top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Seja Mais Assertivo, Veja Como Desenvolver um Plano Estratégico De Negócio

Atualizado: 14 de dez. de 2019


"Possuir a visão de futuro é uma competência que qualquer empreendedor ou empreendedora precisa ter. (...) O seu sonho e as suas metas, elas são seu norte"

Como vai, tudo bem? Estamos dando sequência ao Movimento Mister Empreendedor com o apoio da empresa Multioffice Escritório Virtual. Dessa vez iremos falar sobre planejamento estratégico.

Parece uma coisa muito complicada para alguém que tem um pequeno negócio, mas na verdade, é algo super simples, nada mais é do que um plano muito bom se você vai organizar no papel e colocar em prática no intuito de atingir um objetivo ou um sonho que possivelmente queira realizar.

Inclusive, esse é um dos propósitos da Empresa Multioffice, contribuir com o desenvolvimento dos negócios, pois disponibiliza ambientes de escritório (os chamados escritórios virtuais) e salas para reuniões com toda infraestrutura para lhe auxiliar nessa jornada, tudo a um custo inferior ao tradicional e sem deixar de ter a qualidade necessária. Ok! Precisaria de um ORÇAMENTO. Solicite aqui!

Seguindo adiante, digamos que você pretende comprar um carro e um plano estratégico é o caminho que você vai ter que percorrer para conseguir comprar, só que a gente tá falando de negócio certo?

Então esse sonho precisa ser para sua empresa, você já se perguntou o que quer da sua empresa em um, dois ou cinco anos? Se ainda não, então é melhor começar a pensar, você conhece a frase “o sonho é o alimento da alma?" Ela também serve para sua empresa, por menor que ela seja,

Possuir a visão de futuro é uma competência que qualquer empreendedor ou empreendedora precisa ter.

Pois se a gente não pensa no futuro, certamente não estamos cuidando de tudo que é necessário no presente. Para que o negócio se mantenha saudável, é aconselhável por exemplo, que se faça uma viagem mental para daqui a dois anos, daí, pense como você quer que seja o seu empreendimento.

Logo, escreva esse sonho num pedaço de papel, ou melhor, escreva ele em vários lugares e coloque por vários locais no qual achar melhor, não esqueça que esse sonho precisa ser realizado em dois anos. Tudo bem?

Depois de ter o sonho em vista, defina metas para quatro pontos essenciais em qualquer empreendimento, são eles:

O primeiro, é o faturamento. Quanto queremos que entre no nosso caixa por mês?

O segundo ponto, são os funcionário. Quantos funcionários você quer ter no fim de dois anos?

O terceiro ponto é a produção. Quantos produtos ou serviços você pretende vender por mês?


E o quarto ponto é o marketing. Qual é o preço que você precisa cobrar? Que promoções para atrair e reter clientes é necessário fazer para conseguir faturar o que quer?

Não esqueça que todas essas metas precisam estar conectadas, por exemplo, se você quer faturar R$ 20.000 por mês, então precisa saber quantos produtos ou serviços é necessário vender por mês e qual é o preço certo para você atingir essa meta. Não é?

Quanto ao número de funcionários, não é diferente, pois precisa estar conectado também, porque existirá a necessidade de ter pessoas para entregar o seu produto ou serviço, se sua meta é ousada, provavelmente não irá dá conta de tudo sozinho, por isso lembre-se que tudo deve e é preciso estar conectado.

O seu sonho e as suas metas, elas são seu norte.

Precisa ficar em locais visíveis, tipo a porta da geladeira para você olhar todos os dias, depois de exercitar bastante a tal visão de futuro, escrevendo seus sonhos, suas metas para sua empresas para esses próximos dois anos, tá na hora de dar o próximo passo, e é descobrir o que está atrapalhando você e o atendimento dessas metas que foram colocadas.

Tá claro até aqui? Desejamos que sim. E lembramos a você que estamos a disposição para lhe ajudar nos negócios, quem sabe, sem compromisso, podemos lhe encaminhar um orçamento para ter seu escritório virtual ou uma sala para fins de reuniões. São três endereços localizados em Recife, Olinda e Paulista-PE, todos com ótima localização, tanto para endereço empresarial quanto para endereço fiscal. Entre em contato e solicite seu orçamento, os planos são flexíveis e podem se ajustar perfeitamente às necessidades do seu empreendimento.

Continuando… E é claro, descobrir também em que ele lhe ajuda, faça uma lista de todos os problemas que você está enfrentando e que pode vir a enfrentar, em seguida, pense em cada uma das metas e imagine: o que tá me impedindo ou me atrapalhando para que eu possa chegar nas minhas metas?

Depois dos problemas, pense nos pequenos pontos que te ajudam.

No quê que você é bom? Quais oportunidades você pode aproveitar? Uma boa dica para você pensar a oportunidade, é pensar na rede de relacionamento que você tem, se alguém no qual você conhece pode abrir uma porta para o seu negócio, um fornecedor que é estratégico e que vale a pena gerar uma aproximação maior com ele, por exemplo.

Outra boa dica é fazer a lista de problemas e um papel vermelho e a lista de coisas que ajudam em um papel verde.

Agora que você tem tudo mapeado, os sonhos, as metas, as coisas que te atrapalham e as coisas que te ajudam, tá na hora de pensar nas soluções e fazer um plano de ação.

O ideal é que para cada um dos problemas enfrentados, possamos pensar num conjunto de soluções. Prontamente, escreva essas soluções em um papel, colocando data para realização dessa solução e se existe alguém além de você que pode te ajudar a colocar essa solução em prática.

O mesmo você vai precisar fazer para cada uma das oportunidades que surgirem e que também possam ser aproveitadas.

Vale reforçar o seguinte: concentre-se naquilo que você pode fazer e não em tudo o que você precisa fazer.

Outra dica é lembrar que o planejamento é algo super importante, mas o futuro é uma surpresa, portanto não gaste muito tempo fazendo o plano de ação para o ano inteiro, se concentre no próximo mês ou nas próximas duas semanas para que você não se afaste do presente.

Não pense duas vezes antes de mudar o que você planejou para aproveitar alguma oportunidade, as metas e sonhos são mais direção e o plano de ação precisa ser flexível para que você e sua equipe consiga aproveitar todas as oportunidades que surgirem no caminho.

Agora mãos à obra, coloque em prática e bom planejamento. Quando precisar de apoio para ter seu escritório virtual, conte conosco, estamos completando 21 anos de mercado! Peça aqui seu ORÇAMENTO

Fique ligado conosco. Até a próxima!

Leia também:


bottom of page