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28 Dicas Para Revolucionar Seu Negócio

Atualizado: 29 de abr. de 2020


Crie metas - Não precisa ser começo do ano para definir metas e objetivos.


Independente da época, esteja sempre pensando no futuro da sua empresa, onde ela precisa chegar...

Olá tudo bem, como vai você?

Manter a gestão financeira da empresa estável em épocas de crise ou instabilidade financeira pode ser um grande desafio para os gestores.

Somos uma empresa que está no mercado Pernambucano a mais de 20 anos atuando com o conceito de escritório virtual e Coworking.

Disponibilizamos salas exclusivas e com toda infraestrutura necessária para escritório compartilhado ou individual.

Além de sala de reunião, recepcionista ao vivo, tratamento de correspondências, serviço de copa, endereço comercial e domicílio fiscal, o próprio ambiente por se dar condições de você ampliar a sua rede Networking que nada mais é do que a ampliação de rede de contatos profissionais.

Estamos localizados em três endereços na capital pernambucana, no caso, em Recife Olinda e Paulista-PE.

Aliás, os endereços foram escolhidos estrategicamente, pois estão em locais privilegiados para favorecer ainda mais do seu negócio.

Você também pode até agendar uma visita e conhecer a estrutura pronta para você trabalhar.

Temos ótimos planos flexíveis ao seu bolso.

Mas, independente da situação do mercado, sempre existem oportunidades para bons negócios.

Bem, aproveite este guia com várias dicas para melhorar a gestão financeira do seu negócio e para aumentar os resultados da sua empresa.

Conte com a gente para lhe auxiliar no crescimento do seu empreendimento.

1. Crie metas

Não precisa ser começo do ano para definir metas e objetivos.

Independente da época, esteja sempre pensando no futuro da sua empresa, onde ela precisa chegar.

Além disso, tenha indicadores e métricas para acompanhar como está a evolução do negócio.

Isso pode ser feito através do aumento da produtividade dos funcionários ou pelo lucro.

2. Use as redes sociais

Sua empresa precisa estar onde as pessoas estão.

Hoje a maioria das pessoas têm redes sociais e passam boa parte online, por isso participar ativamente nas redes sociais é ideal.

Se possível tenha um funcionário restrito para fazer essa função de estar alimentando as redes.

Procure um colaborador para trabalhar nas redes sociais que seja criativo, organizado e cordial.

O uso das redes sociais fica melhor com três tipos de ferramentas: as de agendamento de conteúdo, de análise de interação e de monitoramento do que é dito sobre sua marca na rede.

Aprenda a usá-las e a falar mais de perto com os consumidores.

3. Corte custos

Reveja os custos da sua empresa, agora é a hora de cortar alguns gastos.

Uma dica é verificar com atenção os custos variáveis e fixos.

Veja também em que está sendo gasto mais dinheiro do que deveria.

4. Planeje novos lançamentos

Inovar e diversificar o portfólio da empresa pode ser a saída para melhorar o resultado neste ano.

A dica é planejar tudo para evitar falhas e ir melhorando o produto conforme tiver retorno e opinião dos próprios clientes.

5. Capriche no pós-venda

Não adianta tratar o cliente muito bem na hora da venda e deixá-lo de lado quando ele voltar com um problema ou uma reclamação.

Invista em um atendimento pós-venda impecável para que o consumidor insatisfeito se transforme em um fã da sua marca.

6. Atue dentro da lei

Contrato social, CNPJ, alvará de funcionamento, nota fiscal e inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda.

Estas autorizações, além de outras específicas, são essenciais para que o negócio atue dentro das normas legais.

Informe-se com seu advogado e/ou contador e tenha esses documentos em dia.

7. Calcule sua margem de lucro Conhecer os custos envolvidos na produção de um item e qual pode ser sua margem de lucro é essencial para conseguir resultados melhores.

Na hora de fazer a conta, tente incluir a parcela de custos fixos operacionais que o preço de vendas deve cobrir.

8. Use o marketing a seu favor

Ter um procedimento padrão para momentos de crise é uma forma de usar o marketing a favor do seu negócio.

Assuma o erro, planeje uma estratégia e esteja sempre disponível para falar com os clientes.

9. Aprenda a lidar com conflitos

É função do empreendedor e chefe mediar conflitos dentro da empresa.

Para isso, aprenda a ouvir os dois lados, tenha uma postura racional e incentive o diálogo entre os colaboradores.


10. Retenha talentos

Ser uma empresa pequena não é motivo para não ter talentos.

Hoje, muitos talentos são atraídos pela ideia de participar de perto das decisões da companhia.

Além disso, ofereça a chance da pessoa aprender no cotidiano do negócio.

11. Evite erros

Muitas vezes sem um profissional especializado em marketing, as pequenas empresas cometem erros básicos em suas estratégias de comunicação.

Uma forma de evitar isto é acompanhar e monitorar o comportamento do consumidor, suas preferências, necessidades, critérios de compra e uso de produtos.

E aí, tá gostando das dicas?

Veja também esse outro tema depois:


12. Leve as reclamações a sério

Entender o que está motivando a reclamação pode ser uma fonte de inovação para o seu negócio.

Por isso, escute o consumidor e tente encontrar uma solução que possa ser aplicada a outros casos.

13. Tenha um plano de marketing

Reúna sua equipe e comunique a todos o seu plano de marketing.

Este documento deve incluir uma análise do ambiente de negócios, as ações de marketing, o planejamento em si e como será feito o controle das metas.

14. Negocie mais

Saber negociar melhor pode ser a chave para aumentar as vendas.

Entre as várias técnicas de negociação, vale observar qual é o motivador de compras.

Faça perguntas que te ajudem a perceber os motivos que levam o cliente até você.

15. Acerte os impostos

Estar em dia com o pagamento de tributos e impostos é essencial para pequenas empresas.

Converse com seu contador e programe-se para quitar dívidas desse tipo, se for o caso.

16. Proteja sua empresa

Se você criou um novo produto, é imprescindível fazer o registro da patente.

Este é um processo que pode ser demorado, mas é a única forma de proteger sua criação.

O registro deve ser pedido ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

17. Tenha um programa de fidelidade

Clientes fiéis devem ser bem conservados.

Uma saída é criar um programa de fidelidade.

Para isso, é preciso ter um bom produto, trabalhar a imagem do negócio no mercado e desenvolver um canal de comunicação constante com os consumidores.

18. Escolha a melhor equipe

O momento de entrevistar e selecionar um novo funcionário pode ser difícil para quem não estiver preparado.

Uma boa tática é usar técnicas mais modernas de seleção, como simulações e jogos online.

19. Organize seu tempo

Manter a agenda bem organizada ajuda a ganhar tempo no dia a dia da empresa.

A dica para os empreendedores é centralizar os compromissos no mesmo lugar, no smartphone ou em uma agenda, e não ficar distribuindo pedaços de papel por todo lado.

20. Escolha o melhor regime tributário

Se a sua empresa estiver enquadrada no regime tributário errado, pode estar pagando mais impostos do que deveria.

Por isso, cheque com seu contador se o enquadramento no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido está adequado para o negócio.

21. Reconheça sua equipe

Reconhecer o mérito dos colaboradores da sua empresa pode motivá-los e, muitas vezes, não custa nada.

Uma forma de fazer isso é conhecendo as características individuais de cada um e desenvolver uma relação menos fria e numérica.

22. Tenha um salário

A falta de organização com a retirada de dinheiro da empresa pode causar um rombo nas contas.

Por isso, os sócios podem escolher a forma como querem calcular seu salário: retirada por atividade, pró-labore e distribuição de lucros.

23. Pense no futuro

De vez em quando, é importante deixar o dia a dia de lado e dar atenção aos planos do seu negócio para o futuro.

Sua empresa precisa saber onde quer chegar.

Uma empresa sem destino acaba se perdendo.

24. Construa uma marca

Invista para que sua marca seja conhecida no mercado.

Uma característica importante é escolher um nome fácil de lembrar.

Além disso, não escolha uma marca muito parecida com a dos seus concorrentes.

25. Calcule a lucratividade

Para calcular a lucratividade, use os dados financeiros da empresa, que costumam estar no Demonstrativo de Resultados do Exercício (D.R.E.).

Os valores de vendas ou faturamento e de gastos (custos ou despesas) ajudam a chegar neste valor.

26. Controle as dívidas

Faça um levantamento das dívidas do seu negócio e procure reduzir o peso delas no orçamento.

Quando precisar de dinheiro, prefira financiamentos de longo prazo a empréstimos de curto prazo com altas taxas.

27. Meça seus resultados

Tenha indicadores que ajudem a mostrar se a empresa está no caminho certo.

Isso pode ser feito através da margem de lucro, do nível de endividamento, do retorno sobre o investimento e até mesmo do giro de funcionários.

28. Use um software

Um software de gestão para ajudar sua empresa na parte de gestão financeira, controle de estoque, fluxo de caixa, vendas, agendamento de compromissos, contas a pagar e a receber, contatos, unificação dos bancos entre outras soluções.

Tudo isso é feito para otimizar muitos processos e economizar tempo e dinheiro.

Gostou? Esperamos que sim!

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