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Consultoria Empresarial, Veja o Que Você Precisa Saber

Atualizado: 26 de nov. de 2019


A questão que iremos abordar em seguida trata-se de consultoria empresarial, que aliás, existe vários tipos e que hoje em dia é uma tendência mundial, embora não seja muito novo esse tipo de trabalho e que no Brasil vem se alastrando.

O consultor

É interessante indagar a existência de vários tipos de consultoria, inclusive com a pergunta básica sobre o que é consultor: trata-se de um agente externo de mudanças, ele vem para um determinado ajuste, uma mudança dentro da organização com o objetivo de alocar em áreas específicas ou uma área geral de uma gestão.

Conheça bem o mercado

Normalmente o profissional de consultoria vem com um processo, uma tendência, uma estruturação, know-how de conhecimentos que ele tenha, além da larga experiência já adquirida em algumas empresas para que o mesmo possa trazer soluções e resultados não apenas para o contratante mas também para os envolvidos no processo produtivo da organização em questão.

Por esse motivo a empresa Multioffice Escritório Virtual disponibiliza esse assunto a fim de ampliar o horizonte de inúmeros profissionais e empresários.

Nossa história está fundamentada nos mais de 20 anos atuando junto com os mais variados empreendedores/profissionais liberais.

Prestamos serviços baseado no conceito de escritório virtual, que é a disponibilização contratual de salas totalmente equipadas para fins de escritórios que vai desde a infraestrutura física (endereço empresarial ou fiscal, salas executivas para reunião ou capacitação) e pessoal de apoio (recepcionista, secretária, motoboy, copeira, porteiro). Tudo isso disponível em três cidades: Recife, Olinda e Paulista-PE. Quero orçamento

E em relação ao trabalho de consultoria como um todo, como se dá a atuação junto ao cliente?

Conforme dissemos anteriormente, são várias áreas de consultoria, iremos aqui destacar algumas delas. Por exemplo: existe o consultor autônomo, existe o consultor que é funcionário de uma empresa de consultoria e tem também a parte de consultores associados composto por várias empresas e profissionais da área que demandam dentro de uma única estrutura.

Na maioria dos casos o consultor trabalha como autônomo, ele constitui um CNPJ, mas é apenas ele mesmo que a tua. Então existe várias dentro de uma determinada empresa, na sequência iremos abordar aquelas que são consideradas as principais, que existe uma demanda, são elas: setor financeiro, recursos humanos, gestão de pessoas, suplementos, produção, produtividade, área de certificações, a gestão comercial como um todo e a gestão de marketing.

Terceirização do processo de gestão

Então isso tudo possibilita ao gestor terceirizar todo esse processo a um agente externo, seja um profissional autônomo ou profissionais associados, no qual vai depender de análise do caso para se chegar ao entendimento da real necessidade e ter a conclusão de qual das opções contratar.

Obviamente, qualquer que seja as opções é importante ficar claro a expertise do profissional para que de fato corresponda às expectativas e venha sanar a necessidade da empresa contratante.

Não ser aventureiro

Inclusive, vale a pena deixarmos algumas dicas para aqueles empresários que pretendem contratar um consultor ou uma empresa de consultoria. Em primeiro lugar é importante deixar bem claro que, assim como em outros segmentos, essa área também tem alguns aventureiros.

Para aqueles que pretendem seguir carreira nesse setor do mercado, igualmente a qualquer outro segmento, é primordial investir em conhecimento através de cursos e literatura, buscar ferramentas adequadas as várias situações de desafios visando ter a solução ideal para cada uma delas.

Aumentando o leque de conhecimento, o gestor que está com problemas certamente receberá de um bom consultor várias opções para alinhar com as tomadas de decisões, isso flexibiliza todo andamento das etapas para os dois lados envolvidos e logicamente gera satisfação.

Uma das primeiras informações para quem pretende ser contratado como consultor, é que precisa ter boas referências: quem é você, a base dos seus clientes, a área em que você atua, o seu grau de interesse e também expertise na área. Veja que é uma soma na qual você precisa está inserido para ganhar a confiança inicial do empresariado.

Não seja precipitado

Às vezes podemos até afirmar o seguinte: ah, eu iniciei agora a minha vida profissional e no dia seguinte já sou um consultor! Bem, nesse ponto já é um pouco complicado, ter uma afirmativa dessa vai de encontro até onde você realmente tem o domínio nesse ramo de atividade.

A essência da palavra consultor está diretamente ligada aquele que detém um grau elevado do conhecimento da área que ele atua, seja consultor imobiliário, consultor de vendas entre outros.

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Crie uma base sólida

No caso do consultor empresarial, é preciso ter referências, entre outras coisas, também ter praticado aquilo que se fala em outras situações e se a metodologia é aplicável nesse ou naquele tipo de negócio, pois muitas vezes quando se presta assessoria para uma determinada empresa e ela é de porte menor, normalmente a gente quer que dê tudo certo numa grande empresa ou vice-versa usando o mesmo planejamento, logo, vem a máxima cada caso é um caso.

Por isso que existe tipos de consultoria. Um exemplo que chamamos de consultoria artesanal, que aliás é bem interessante o nome porque é necessário uma adaptação a estrutura do cliente, às vezes temos uma metodologia oriunda de uma grande estrutura empresarial e quando ocorre o fato de prestar serviço para uma empresa de apenas 10, 15, 20, colaboradores, muitas vezes não se consegue aplicar a metodologia porque lá não existe consultores, simplesmente existe áreas departamentalizadas divididas em sub áreas. Ou seja, não existe responsável por área.

Então fica esclarecido que temos situações no qual é preciso se adaptar ao cenário da estrutura e da questão do ambiente que a empresa está vivendo no momento, Exatamente por essa questão que o Mister Empreendedor através da empresa Multioffice Escritório Virtual passa adiante essas dicas: analisar o contrato muito bem, buscar referências, analisar a questão da metodologia a ser aplicada e se já houve ou não aplicabilidade em outra empresa.

É muito importante ter o mínimo necessário para avaliar se dará certo o contrato ou se possivelmente será necessário pedir mais informações ao prestador desse serviço. Devemos perceber outro ponto onde em diversas ocasiões o gestor termina revelando todo o segredo da empresa e metodologia ao consultor.

Todo bom profissional deve passar confiança

Em primeiro lugar o profissional que é consultor tem que ser de confiança, claro. Algo interessante é criar cláusula contratual que restringe a propagação de informações exclusivas no relacionamento entre as duas partes.

Prezar pela ética nos negócios é um fundamento básico e essencial para qualquer atividade profissional e que certamente ajuda na manutenção do desenvolvimento da sociedade no geral.

É claro que existe muitas vertentes que envolve a consultoria empresarial, mas queremos com essas poucas dicas que passamos até então, ampliar seus horizontes, seja você envolvido com consultoria empresarial ou empresário prestes a contratar.

Independente de qualquer experiência que você tenha passado, temos a certeza de que estamos cumprindo o nosso papel, que é levar adiante informações relevantes para aqueles que pretendem empreender ou já são empreendedores.

Assim temos a certeza de que estamos contribuindo para a sociedade. Todos ganham com isso!

cinco perguntas que é fundamental fazermos para os nossos clientes.

Primeiramente crie um formulário e se apegue ao hábito de dialogar com os seus clientes, se possível todos os meses, naturalmente você irá perceber o quanto será recompensador, pois clientes gostam normalmente de ser perguntados sobre aquilo que gostam.

Mas tome cuidado com o seguinte: não aceite respostas até certo ponto vagas, do tipo: "você tem um bom serviço". Tá, digamos que seja verdade, inclusive é bom de ouvir, mas não dá muito o que fazer com apenas isso, insista.

Vá além e pergunte o que significa executar um bom serviço para ele, se possível descubra algo representativo e que seja específico o quanto gostaram do serviço.

Exemplificamos abaixo as 5 perguntas iniciais a serem feitas, vejamos:

1. Inicialmente o que o que levou a sua empresa a comprar de nós?

2. Qual o fator determinante que nos faz melhor em relação a outras empresas no qual você fez ou faz negócios?

3. No seu ponto de vista, o que podemos melhorar para tornar a sua experiência conosco mais satisfatória?

4. Você nos indicaria para outras pessoas, sim ou não? Sinceramente, por qual motivo?

5. Ao realizar uma pesquisa no buscador Google, o que você digitaria para localizar uma empresa como a nossa, por exemplo?

É isso amigo leitor, esperamos ter ajudado na sua jornada. Fique atento e informe-se sempre. Quero aproveitar e solicitar orçamento para ter meu escritório virtual

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