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6 Passos Práticos Para Ter Mais Eficiência Na Gestão de Pessoas

Atualizado: Abr 24



Fundamental para o alcance dos objetivos de uma empresa, a gestão de pessoas é responsável por ganhos em organizações de qualquer área de atuação em que haja colaboradores em operação.


Fundamental para o alcance dos objetivos de uma empresa, a gestão de pessoas é responsável por ganhos em organizações de qualquer área de atuação em que haja colaboradores em operação.


Neste conteúdo explicativo que a empresa Multioffice Escritório Virtual disponibiliza para você, iremos falar sobre a importância dessa gestão para aumentar a colaboração e a produtividade dos colaboradores nos processos de trabalho do seu empreendimento.


Se esse é o seu objetivo, acompanhe os próximos tópicos.


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1. ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA SUA EMPRESA


Contratação Efetiva


Ao selecionar um candidato, muitas vezes, a escolha vai para aquele que apresenta mais qualificações.


Com um gerenciamento de pessoas eficiente, é possível contratar aquele que é mais adequado para as atribuições reais do cargo.


Aumento da Produtividade


A produtividade está ligada à motivação, que, por sua vez, só acontece em meio a indicações claras quanto às atividades a serem desenvolvidas, assim como a realização de treinamentos.


Melhoria do Ambiente de Trabalho


Com a administração de pessoal, o clima organizacional só tende a melhorar.


Principalmente com a aplicação das boas práticas da área, o sentimento de pertencimento aumenta, reduzindo conflitos internos.


Desenvolvimento e Retenção de Talentos


Os colaboradores de uma empresa trabalham para o seu desenvolvimento, mas, por outro lado, precisam ser capacitados.


A gestão de pessoas observa esse ponto, mantendo bons profissionais motivados e permanentes.


Compreensão das Metas


O alinhamento dos objetivos organizacionais e individuais é fundamental para que as pessoas alcancem propósitos dentro da empresa.


É papel dos gestores indicar as metas da organização e garantir que elas sejam entendidas e alinhadas com cada colaborador.


2. IMPLEMENTE A GESTÃO POR COMPETÊNCIA E VEJA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EQUIPE


O sistema tradicional de gestão de pessoas é baseado em tarefas.


Nesse sentido, tudo o que deve ser feito é colocado para a equipe em primeiro lugar.


Por isso, na hora de recrutar um funcionário, é fundamental que o candidato já saiba qual será a sua função, atribuições e características do trabalho.


Com tudo já preestabelecido, esses cargos determinam uma carreira em que a pessoa permanece sem qualquer mobilidade.


Isso vai diretamente contra a Gestão por Competência, que tem fundamental importância para o gestor que deseja considerar e valorizar os funcionários envolvidos em seu projeto.


Além de estimular a produtividade nas pessoas, ela entende que não há como evitar falhas eventuais.


Nesse sentido, é possível contar com colegas de trabalho mais focados na própria capacidade de produzir, entregando comprometimento com o projeto, uma vez que esperam o reconhecimento em troca.


A seguir, explicaremos cinco passos necessários para inserção dessa gestão em sua empresa. Vamos lá?


Reuniões Com Foco no Modelo


Todas as reuniões da empresa devem estar focadas nas aptidões que a organização necessita.


Você pode conseguir isso por meio do uso de métodos definidos com base no debate da visão estratégica do empreendimento.


Hierarquia de Competências


Quando você precisar levantar dados sobre as habilidades distribuídas pela empresa, é importante que seja possível perceber os diversos níveis dentro de uma hierarquia de competências.


A possibilidade de realizar subdivisões é uma prática útil para quem deseja planejar e desempenhar o Ciclo por Competências.


Reposicionamento de Funcionários


Ao avaliar as competências dos membros da sua equipe, você poderá até mesmo realocá-los de acordo com suas aptidões.


Desmembramento da Empresa


Conhecendo as competências disponíveis, o gestor também pode aproveitar para desmembrar a empresa, analisando melhor os perfis e papéis específicos.


Trata-se de redesenhar o mínimo que se espera de cada profissional.


Isso ajudará você a identificar a compatibilidade entre cargos e capacitações.


Recrutamento Com Base


Outro recrutamento se tornará mais simples e eficiente, uma vez que você tem todas as competências para o cargo em questão.


Poderá relacionar as exigências com os perfis para escolher o candidato mais adequado.


3. ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE COM INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO


Como sabemos, toda empresa que deseja melhorar seus processos deve apostar em indicadores para monitorar se as metas propostas estão sendo atingidas pelos seus funcionários.


O gestor de projetos não pode apenas delegar sem manter os olhos no desenvolvimento das atividades.


Verificar o andamento das tarefas é um papel importante que pode se tornar mais fácil por meio da análise de dados.


O investimento nas ferramentas certas poderá fazer com que os líderes consigam realizar mudanças estratégicas, facilitando o alcance dos resultados.


OKR


Um dos métodos mais utilizados pelas empresas mais inovadoras do mundo é o OKR (Objectives and Key Results).


Ele é um tipo de framework de definição de metas desenvolvido pela Intel e adotado em diversos tipos de empresas, das mais simples às gigantes.


Os OKRs equivalem a um grupo de objetivos integrados que contribuem para os objetivos macro de uma empresa, tanto de maneira individual quanto coletiva.


Uma cultura de OKR se estabelece na empresa quando ela deseja firmar um processo estruturado para o alcance das metas.


A partir dele, os gestores podem compreender melhor seus escopos de trabalho, delegando melhor as tarefas e tendo uma direção melhorada quanto à distribuição dos esforços.


Smart


Outra alternativa interessante para as organizações é o estabelecimento de metas SMART.


Essa opção representa ganhos reais na estrutura e rastreabilidade das metas e objetivos.


Em vez de resoluções vagas, a configuração de metas SMART cria trajetórias verificáveis ​​ em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa da capacidade de atingir a meta.


No cotidiano corporativo, a definição de metas SMART é uma das ferramentas mais eficazes na prática, atuando logo depois do mapeamento dos contornos do seu projeto.


4. MELHORE A COMUNICAÇÃO INTERNA E TENHA UMA EQUIPE ENGAJADA


Manter uma boa comunicação interna é um fator vital para uma gestão eficiente.


Afinal, essa é uma das principais causas pelas quais os colaboradores se unem ou se separam dentro da empresa, afetando os resultados em geral.


Por essa questão, não poderíamos deixar esse tópico passar em branco.


Se você quer ter uma equipe mais unida, é hora de entender que a gestão de pessoas é uma ferramenta feita para destruir os ruídos da comunicação pessoal.


Que tal algumas dicas de como implementá-la?


Promova Eventos Internos


Investir em eventos é uma das estratégias mais eficazes para melhorar o relacionamento entre sua equipe.


Por mais que pareçam um desperdício de tempo, momentos de descontração podem salvar um time contra a falta de empatia e colaboração mútua.


Nesse sentido, você pode promover mais reuniões, palestras e cafés da manhã para gerar integração, ou até mesmo workshops sobre procedimentos da operação.


Tenha Um Canal de Comunicação Eficiente


A sensação de não ser ouvido só deixará os seus colegas de equipe frustrados e desmotivados.


Por mais que você não queira de fato ignorar as pessoas, essa é a impressão que você pode deixar ao não atentar à voz dos colaboradores.


Para evitar esse problema, certifique-se de que exista um canal de comunicação interna em bom funcionamento.


Por meio dele, líderes e liderados precisam ser capazes de se comunicar de forma eficiente.


Agende um novo momento pra conferir esse outro tema:

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Desburocratize o Contato Entre os Setores


Qualquer tipo de parede que impeça o contato entre as diferentes áreas de uma companhia só instiga a criação de pedaços isolados e a retenção de dados relevantes.


Desburocratize essa relação interna, trabalhando sempre para gerar integração.


Um funcionário não pode ter dificuldades para falar com seus superiores ou com membros de outro setor.


Abra espaço para conversa e acesso, tornando os procedimentos mais simples e rápidos.


Elimine as barreiras físicas e aposte em espaços conjuntos para lazer, contando ainda com o uso de um software de comunicação interna.


Elabore Guias Para os Novos Funcionários


Fazer com que os novatos se integrem às regras e procedimentos padronizados é sempre uma tarefa desafiadora.


A elaboração de guias pode ser uma excelente ideia para uma comunicação inicial, trazendo a pessoa para o ambiente da empresa.


O momento de chegada desse novo funcionário exemplifica um bom momento para entregar uma minicartilha, ou, talvez, durante o início de um treinamento processual.



Esteja atento para que o guia comunicativo esteja aliado às ferramentas que manterão os funcionários orientados sobre os aspectos necessários ao longo da jornada da empresa.


Opte Pela Transparência


Esconder as novidades ruins e boas dos funcionários pode fazer com que o público interno perca a confiança no gestor.


A transparência no relacionamento com os colaboradores é um ponto que precisa ser ressaltado do início ao fim.


Por isso, deixe que as pessoas sejam as primeiras a conhecerem as mudanças que vão influenciar a rotina de trabalho.


É extremamente importante que os colaboradores não fiquem sabendo de momentos importantes da empresa por fontes externas.


5. ENTENDA COMO DESENVOLVER UMA EQUIPE COLABORATIVA E PRODUTIVA


Uma equipe improdutiva é uma das piores despesas que qualquer organização pode ter.


Em uma situação como essa, a empresa perderá ao custear a folha de pagamento investindo em um grupo que não dá retorno.


Salários, benefícios, RH e por aí se vai o dinheiro.


Uma equipe desejável é aquela que se preocupa em alcançar suas metas.


Contudo, quem é capaz de se manter motivado quando não sabe aonde quer chegar?falta de objetivos claros não funciona para as pessoas.


Como gestor, você precisa manter o compromisso com a atualização diária das metas, ajustando o que deve ser feito todos os dias e verificando o andamento das atividades dentro do mesmo expediente.


Mas como construir um time fortalecido, valorizado e de alta performance para a empresa?


Confira nossas principais dicas a seguir:


Reconheça o Empenho dos Funcionários


Reconhecer o esforço de cada funcionário é um passo importante para a fluidez na comunicação em projetos.


O ato de perceber e elogiar a eficiência alheia pode ser uma verdadeira ferramenta de integração para o time.


Como líder, é crucial que você note a importância que existe ao reconhecer publicamente um colega ou equipe e recompensá-los pelo seus esforços e resultados positivos.


Experimente criar o hábito de divulgar as pessoas que têm mais destaque, mostrando para o restante da organização o que você espera que seja um comportamento exemplar.


Priorize as Tarefas


A listagem das atividades de acordo com a urgência é uma habilidade essencial para o gestor de projetos, uma vez que abre caminho para um controle aprimorado dos prazos.


Passar a maior parte do dia resolvendo tarefas menos aquecidas enquanto as mais quentes estão a ponto de explodir não vai adiantar.


Tarefas comuns podem ganhar um prazo estipulado.


As rotineiras podem ser sequenciadas.


Já as tarefas urgentes não têm prazo.


Elas precisam ser feitas ontem.


Portanto, saiba identificar o que precisa ser feito no momento e o que pode ser deixado para depois.


Invista em Tecnologia


Em plena era da informatização, as alternativas inteligentes para manter sua equipe focada nas atividades prioritárias são variadas.


Hoje em dia, os recursos se integram da melhor maneira possível.


Quem quer ganhar pontos na gestão de atividades não pode ignorar o poder da tecnologia.


Quando você enxerga o avanço tecnológico como um aliado da sua gestão, os ganhos chegarão com maior velocidade, aumentando a eficiência do negócio, desburocratizando processos e oferecendo praticidade para as tarefas acessórias.


O controle do fluxo de atividades é um benefício excelente proveniente dos softwares de gestão mais aplicados.


Na mesma linha, a interação de membros do time distanciados geograficamente é outra vantagem fantástica.


Abra seus horizontes e aprenda a confiar na informatização para gerir a informação de forma mais efetiva.


Revise Para Melhorar Os Processos


Toda vez que você investe na elaboração de um novo plano, a empresa herda mais conhecimento e esboços para os próximos contratos.


Por mais que você ache que se lembra de todos os pontos fortes e fracos do projeto concluído, vale a pena voltar atrás e listar seus aprendizados.


Analise suas entregas e a priorização de tarefas que você categorizou como urgentes.


O processo de revisão vai fazer com que cada projeto seja otimizado, identificando tudo o que tirou você e sua equipe do foco.


Depois disso, é hora de encarar o próximo projeto mantendo sempre a gestão de pessoas como foco prioritário.


6. DESENVOLVA O FEEDBACK E TENHA MELHORIAS NO DESEMPENHO DA EMPRESA


A comunicação fluida requer que ambos os lados falem e sejam ouvidos.


Se você deseja que os colaboradores se sintam valorizados, invista em escutá-los.


Por outro lado, quando for falar, saiba como se expressar para melhorar o desempenho geral.


Opiniões devem ser recebidas, reconhecidas e consideradas tanto por líderes quanto por liderados.


Já estamos chegando ao final dessas dicas, mas temos a certeza de que vale a pena citar quais as melhores táticas para um feedback melhor.


Pode parecer óbvio, mas muitos líderes chegam para dar feedback aos integrantes de sua equipe sem qualquer tipo de preparação.


Vai tomar alguns minutos, por vezes até horas, sim.


Mas não há como fugir disso!


Mantenha uma planilha em que você vá marcando durante seu dia a dia os pontos importantes que deverão ser mencionados durante a reunião de feedback.


Assim, antes de se encontrar com seu funcionário, é só revisá-la e acrescentar aquilo que acha que será importante.


Por mais que seja doloroso para alguns apontar as falhas de pessoas com quem se relacionam, isso deve ser feito.


E claro, de uma forma sutil e que não deixe seu colaborador constrangido.


Da mesma forma, reconhecer as virtudes do funcionário de forma adequada só vai fortalecer a relação de trabalho.


Agora, reforce sua opinião com exemplos concretos e dados.


Isso faz o colaborador perceber que foi notado de verdade e que você se importa com o que ele faz e o observa de perto.


Não há como fazer feedback no improviso.


Aproveite sua planilha e faça uma lista dos tópicos que vai abordar e, inclusive, como contraditar eventuais objeções.


CONCLUSÃO


Para além de apenas cumprir com as questões trabalhistas, o cuidado com os funcionários pode atuar como uma ação de grande impacto na realização de tarefas estratégicas.


Esperamos que você tenha aprendido mais sobre gestão de pessoas com a leitura deste material.


Há mais de 21 anos no mercado, a empresa Multioffice Escritório Virtual tem como objetivo ajudar empresas, startups e profissionais independentes de diversos portes e segmentos de mercado a entender e aproveitar os benefícios de ter um serviço dessa natureza, conseguindo assim atingir a alta performance em seus negócios.


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