top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Como Ir Ao Próximo Nível no Seu Negócio

Atualizado: 29 de abr. de 2020


...em um país que está em crise há pessoas progredindo. E em país rico, há pessoas fracassando... Você sabe a primeira característica do empreendedor de sucesso? Pois é. Eis uma pergunta que desconcerta qualquer um, não é mesmo?



Somos apaixonados por empreendedorismo, entendemos a sua importância para a sociedade como um todo. Cada vez que um empreendimento consegue se estabelecer no mercado, significa mais emprego direto indireto. E, naturalmente que isso faz a economia “girar” Somos focados no conceito de escritório virtual há mais de 20 anos, aliás, a empresa Multioffice Escritório Virtual é pioneira nesse segmento aqui em Pernambuco. Temos desde salas que comportam escritórios compartilhados (chamados de Coworking), escritório executivo, sala de reunião, recepcionista ao vivo, gerenciamento de correspondências, serviço de motoboy e copa, rede de networking (contatos profissionais para você) e etc. O ambiente é totalmente profissional e equipado para você poder executar suas atividades da melhor maneira possível sem se preocupar com questões técnicas administrativas. Temos três endereços para sua comodidade, todos com ótimas localização comercial.



O ambiente é ideal para empresas, startups e profissionais independentes. Bem, vamos juntos responder à pergunta inicial? “A primeira característica do empreendedor de sucesso é: E-N-T-U-S-I-A-S-M-O”. Faz sentido. Como alcançar sucesso nos seus negócios sem entusiasmo? Para aqueles que iniciaram do zero e hoje tem o seu espaço ao sol entendem e certamente concordam com a indagação. Vejamos na seguinte historinha: Um estrangeiro em terras brasileiras que começou a gravar áudios sobre sua visão de mundo. Em fita cassete! Sabe o que é? Lembra? Se você é dos anos 1980 é bem familiarizado com esse objeto. De repente, seus áudios começaram a ser copiados e comercializados. Seus áudios foram pirateados, revendidos e até dados para inúmeras pessoas. Não é possível ao menos mensurar quantas pessoas ouviram seus áudios. Seus áudios explodiram no Brasil inteiro. E ele tinha duas opções: - Desistir, já que seu trabalho foi copiado; ou - Fazer o que os empreendedores fazem: pegar um limão e fazer uma limonada. Ele decidiu agir como empreendedor e começou a usar isso como ferramenta de posicionamento. Esse cara é o Pablo Paucar. E ele passou a se apresentar assim: “Oi, tudo bom? Eu sou o Pablo Paucar, autor dos áudios mais pirateados do mundo”. Com esse posicionamento, mais e mais pessoas queriam ouvi-lo. E eu tenho que dizer. Ele é fantástico. Hoje, depois de tantos anos, já foi ouvido presencialmente por mais de 1 milhão de pessoas. Por causa de uma fita cassete que ele gravou lá atrás. Algumas das coisas que ele falou nesses áudios geraram incontáveis mudanças de vida. E esse áudios também geraram inúmeros treinamentos. Uma sequência do que ele plantou lá no início. Ele escreveu um livro que muda a cabeça de qualquer empreendedor: Mentalidade. E criou um treinamento chamado Next Level. É um treinamento que te leva para… O Próximo Nível do Seu Negócio Quando Pablo Paucar decidiu gravar aqueles áudios, ele queria que as pessoas parassem por um momento e refletissem. Porque as pessoas não estavam refletindo. Porque o batidão do dia a dia é tão grande que elas saem correndo pela manhã, enfrentam trânsito enorme, comem alguma coisa dentro do carro, talvez até se maquiem ou se arrumem enquanto o semáforo está vermelho. E chegam no trabalho, enfrentam 10 horas, fazendo uma coisa que talvez nem gostem tanto. Chegam em casa, cozinham algo para a família e estão loucos para sentar no sofá e assistir um reality show. Para quê? Para não pensar em nada. Para relaxar. E as pessoas entram nesse batidão por um ano. Dois anos. Cinco anos. Dez anos.

E sabe o que acontece? Parece que você piscou, abriu os olhos e já se passaram 10 anos. E vão passar mais 10. o menos que você pare, de vez em quando, para abrir uma porta de melhoria para os próximos anos. A primeira coisa que você precisa saber e entender é… Por que você está aí? Na situação em que você está e na condição em que você está - e pode ser uma condição boa - por que você está aí? Você sabia que o incrível do ser humano é que ele é capaz de mudar a situação atual? Ele é capaz de sair de centavos a milhões. Da doença para saúde. Da ignorância para a sabedoria. Ele é capaz de transformar a sua situação. O seu animal de estimação não é capaz de fazer isso. Ele não é capaz de pensar como quer estar daqui a 10 anos. Se ele quer que o dono dele fique rico, more numa mansão e dê a ele uma ração importada.

Ele simplesmente não é capaz disso. O ser humano, sim, é capaz de transformar a sua realidade. A sua realidade presente não determina a sua realidade futura.

Quer ver mais conteúdo, depois veja também:



E algumas respostas para esta pergunta são:


1. Você gosta disso


Mas será que você gosta mesmo ou está apenas habituado?


Sabe quando aparece aquele barulhinho no carro e você não leva ele para o conserto porque já está habituado?


Ou quando você tem aquela pequena dor nas costas e não procura um médico?


As pessoas se acostumam a conviver não porque gostam de estar em certas situações mas porque começou a ficar acostumado.


As pessoas se acostumam com “dorzinhas”.


2. Quer sair, mas tem medo


É normal ter medo. As pessoas de sucesso também têm medo. Mas eles não deixam que o medo paralise o seu ímpeto, a sua vontade de crescer, de vencer, de expandir, de fazer coisas.


Não tenha medo de tentar. Você não sabe se vai dar certo ou não, mas você está preocupado, angustiado. Passa um filme pela cabeça.


3. Você quer sair, mas não sabe como


Pablo diz que o seu mentor costuma dizer o sucesso não é um caminho, mas um labirinto. E nesse labirinto, existem muitas portas. Talvez, você precise ter um mapa.


Um mapa pode evitar erros que podem custar anos para você.


4. Você quer, mas não te deixam


A pergunta aqui é: quem não te deixa progredir? Quem não te deixa avançar ao próximo nível.


Talvez aquele amigo que critica você. Quantas vezes você já ouviu alguém na sua família, ou um relacionamento próximo, dizer que você estava louco porque você queria montar um negócio?


Isso é um bom sinal. Os loucos é que fazem milhões. Os normais, não.


Foi um louco que inventou o iPhone e mudou o mundo. Esse foi Steve Jobs.


Foi um louco que disse que ia libertar a Índia sem armas. Esse foi Ghandi.


Os loucos mudam o mundo. Eles têm coragem de ir na contramão.


E, quando o louco entra na contramão, além de buzinas, ele escuta algumas coisas.


Precisa ser forte o suficiente para continuar. Porque muitos desistem. E isso é o principal fator das empresas fecharem.


O verdadeiro inimigo que as pessoas têm é o interno. Suas próprias crenças, dúvidas, paradigmas…


Solte seus cadeados mentais


5. Você não tem para onde ir


Algumas pessoas pensam que são muito novas para empreender, enquanto outras pensam que são muito velhas.


Mas há histórias de pessoas novas que estão mudando o mundo. E histórias de pessoas que começaram com 50 anos.


Ray Kroc tinha 55 anos, artrite, diabetes e estava quebrado. Aos 75 anos, ele já tinha feito mais de 300 milhões de dólares ao criar um empreendimento.


O próprio Pablo é outro exemplo. Ele começou a empreender aos 18 anos, quando saiu do Equador e chegou a Curitiba. Ele começou panfletando nas ruas.


Mas há outra pergunta importante a se fazer:


Como Você Chegou Aí?


Como você chegou nessa situação? Presta atenção. Há algumas respostas.


(A) Instruções Erradas


Você já pegou um ônibus errado alguma vez?


É um desespero. No meio do caminho, você, sem conhecer aquelas ruas, se pergunta onde está e descobre que pegou o ônibus errado.


Quando você entra em um ônibus errado, ou você é positivo - e aí você cruza os dedos e pensa que vai dar tudo certo. Positivo é o cara que não pagou a conta de luz e se convence de que a luz não será cortada.


Ou é negativo. A pessoa reclama de tudo… da crise, da política, de tudo! Mas ele não desce do ônibus.


E esse é o ponto.


Chega um momento em que é preciso mudar.


Tem uma diferença entre persistência e teimosia.


Tem uma hora que você precisa analisar a sua trajetória, entender os números, ler o mercado e parar para pensar.


Talvez isso possa mudar a sua vida e transformar os seus resultados nos próximos anos.


(B) Por Acidente


As coisas boas que vão acontecer em sua vida não serão por acidente. Vão ser projetos que você construiu de forma proposital, intencional e deliberada.


Se você não tem uma vida intencional, a outra opção é deixar que o vento leve o barco da sua vida.


Você não pode controlar o vento. Você não controla o dólar, nem o governo.


Você não precisa controlar o vento, você só precisa ajustar a posição da vela. E a vela é a sua mentalidade.


Quando você ajusta a mentalidade, com o mesmo vento, você vai na direção contrária.


Por isso, em um país que está em crise há pessoas progredindo. E em país rico, há pessoas fracassando.


Não tem a ver exatamente com a economia do país. Quem determina a sua economia é a sua mentalidade.


O destino não muda da noite para o dia. Mas a direção muda em um segundo.


Entenda que o sucesso e o fracasso são extremos do mesmo caminho. Você escolhe todos os dias o caminho que você quer seguir. Porque é preciso foco, persistência e disciplina.


Se você fuma todos os dias com disciplina, foco e persistência, você, provavelmente, alcançará uma doença em 10 anos.


(C) Instruções certas, mas você não entende


Um bebê ainda não decifra a linguagem. E, quando ele está prestes a colocar o dedo na tomada, você provavelmente grita NÃO. E ele te olha assustado. E entende que há algo que ele não pode fazer.


Com o tempo, ele passa a entender a linguagem. Só que isso é um processo.


Vai haver funcionário seu que você fala um milhão de coisas e, para ele, é barulho. Ele não entende nada.


É preciso ter paciência. Porque a pessoa precisa evoluir.


Antes de mandar um funcionário fazer algo, peça para ele repetir tudo o que você disse.


(D) Você entende as instruções, mas mesmo assim não as segue (ego)


Às vezes, pode ser o ego. Se você já entendeu as instruções e, ainda assim, está fazendo errado, aí não tem como dar certo.


Antigamente, as carteiras de cigarro vinham com letras pequenininhas que diziam: fumar PODE fazer mal à saúde.


Hoje, tem uma imagem assustadora que diz: Fumar mata!


(E) Instruções Próprias


As instruções próprias são as suas intuições. E a pessoa segue suas próprias intuições até encontrar o caminho.


(F) Conflitos de Personalidade


Sabe a diferença entre líder e chefe? Chefe é aquele que dá ordens e não se conecta com as pessoas. Líder é aquele que inspira.


É preciso formar uma geração de empresários-líderes. Porque o empresário-líder será capaz de inspirar os seus funcionários.


O funcionário trabalha na sua empresa porque você paga o salário. Se ele falta, recebe advertência.


Quando o líder tem conflitos de personalidade, ele vai ficar com ciúme de ver outra pessoa crescer ou se destacando.


Como você pode fazer, então?


É preciso aprofundar as habilidades dos líderes, de persuasão e comunicação.


Você Precisa Saber Aonde Você Quer Ir Para saber aonde você quer ir, você precisa de um mapa, uma meta, de instruções… E, olha só um insight poderosíssimo que o Pablo ensina: Clareza te dá poder! Saber o que você quer e aonde você vai. Isso te dá muita força. Dá persistência, criatividade e visão.


Com Que Propósito Você Levanta Todos os Dias?


Deve ser a pergunta que está martelando aí na sua cabeça.


Sabe a pessoa que acorda cedo todo dia e vai trabalhar para pagar aluguel no fim do mês? Ela, provavelmente, não tem propósito. Não tem rumo.


É como se entregassem a você um quebra-cabeças com mil peças.


E você pega uma peça pequena e, para você, não faz sentido nenhum.


A vida fica tediosa. Fica horrível.


A pessoa que sabe onde quer chegar tem o olho de tigre. Tem um brilho. O olho do tigre brilha porque ele vai caçar.


E aí entregam a você de novo o quebra-cabeças. Agora, nessa caixa, tem uma casa linda, uma mansão, ou um carro importado.


E alguém te diz: se você montar esse quebra-cabeças, você vai lá na imobiliária pegar as chaves da sua casa nova, ou na concessionária pegar o seu carro importado.


Dá até mais entusiasmo para montar, não é mesmo? Porque, agora, você sabe e tem noção do que está fazendo. Começa a fazer sentido.


E, aqui, cabe outra reflexão:


Você anda trabalhando demais? Tem encontrado tempo para a família?


Olha só que impactante a frase do Pablo Paucar:


“Do que adianta ser o homem mais rico do cemitério?”


Forte, não é mesmo? Mas você já parou para pensar nisso?


As suas pernas têm que ter força para te levar onde o dinheiro pode pagar. Isso é sucesso.


Se você quer sair de um ponto ao outro, você precisa ter uma noção do caminho que vai percorrer e quanto tempo vai precisar para chegar lá. E fazer os ajustes para chegar lá.


Mas, além disso, você precisa ter motivos. Uma promessa.


Quando você tem uma promessa clara e grande, tudo é fácil, perto e barato.


Se a promessa não está clara, tudo é difícil, longe e caro.


A promessa deve ser clara e, aí, você empresta seus olhos para as pessoas que seguem você.


Essa é a função do líder.


Ele tem que ter a capacidade de ir ao futuro da empresa, ter uma visão inspiradora, fechar os olhos, trazer o futuro para o seu presente e trabalhar feito um louco, anunciando aquilo com entusiasmo.


Forte, não acha?


É isso aí!


Continue firme nos seus propósitos, mas não apenas com a força do braço,tenha bastante clareza nas suas tomadas de decisões.


Valeu? Nós que fazemos o Multioffice Escritório Virtual esperamos que sim. Aproveite para ver esse outro assunto:


bottom of page