top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Micro e pequenas empresas brasileiras, o quanto são importantes

Atualizado: 5 de jul. de 2021


Quer um espaço mínimo para escritório em Recife, Olinda e Paulista-PE?


No Multioffice Escritório Virtual, você que planeja lançar ou expandir um negócio, seja uma startup, empresa ou atividade profissional independente, conte com nossos planos e infraestrutura.


Enquanto alguns negócios fecharam as portas, outros iniciaram sua trajetória agora, apesar de um período repleto de incertezas, inclusive para a economia nacional.


Atuamos no mercado de escritório virtual com pioneirismo desde a década de 1990.


E para melhor compreender esse cenário, este texto abordará a importância das micro e pequenas empresas na economia brasileira, além das expectativas para o setor.


Com o propósito de contribuir para o crescimento dos projetos das pessoas, temos um ambiente completo para uso de escritório, temos desde estacionamento, recepção, atendimento telefônico personalizado, sala de espera, o escritório pronto, serviço de copa, tratamento de correspondências e etc.


Além de uma equipe super qualificada e experiente, também dispomos da ótima localização tanto em Recife, quanto em Olinda e Paulista-PE.


Não importa o tamanho do seu empreendimento, nossos planos são ajustáveis as suas necessidades.


Somos apoiadores dos grandes, micro e pequenos negócios.



Aliás, o que são micro e pequenas empresas?


Antes de falar sobre a relevância das micro e pequenas empresas (MPEs), é preciso entender o que as diferenciam, uma vez que ambas são regulamentadas pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, mas possuem características distintas.


Criada em 2006, a lei visa proteger os dois tipos de negócios, regulamentá-los na Constituição Brasileira, contribuir para o seu desenvolvimento, contribuir para a geração de empregos, distribuição de renda, inclusão social e redução da informalidade, garantindo direitos e deveres e fortalecendo a economia.


Na prática, conforme destacado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as diferenças, incluindo o microempreendedor individual (MEI), são as seguintes:

Para fazer valer essa diferenciação, também foi criado um regime tributário específico, o chamado Simples Nacional, específico para esses modelos de negócios, trazendo algumas vantagens, como redução da carga tributária e simplificação dos processos de cálculo e cobrança, analisando a receita anual destes negócios.


Importância das micro e pequenas empresas


Para você começar a ter uma ideia clara da relevância das micro e pequenas empresas, saiba que há até uma data comemorativa para elas, o dia 5 de outubro.


A notoriedade de ambos os modelos de negócios ganhou força na década de 2000 por meio de reformas tributárias, leis e estatutos que se fortaleceram no fortalecimento da classe empresarial no Brasil e, desde então, é possível ver as conquistas na economia.


Dados divulgados no site do Sebrae mostram que eles representam 98% do universo empresarial do país e respondem por 27% de toda a produção nacional. Além disso, geram 52% dos empregos brasileiros e correspondem a 40% da massa salarial.


Saindo dos números, isso significa que, na prática, às vezes até mais do que grandes empresas, são negócios que fazem parte do dia a dia das pessoas e colaboram para que muitos brasileiros garantam o “ganhar o pão”.


A padaria de seu bairro e uma sapataria, por exemplo, ajudam diariamente a fortalecer este cenário e dinamizar a economia nacional, promovendo o desenvolvimento social e econômico, buscando inovação, trabalhando para melhorar o seu próprio desempenho, diversificando a oferta de produtos e até investindo no atendimento.



Pandemia x micro e pequenas empresas


Pesquisa online realizada de 3 a 7 de abril de 2020, pela Unidade de Gestão Estratégica (SMU) do Sebrae, apontou os impactos da pandemia do coronavírus nas microempresas, a partir de entrevistas com 6.080 pequenos empresários de todos os 26 estados do país, em além do Distrito Federal, com 27,8% deles microempreendedores, enquanto 23,4% correspondiam a empresas de menor porte.


Com o agravamento da crise, as ações dos empresários foram para mudar ou não a forma de funcionamento do negócio (entrega online, teletrabalho, rotação de colaboradores, etc.), interrompendo-o temporariamente ou encerrando definitivamente o negócio.


Quando questionados sobre a receita do projeto, tendo ou não sido afetado pelo coronavírus, 87,5% dos entrevistados responderam que diminuiu, resultando em uma queda de 75%.


Voltando aos dados divulgados pelo Sebrae, em 2021 o primeiro bimestre registrou a abertura de 98,1 mil micro e pequenas empresas. O número representa uma queda de 1,7% em relação ao mesmo período de 2020, alertando para as dificuldades que as empresas enfrentam no período.


Para tentar mudar e melhorar esse quadro, o governo tem aderido a diversas ações, como oferecer ajuda, facilitar o crédito e parcelar a dívida e até reduzir os impostos. O objetivo? Continuar fortalecendo e apoiando a importância das micro e pequenas empresas que, como já vimos, têm uma participação extremamente relevante no desenvolvimento do país.


Se seu negócio está passando por um período delicado, saiba que é possível contar com o apoio do Multioffice Escritório Virtual.


Em tempos de crise, talvez uma das soluções mais práticas seja revisar as finanças da empresa, em vez de fechar as portas diretamente.


Se o seu negócio está em um imóvel alugado, por exemplo, ou você vai precisar vendê-lo, os espaços de trabalho colaborativos proporcionam não apenas economia financeira, mas também maior versatilidade na hora de usá-los - o que pode ser bom.


Propício para um cenário em que as restrições governamentais estão sendo aplicadas.


Recomendado para você: o coworking e escritório virtual vale a pena para o seu negócio? Descubra!


Para saber mais sobre a nossos serviços e nossas opções de planos, contate-nos.


Conforme mencionamos anteriormente, desde a década de 1990 que colaboramos com o desenvolvimento e crescimento de vários projetos profissionais dos mais diversos nichos do mercado.


Sendo assim, queremos conhecer seus projetos e contribuir para a plenitude do mesmo, estamos dispostos a enfrentar com sabedoria e determinação as variantes do mercado (política, econômica. social...) afim de somar esforços em prol de uma sociedade evolutiva e igualitária, onde todos tenham a oportunidade de prosperar e seguir firme, inclusive com o propósito de gerar postos de trabalhos e fazer girar a economia.


Afinal, quando o poder de compra das pessoas aumenta, todos ganham com isso.


Conte conosco, sempre!

bottom of page