top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Plano de Carreiras - Veja como isso pode ajudar ativamente o seu negócio



Crise, mercado competitivo, as dificuldades de qualquer atividade. Todos esses aspectos assustam tanto empresários quanto profissionais, e por isso podem acabar interferindo na relação entre essas duas partes.

Por esse motivo, a insegurança de manter-se em um emprego e ao mesmo tempo do empregador de que o funcionário deseja continuar com a empresa, precisa ser solucionada, o que auxiliaria os dois lados.

Mas como isso é possível?

Existem inúmeras maneiras de fortalecer os laços entre um negócio e seus colaboradores, processo esse que certamente vai contribuir para a produtividade, desenvolvimento de ambos e previsibilidade na qual pode tornar o ambiente de trabalho competitivo de uma maneira saudável.


Escritório Virtual em Olinda PE. Preço Aqui!

E sem sombra de dúvidas, a criação de Planos de Carreira é uma dessas maneiras. Eles tanto facilitam a administração de um negócio como também contribuem para a construção de uma carreira para o profissional.

Mas como exatamente eles podem favorecer o meu negócio? Como estabelecê-los? Por onde começar?

A empresa Multioffice Escritório Virtual, atua a 20 anos no mercado pernambucano - Escritório Virtual em Olinda PE, Recife PE e Paulista PE - e enxergamos no empreendedorismo uma enorme potência no tocante ao crescimento da economia como um todo, e justamente para facilitar o processo de implementação de Planos de Carreira nos empreendimentos, descrevemos aqui um panorama para o empreendedor sobre os aspectos mais fundamentais desse conceito para qualquer negócio.

Esperamos contribuir para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa e também dos colaboradores, que são uma peça fundamental para o seu sucesso!

Vamos em frente!


Empreendedorismo em Pernambuco - Apoio: Escritório Virtual Olinda - Consulte preço conosco

O QUE É UM PLANO DE CARREIRA

Planos de Carreira são espécies de programas estabelecidos pelas empresas que ajudam a definir o processo de progressão profissional de seus funcionários.

Nele é possível determinar quais são os cargos e remunerações que


O QUE É UM PLANO DE CARREIRA - Dica: Multioffice Escritório Virtual em Recife PE

definirão toda a estrutura de uma empresa, assim como os pré-requisitos necessários para que um profissional os alcance em determinado período de tempo.

Ele auxilia tanto na configuração hierárquica de um negócio quanto técnica.

Afinal, através dele é possível observar quais são as possibilidades de crescimento para um profissional tanto quanto a gestão como em relação a sua especialização.

Por isso, é fundamental que um Plano de Carreira bem estruturado consiga alinhar as necessidades da empresa e também os interesses de todos os profissionais envolvidos.

Em muitos casos, mesmo antes de se candidatarem a uma vaga, alguns profissionais, principalmente aqueles com maiores especializações, procurem a estrutura de Planos de Carreira de uma empresa, para entender quais são as suas possibilidades de desenvolvimento.

E, embora não exista um padrão, existem algumas características que são indispensáveis para um Plano de Carreiras saudável para a empresa e que realmente atraia profissionais:

1 # Alcançável: Caso o seu Plano de Carreiras estabeleça pré-requisitos com alto nível de dificuldade, mesmo para os cargos mais baixos dentro da hierarquia, dificilmente esse modelo irá motivar e engajar o seu time. Por isso ele deve ser estabelecido conforme a realidade do seu negócio;

2 # Embasado na sua perspectiva de futuro: Onde a sua empresa deseja estar em um, cinco ou dez anos? A ideia é que o Plano vá de encontro a esse desejo para torná-lo ainda mais alcançável.

3 # Alinhado à cultura da empresa: Valores e cultura devem ser levados em consideração na hora da criação de um Plano de Carreiras para os funcionários.

Afinal, eles contribuem para o desenvolvimento do negócio e interferem diretamente nas escolhas dos profissionais.

4 # Atendendo aos interesses dos profissionais: Eles são uma das partes mais interessadas no desenvolvimento de suas carreiras.

Por isso, suas perspectivas devem ser levadas em conta no processo de criação e implementação de um Plano de Carreiras.

5 # Alinhado com o mercado: O seu Plano de Carreiras precisa estar alinhado com o nível do mercado em relação a cada cargo ou área, para garantir a competitividade e também a coerência do seu Plano.

Todos esses pontos são fundamentais na hora de planejar um Plano de Carreiras de empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Eles inclusive irão lhe ajudar a entender exatamente quais são as especificidades da sua equipe e do seu negócio, tornando o projeto ainda mais consistente e com possibilidades de sucesso.

Leia também:


A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA

Pessoas são movidas por suas metas e objetivos. E um Plano de Carreiras bem estruturado é justamente a junção desses dois aspectos, tanto para a empresa quanto para os seus funcionários.


A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA. Uma dica: Escritório Virtual em Pernambuco - Preço

Por isso ele auxilia no desenvolvimento de ambos, garantindo um crescimento progressivo, saudável e mensurável.

Mas, além disso, cada uma dessas partes possui interesses e necessidades específicas e que podem ser supridas pela implementação de Planos de Carreira.

Conheça alguns deles:

DO PONTO DE VISTA DA EMPRESA

De um lado, embora muitas empresas ainda desconheçam seus benefícios, os Planos de Carreira podem ser grandes aliados para o desenvolvimento e crescimento da empresa, facilitando a gestão e engajando seus colaboradores.

Veja como isso é possível:

EVITAR DECISÕES INJUSTAS

O Plano de Carreiras só será aplicável se os gestores da empresa acompanharem o desenvolvimento profissional de cada um dos membros do seu time. Independente de suas metas serem quantitativas ou qualitativas, você precisará conhecer quais foram as melhorias e os resultados obtidos por todos.

Com isso, a chance de tomar decisões em relação aos seus funcionários de maneira aleatória, sem dados ou mesmo de forma injusta diminui significativamente.

Além de deixar os funcionários mais seguros e conquistar a confiança deles através da credibilidade, suas ações serão mais coerentes e, com isso, com maiores e melhores frutos para o próprio negócio.

EFEITOS NA PRODUTIVIDADE

Se os funcionários sabem que o trabalho deles pode gerar benefícios como aumento de remuneração, desenvolvimento profissional e crescimento, com certeza eles trabalharão com mais motivação. Principalmente quando o objetivo tem metas claras e é visível e alcançável.

Por isso o Movimento Mister Empreendedor, com o apoio da empresa Multioffice Escritório Virtual, aborda esse tema, pois a implementação de um Plano de Carreiras para os seus funcionários irá interferir diretamente na produtividade deles, como um incentivador ao cumprimento das metas e resultados esperados. Conclusão é que todo o processo acaba contribuindo visivelmente para a prosperidade do empreendimento.

Tem mais sobre esse tema, nos próximos postes, vamos continuar. Fique com a gente!

Leia também:


bottom of page