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Para Ajudar Seu Negócio a Se Manter Relevante no Futuro, Considere Expandir Internacionalmente

Atualizado: 19 de fev. de 2020



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A diversificação global é um princípio fundamental para os investidores e, não surpreendentemente, é tão importante para os exportadores.


A globalização oferece uma proteção contra riscos e uma oportunidade para o crescimento das vendas.


Muitas empresas de pequeno e médio porte se expandem internacionalmente para diversificar seus ativos e utilizam mercados internacionais para introduzir produtos e serviços exclusivos - o que pode ajudá-los a manter um fluxo de receita positivo quando os mercados domésticos são fracos.


Outro grande benefício de se tornar global é a oportunidade de acessar novos talentos da força de trabalho.


Em muitos casos, a participação na força de trabalho internacional oferece às empresas vantagens únicas em termos de aumento de produtividade, habilidades avançadas de idioma, formação educacional diversificada e conhecimento dos mercados locais.


Diversificação Global


Preocupações recentes sobre a curva de rendimento invertida como prenúncio de uma recessão é uma das razões pelas quais algumas empresas deveriam pensar em diversificação global.


"Se realmente virmos uma recessão nos próximos anos, as empresas exportadoras serão menos afetadas, vimos isso nas grandes recessões: empresas com um portfólio razoavelmente amplo de mercados de exportação se saíram melhor do que empresas totalmente domésticas ".


Embora reconheça que a economia global de hoje está fortemente interconectada, a diversificação por meio da exportação pode ajudar a isolar uma empresa das crises na economia doméstica, seja aqui no Brasil ou em outros países.


Novas oportunidades de vendas


Obviamente, os benefícios de se tornar global vão além da diversificação.


Devemos observar que a exportação pode permitir que uma empresa obtenha mais vendas de sua infraestrutura existente.


"Supondo que uma empresa já seja lucrativa com as vendas domésticas, isso significa que todos os seus custos fixos são cobertos".


A adição de 10 ou 20% a mais de vendas por meio de exportações pode ser altamente lucrativa porque o lucro incremental é maior".


Muitas empresas estão bem posicionadas para oferecer produtos e serviços com alta demanda nos mercados globais, como equipamentos médicos, bens de consumo, entretenimento, programas educacionais e serviços profissionais.


Os compradores globais que desejam qualidade..., geralmente recorrem a produtos fabricados com qualidade, visando garantir o sucesso do negócio, de fórmulas para bebês e alimentos de conveniência a máquinas de ressonância magnética e outros.


"À medida que os países continuam a crescerem e aumentar as classes média e alta, eles simplesmente querem (e precisam) consumir mais mercadorias e até serviços".


Para se ter uma ideia, com 95% dos compradores mundiais fora dos Estados Unidos, há um grande incentivo para as empresas de lá exportarem. "O 'Made in USA' é valorizado em muitos mercados" . "E a internet agora permite alcançar as perspectivas globais de forma eficiente em escala".


Aumento da conectividade


O aumento da conectividade também está tornando mais fácil do que nunca que diversas equipes, parceiros e distribuidores ao redor do mundo trabalhem juntos.


"A maioria dos líderes empresariais diz que o recrutamento e a retenção de talentos é um dos seus maiores desafios. "As atividades globais de vendas oferecem oportunidades para experiências, desafios e crescimento que muitos funcionários valorizam, além de ajudar a tornar as empresas mais resilientes".


Explorar uma força de trabalho mais diversificada pode tornar as empresas mais competitivas.


"Uma empresa que vende globalmente trabalha com mais inteligência".


"Eles tiram o melhor do que aprendem em alguns mercados e aplicam-no em outros mercados".


A venda internacional diversifica as opções de talentos de uma empresa, o que tem um impacto positivo em toda ela.


"Mesmo uma pequena empresa, sem subsidiárias estrangeiras, se beneficiará do feedback que recebe de parceiros e compradores estrangeiros".


Para empresas que possuem escritórios no exterior, o acesso a talentos locais é fundamental.


"Isso os aproxima do mercado e do comprador.


"As empresas aprendem com seus funcionários internacionais.


E o acesso a grandes talentos locais está ficando mais fácil à medida que os países continuam a crescer seus sistemas educacionais locais, levando a uma qualificação cada vez mais qualificada e força de trabalho talentosa ".

Risco reduzido


Tornar-se global é, às vezes, contra-intuitivo, porque significa assumir mais riscos, a fim de reduzi-los.


"Nos negócios, o risco está em toda parte".


De fato, “ter clientes e fornecedores em todo o mundo naturalmente expõe você a um grande número de riscos.


Mas, ironicamente, também pode servir como uma ótima oportunidade de crescimento".


Quanto mais diversificado for os clientes e fornecedores de uma empresa, menor será a exposição a qualquer perturbação específica - da recessão à agitação civil.


Além disso, o planejamento e o gerenciamento de uma cadeia de suprimentos global podem facilitar o realinhamento de um negócio quando ocorre uma interrupção - transformando desastres em oportunidades de vendas para capturar participação de mercado de concorrentes menos diversificados.


De uma perspectiva da cadeia de suprimentos, as empresas que fazem negócios no exterior também podem se beneficiar do fornecimento de materiais localmente e da produção de produtos perto de onde os compradores estão.


“Você pode se beneficiar de custos mais baixos de transporte, precisa de menos estoque e pode responder às necessidades dos clientes mais rapidamente”.


“Mas também existem boas razões para fornecer produtos globalmente - seja porque os custos são muito mais baixos ou porque os materiais necessários não estão disponíveis localmente ".


Uma das chaves do sucesso para os exportadores é entender o cenário geral.


"Uma armadilha em que muitas empresas caem é tomar decisões de longo prazo com base em dados de curto prazo"


"Isso é realmente perigoso em um ambiente comercial volátil, como o que estamos lidando no nosso tempo."


Para mitigar os riscos no mercado global de hoje, recomenda-se testar suposições antes de tomar decisões estratégicas.


Isso significa, por exemplo, entender como uma decisão de compra ou exportação será afetada se as tarifas aumentarem ou as taxas de câmbio flutuarem.


A chave em termos de planejamento é ter flexibilidade para se adaptar rapidamente às mudanças nas condições do mercado.


É isso aí. Até a próxima!

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