Gerencie seu próprio trabalho. Essa pode ser uma das principais definições de trabalho autônomo.
Olá, somos o Multioffice Escritório Virtual, oferecemos serviços de escritório que engloba: salas prontas para reuniões, escritório privativo e coworking.
Também disponibilizamos endereço fiscal (O que é um endereço fiscal e o que é preciso para ter o seu), endereço comercial, localização privilegiada e de fácil acesso, estacionamento, recepção, serviço de copa, atendimento telefônico personalizado e toda a experiência de anos de atuação.
ECONOMIZE ATÉ 70% ou 80% com nossos serviços de escritório em que empresas, startups, associações, cooperativas, ONGs e profissionais podem confiar. Consulte mais informações agora e descubra como podemos ajudar o seu empreendimento a crescer.
São tantas as transformações no mercado de trabalho, principalmente após a pandemia da Covid-19, que nunca foi tão comum, encontramos profissionais trabalhando por conta própria. Há um lugar ao sol para todos e muitos viram no empreendedorismo a única chance de sair da crise.
Mesmo com a facilidade de não precisar de uma graduação formal e pós-graduação, é preciso ter muito conhecimento sobre o que se faz para que os futuros clientes se sintam seguros em contratar esse profissional.
E há outros desafios para os autônomos. Confira neste post as maiores dificuldades de um profissional autônomo e algumas dicas de como resolvê-las.
Diferença entre Profissional Liberal e Profissional Autônomo
Basicamente, a diferença entre profissionais liberais e autônomos é o formato da qualificação.
Enquanto o profissional liberal precisa ter graduação, o autônomo não precisa ter curso superior e seu trabalho se caracteriza por não gerar vínculo empregatício com nenhuma empresa.
Desta forma, o trabalhador independente tem, como o próprio nome indica, total autonomia financeira e profissional, não assumindo a função de empregado efetivo.
Ele pode exercer suas funções de qualquer lugar que queira trabalhar, de casa, do escritório próprio ou compartilhado.
Os maiores problemas do dia a dia desse profissional vêm da gestão do seu negócio. Isso passa pela gestão, pelas suas finanças e como lidar com as questões do mercado.
Principais obstáculos enfrentados pelo profissional autônomo
Preços de serviços
Precificar serviços é um desafio para quase todo profissional autônomo.
A ideia é quantificar, estabelecer valores que atendam às suas necessidades financeiras, que justifiquem o serviço e que estejam na mesma média dos concorrentes.
É preciso um equilíbrio bastante cuidadoso e não é tão simples quanto parece.
A solução para este problema é definir todos os custos da operação, a rentabilidade média desejada e os preços praticados pelo mercado.
Com base nesses três fatores, é possível definir qual lucro é adequado à sua realidade e qual valor médio você pode atribuir aos seus serviços.
Você pode definir seu preço se seguir estas dicas:
Identifique todos os seus custos
Estabeleça se você cobrará por hora ou um determinado valor fixo
Pesquise o valor de seus concorrentes
Defina sua margem de lucro
Com base nesses fatores, será mais fácil para você ter sua tabela de preços.
Controle financeiro
Outro desafio para os autônomos é controlar suas finanças.
Gerenciar todo e qualquer custo para o negócio é uma tarefa fundamental e pode ser um grande problema se não for feito corretamente.
Há um equívoco de que tudo o que você ganha é lucro. E não é assim. Mesmo que você seja autônomo, deve entender que uma pessoa física (você) é uma coisa e uma pessoa jurídica (seu negócio) é outra, mesmo que isso pareça confuso à primeira vista.
Uma das melhores formas de organizar um orçamento é manter um fluxo de caixa funcionando por meio do controle e registro preciso ou aproximado de todas as movimentações financeiras.
Todos os registros devem ser feitos com atenção: datas e valores de entrada e saída com cálculo de saldo do dia ou semana, se possível.
Ao final de um mês, esse fluxo pode ser resumido e entender, de fato, quanto entrou, quanto saiu e quanto sobrou para calcular o lucro e o capital da empresa.
Dicas importantes:
Tenha uma reserva mensal
Separe contas pessoais de contas profissionais
Elabore um fluxo de caixa projetado para os próximos meses para que não haja surpresas
Se você perceber que não consegue fazer esse fluxo funcionar, conte com a assessoria de um contador.
Atrair novos clientes
Conquistar novos clientes é mais que um desafio; é uma necessidade constante de qualquer profissional autônomo.
Além da preocupação em manter a parte administrativa e financeira do seu negócio funcionando bem, o freelancer tem que usar e abusar da criatividade e do uso de ferramentas e recursos para atrair clientes – o coração de qualquer negócio.
De uns anos para cá, as coisas ficaram um pouco mais fáceis por causa do marketing digital. Não é que seja simples e que não haja trabalho e investimento, apenas se tornou mais viável do que o uso do marketing tradicional com suas campanhas de televisão, rádio e outdoor que na maioria das vezes não cabem no bolso do auto- profissional empregado.
As pessoas pesquisam hoje, absolutamente TUDO na internet.
Desde a roupa que vai vestir, o que vai comer, aos serviços que vai contratar.
Se você não age assim, saiba que grande parte da população faz exatamente assim: abre o Google ou as redes sociais para conhecer novas empresas e seus serviços, todos os dias.
Se você não está lá, com certeza seu concorrente está e é aí que mora o perigo.
A geração de conteúdo que ajude e informe é a estratégia que vem sendo adotada no marketing digital, o chamado Marketing de Conteúdo.
Essa é uma das formas de atrair novos clientes para o seu negócio.
Algumas dicas úteis:
Tenha um site atrativo e funcional
Mantenha seu blog atualizado
Seja ativo e constante nas redes sociais
Forneça um serviço excelente nesses canais e além
Divulgue seus canais de relacionamento com seus clientes
Escolhendo um bom lugar para fazer seu trabalho diário
Pode não parecer, mas escolher onde trabalhar faz toda a diferença na vida de um profissional autônomo.
Primeiramente, para trabalhar e dar o nosso melhor, todos precisamos estar confortáveis, afinal passamos a maior parte do dia trabalhando. Se não tivermos uma estrutura adequada, trabalhamos mal e com isso podem surgir vários problemas.
Desde questões ergonômicas e de postura até estresse – tudo pode acontecer se você não se sentir confortável onde escolher trabalhar.
Conforme dito no início do texto, o profissional autônomo não precisa de um local fixo. Ele pode trabalhar em vários locais e alternar entre eles.
Cabe a cada um entender o que funciona melhor para si.
Os autônomos podem trabalhar em Home Office, alugar um escritório particular, ir para um espaço de coworking ou contratar um escritório virtual como o Multioffice, por exemplo.
No primeiro caso, Home Office, há vantagens como não perder tempo no trânsito e trabalhar com mais conforto, mas o problema nesse caso pode ser a falta de espaço adequado e privacidade.
No caso de um escritório particular, a privacidade e o profissionalismo são as marcas registradas, mas o alto custo impede muitos profissionais de alugar um escritório e pagar aluguel, condomínio, luz e muitos outros custos.
Um Coworking muitas vezes pode ser uma solução, mas dependendo do tipo de segmento e da atuação do profissional, ele terá que receber clientes, ter um ambiente silencioso e mais privativo e isso não é possível em um coworking, que é totalmente compartilhado. . . .
Um escritório virtual acaba reunindo as principais vantagens como ambiente de trabalho para profissionais autônomos: espaço privativo, aconchego, baixo custo, praticidade, escolha de pacotes de valores mais adequados para cada tipo de profissional, entre outras vantagens.
Afinal, liberdade e praticidade é algo que todo profissional autônomo busca quando opta por trabalhar por conta própria, não é mesmo?
A vida de freelancer pode não ser tão fácil quanto você gostaria, mas é possível superar todos os desafios com planejamento, estudo, foco, criatividade e informação.
Então siga essas dicas e passe por cima de todas as dificuldades.
Você gostou do artigo?
Quais são os desafios que você enfrenta como profissional autônomo?
Comments