Blog Multioffice Escritório Virtual
  • Multioffice Escr. Virtual

Trabalho remoto pode ajudar no despertar de comunidades rurais

Atualizado: Mar 7



Até o final de 2020, a mudança para o trabalho remoto seria acelerada em pelo menos 6 anos, segundo pesquisas.


Olá, somos o Multioffice Escritório Virtual, empresa especializada em fornecer espaço de escritório com toda infraestrutura pronta para empreendedores, empresas, startups e profissionais independentes.


Atuamos com pioneirismo em Pernambuco desde os anos de 1990, mais precisamente nas cidades de Recife, Olinda e Paulista-PE.


Salas com mobília, internet, atendimento telefônico personalizado, recepção, sala de espera, sala de reunião e sala de treinamentos.


Local com estacionamento, endereço fiscal, endereço comercial, coworking, networking (possibilidade de ampliar sua rede de contatos profissionais), equipe interna de apoio experiente, ambiente profissional e endereço de acesso privilegiado.


Contate-nos para maiores informações e conheça nossos planos acessíveis!


No tocante a trabalho remoto, não estamos falando apenas do nosso mercado local, globalmente, 54% dos empregadores oferecem trabalho remoto em alguma capacidade - 18% dos quais trabalham à distância em tempo integral.


Embora tenha sido estimulada pela pandemia Covid-19, a mudança e o apelo a um trabalho mais remoto estão em andamento há muito tempo.


Com o uso de tecnologia virtual, como videoconferência e salas de reunião virtuais, os especialistas preveem que a tendência do trabalho remoto veio para ficar.


Como mais empresas fizeram a transição para escritórios virtuais e o trabalho remoto, assim como a mudança de trabalhadores para o campo.


As comunidades rurais experimentaram, nos últimos meses, um influxo de pessoas que consideram uma mudança para uma casa rural - dois terços dos americanos, na verdade, de acordo com uma pesquisa da satelitteInternet.com.


Com as comunidades rurais experimentando um boom de residentes habilitados pelo trabalho remoto, essas cidades menores deverão se beneficiar de maneiras substanciais e inesperadas.


Uma mudança permanente para o trabalho remoto e a descentralização podem impulsionar o desenvolvimento econômico rural


De acordo com a mudança anual da corretora de imóveis RedFin, lá nos EUA, nas visualizações de página, pesquisas por áreas rurais aumentaram 115% e as pesquisas por cidades pequenas aumentaram 84%.


Sem querer fazer comparações com o americanos, entendemos que esse processo é global, logo, essas mudanças terminam por acontecer aqui também, na nossa região.


À medida que mais colaboradores decidem se mudar para áreas rurais, muitos deles estarão capitalizando no custo de vida mais baixo e custos de moradia mais favoráveis.


No entanto, há também uma excelente oportunidade para as empresas capitalizarem nesta mudança também, por meio da criação de centros de colaboradores remotos, a reserva de espaços para reuniões de curta duração, e espaços de coworking em áreas rurais ou até na cidade, para eventuais necessidades.


O estabelecimento de espaços de escritório virtual e coworking como o Multioffice Escritório Virtual, disponibiliza vários serviços para empresas, startups e profissionais solo que precisa de um local com toda infraestrutura já pronta e com um custo reduzido em até 70% em comparação com um infraestrutura tradicional.


A mudança para o trabalho remoto reduziria o custo das despesas gerais de escritório em locais importantes com base na cidade.


Optar por alugar ou desenvolver um espaço de trabalho compartilhado em cidades rurais onde os funcionários estão agrupados pode resultar em muito mais custo-benefício e

combater o isolamento e a solidão dos funcionários - uma preocupação fundamental ao mudar para o trabalho remoto.


De acordo com o relatório State of Remote Work de 2019 da Buffer, a solidão dos funcionários foi a segunda maior preocupação para os trabalhadores remotos.


Para negócios sazonais, também apresenta uma solução ideal para escritórios temporários quando a demanda aumenta.


Para as comunidades, isso contribuiria para o estabelecimento de um novo centro econômico e direcionaria o tráfego industrial/comercial para locais frequentemente negligenciados.


Mais residentes e maior demanda por vida rural significam desenvolvimento imobiliário e urbano


Com a população aparentemente migrando para a vida em cidade pequena, o investimento em imóveis e terras rurais disparará.


Novos empreendedores e empresas em expansão podem considerar a criação de uma base nessas comunidades rurais, para sua equipe de trabalho remota.


À medida que trabalhadores mais qualificados começam suas vidas nas áreas rurais, essas cidades podem esperar o consequente investimento de fundos e juros.


No entanto, ainda há muito a ser feito no que diz respeito ao novo padrão de migração rural, especialmente na região nordeste aqui do nosso Brasil.


Por exemplo, a conectividade de Internet mais lenta para residentes de áreas distantes, pode apresentar questões fundamentais para funcionários que trabalham remotamente.


Estudos mostram que um grande perceptual da população brasileira sem bom acesso à Internet vive em comunidades rurais.


A maioria deles não têm acesso à banda larga de alta velocidade, essencial para reuniões e conferências virtuais.


Além disso, há a questão de os locais serem superados em imóveis rurais por empresas e novos residentes à medida que a demanda cresce e os preços respondem na mesma moeda.


O que saber ao fazer a transição para um espaço de escritório virtual


A tendência de migração e trabalho remoto aumenta o pool de talentos para cidades menores


A fuga de cérebros e a falta de talentos têm sido um obstáculo de longa data para as áreas rurais.


Com a maioria das empresas tradicionalmente optando por localizar seus escritórios no centro da cidade, a maioria das famílias acaba se mudando para uma distância de deslocamento.


Isso resulta na perda de talentos valiosos que seriam usados ​​para desenvolver a área.


Com ferramentas de trabalho remoto, como software de videoconferência, permitindo que as pessoas trabalhem em casa e deem menos ênfase à localização física, as áreas rurais se beneficiarão de um influxo de talentos e habilidades - ambos os quais podem ser usados ​​para impulsionar o desenvolvimento econômico da comunidade.


Além disso, a chamada para o desenvolvimento de infraestrutura ficará mais alta, incluindo banda larga, estradas e transporte.


Aqueles dentro da comunidade também podem ser inspirados a lançar seus próprios negócios na área, isso reforça o empreendedorismo, sem dúvidas.


E com a popularidade de espaços de escritório virtuais e ferramentas como uma recepcionista virtual, muitos deles podem operar confortavelmente seus próprios negócios multinacionais a partir dessas pequenas cidades sem os bloqueios de estrada anteriores.


Dito isso, é notável como a tecnologia permitiu o trabalho remoto e apresentou uma solução para a lacuna de oportunidade da cidade rural que nos escapou por décadas.


Com menos empresas aderindo ao conceito de trabalho remoto e amplas ferramentas para fazer isso acontecer, é a oportunidade perfeita para capitalizar a transformação que pode causar nas áreas rurais.


Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais