sua equipe encarando o espaço, cochilando nas reuniões ou geralmente parecendo irritada, é mais provável que perca os sinais de que sua equipe não está tão engajada quanto poderia estar.


Uma cultura da empresa que envolve e inclui equipes remotas pode ajudá-lo a evitar problemas de desempenho antes que eles aconteçam.


No momento, a construção de uma cultura remota da empresa é mais importante do que nunca.


O COVID-19 forçou aqueles com empregos remotos a trabalhar em casa sem aviso prévio.


À medida que os dias se misturam, a previsão econômica permanece incerta e as pessoas começam a ficar nervosas, os funcionários podem estar se sentindo desconectados de seus empregos.


Criar uma cultura de trabalho remota em meio a uma pandemia não será fácil.


Mas não é impossível.


E entrar em contato com a equipe para ajudá-los a se envolver novamente no trabalho pode ser a melhor maneira de sua empresa enfrentar a pandemia e reter sua melhor equipe.


Como criar uma cultura de local de trabalho remoto


A realidade sobre a construção de uma cultura da empresa - não importa onde seu time estejam localizados - é que a cultura da empresa é basicamente sobre ações, não sobre localização.


Se você criar e manter a cultura da sua empresa, o fato de sua equipe estar dispersa por vários fusos horários não deve importar.


A cultura da sua empresa continuará alta e clara.


Isso não quer dizer que criar uma cultura remota no local de trabalho não esteja isento de desafios.


Sem o reforço pessoal (digamos, um bate-papo aleatório na sala de descanso sobre o andamento de um projeto), a construção de uma cultura remota requer ações mais intencionais para garantir que a cultura seja comunicada em voz alta e clara.


Comece com o processo de integração


A integração de um novo membro da equipe para uma equipe remota não é, em alguns aspectos, diferente do que a integração de um novo membro da equipe para uma equipe em pessoa.


Você enviará à nova pessoa as informações de que ela precisa (como para onde ir ou onde fazer login no primeiro dia), fornecerá senhas para que eles possam acessar o e-mail da empresa e informará a equipe que a nova pessoa começa na segunda-feira, provavelmente através de um e-mail para toda a empresa (ou para toda a equipe).


Remoto ou pessoalmente, você provavelmente também fornece ao novo membro da equipe um guia de orientação, solicita que ele preencha toda a documentação necessária e talvez informe ao aluno o que aprenderá nos próximos 30 dias.


A diferença, no entanto, é que um membro remoto da equipe não tem essa experiência pessoal de conhecer o resto da empresa durante uma visita ao escritório.


Como uma empresa remota, é seu trabalho preencher essas lacunas, para que novos membros sejam introduzidos na cultura de sua empresa e possam começar a entender que eles são uma parte importante do negócio.


Portanto, considere maneiras criativas de preencher essas lacunas.


Por exemplo, o CEO pode criar um vídeo de boas-vindas para toda a nova equipe revisar.


Não precisa ser personalizado, mas é algo que o CEO pode usar para falar sobre a visão e missão da empresa.


Envie uma sacola cheia de equipamentos de marca para que a pessoa da equipe possa se sentir parte da equipe e configure um almoço virtual com toda a equipe no primeiro dia.


Ou então, junte a nova pessoa da equipe a um "amigo" que não esteja na equipe da nova pessoa, para que eles possam conhecer alguém fora do departamento e obter uma perspectiva totalmente nova da empresa.


Esses gestos informam aos novos funcionários que são bem-vindos e mais do que apenas mais um novo contratado.


Eles fazem parte de uma equipe e são essenciais para o sucesso da empresa.


Modo de manutenção


Criar cultura da empresa é apenas o primeiro passo.


Você precisa manter e comunicar a cultura da sua empresa, e isso não significa apenas com a nova equipe.


Por exemplo, como você demonstra aos funcionários que eles são importantes para a empresa - fora dos aumentos e bônus anuais? Você:


Enviar um presente divertido no aniversário deles?


Compartilhar comentários positivos fora da revisão anual (especialmente se vier de um cliente ou fornecedor externo)?


Enviar um boletim informativo para toda a empresa ou para toda a equipe?


Criar maneiras de os membros da equipe permanecerem fora do trabalho?


Por menor que seja, deixar a equipe saber que é importante para a equipe e que suas contribuições são importantes pode ajudar bastante a criar um engajamento positivo.


Mas não espere que esses pequenos momentos aconteçam.


Faça uma verificação de pulso de sua equipe e pergunte como eles se sentem sobre a cultura da empresa.


Uma pesquisa anônima é a melhor, mas verifique com sua equipe e veja se eles entendem seu papel e como contribuem para a empresa.


Se uma pessoa indica que está confusa ou não entende como o trabalho é importante, há um problema de comunicação que precisa ser resolvido.


Gerenciar de longe


Embora o gerenciamento de uma equipe seja, de várias maneiras, o mesmo, seja você pessoalmente ou remotamente, existem alguns aspectos de gerenciar uma equipe remota que não são iguais a gerenciar uma equipe presencial.


O mesmo acontece quando se comunica e mantém a cultura corporativa.


Os gerentes desempenham um papel fundamental em ajudar a promover a cultura da empresa, mas alcançar esse objetivo remotamente é diferente.


Criar e comunicar com êxito a cultura da empresa a uma equipe remota exige que os gerentes ajam com intenção.


Se parte de sua cultura remota é uma comunicação aberta e honesta (mas atenciosa e positiva), certifique-se de que seus gerentes (ou você) entendam como atingir esse objetivo.


Por exemplo, incentive que os colaboradores recebam consistentemente feedback de seus gerentes.


Especialmente em um ambiente remoto, é importante que o feedback seja construtivo e frequente.


Difícil, mas vale a pena


É preciso muito trabalho para construir e manter uma cultura da empresa.


No entanto, esse trabalho árduo será recompensado a longo prazo com todo o time engajado que se preocupam com o trabalho e estão dispostos a trabalhar o máximo para ver a empresa ter sucesso.


Valeu? Esperamos que sim!


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