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4 Passos Estratégicos de Crescimento Para Pequenas Empresas


Ter uma estratégia de crescimento pode ajudar sua empresa a manobrar quaisquer picos e mudanças que surjam no seu caminho.


Digamos que você tem um plano de negócios, todavia, você tem um plano de estratégia de crescimento?


Como vai?


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Segmento também conhecido como "escritorio compartilhado".


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Seja você um empreendedor ou tenha alguns funcionários em sua empresa, provavelmente deveria.


Obviamente, todo empreendedor cria um plano de negócios - seja em tempo real, com os detalhes em sua cabeça ou em um documento de 458 páginas.


Mas seu plano de negócios deve ir além da criação de um negócio viável.


Afinal, você também deseja permanecer no negócio e, sem dúvida, uma das melhores maneiras de fazer isso é ter uma empresa que está crescendo.


Seu plano de estratégia de crescimento pode envolver o que você pode fazer para garantir que sua empresa mantenha sua base de clientes e não diminua, como manter a tecnologia e investir em novas maneiras de aceitar o pagamento de seus clientes por seus produtos e serviços.


Conclusão: um plano de estratégia de crescimento permite que você proteja seus negócios no futuro.


Aparentemente, se sua empresa está crescendo, é mais provável que ela tenha um futuro.


Portanto, se você deseja criar um plano de estratégia de crescimento, verifique se o seu plano está aberto para o seguinte.


1. Vender mais produtos e serviços para clientes existentes.


Geralmente é mais caro encontrar um novo cliente do que simplesmente vender mais produtos ou serviços a um cliente existente.


Atrair nova clientela é importante - mas se você deseja um crescimento rápido, isso pode envolver um atendimento ainda melhor aos clientes que você já possui.


Digamos que você tenha um canil noturno para cães.


Você também pode começar a oferecer serviços de tratamento para seus clientes, contratando alguém e investindo em equipamentos de tratamento ou em parceria com uma empresa de tratamento de cães local.


Você poderia oferecer uma creche para cachorros ou vender guloseimas e brinquedos para cães em seu lobby para ajudá-lo a alcançar novos clientes.


Se você puder oferecer aos seus clientes os serviços que eles desejam, precisam e têm o prazer de pagar, sua empresa pode começar a ver um crescimento.


2. Encontre novos clientes e verifique se sua infraestrutura está pronta para eles.


É possível crescer muito rápido.


Muitos empresários bem-sucedidos acham que o que o levou do ponto A ao ponto B não os leva necessariamente ao ponto C.


Se você é um empresário ocupado que quer ainda mais trabalho, talvez seja hora de contratar um assistente para ajudá-lo.


Se isso estiver longe demais agora, você pode investir em algum software que permita faturar mais rapidamente ou gerenciar melhor a papelada.


Isso pode ajudar você a se concentrar em suas principais competências.


Se você deseja realmente fazer uma prova futura do seu negócio, para que ele cresça nos bons tempos e no ritmo mais exigente, dê uma olhada no seu fluxo de caixa e pense em maneiras de protegê-lo.


Às vezes, é difícil expandir seus negócios se eles não estiverem em crescimento - e, como parte de sua estratégia de crescimento, você deve pensar em como um influxo de clientela ou clientes afetará seus negócios antes de empregar estratégias de marketing ambiciosas para atrair novos clientes.


3. Examine seus registros financeiros como parte de sua estratégia de crescimento.


Ter problemas de fluxo de caixa é um impedimento definitivo para o crescimento de seus negócios.


Se você repentinamente tem alguns meses ruins e descobre que mal tem capital de giro suficiente, pode ter dificuldade em permanecer nos negócios e muito menos em crescer.


Também é difícil capitalizar as oportunidades que surgem se você não tiver um fluxo de caixa saudável.


Por exemplo, digamos que você tenha um negócio de paisagismo.


De repente, há uma grande venda de equipamentos e suprimentos de jardinagem que você acha que realmente modernizaria seus negócios, mas você não pode se dar ao luxo de fazer negócios e tirar proveito desses descontos.


Se você acabar comprando esses suprimentos mais tarde, quando tiver dinheiro, mas eles são muito mais caros, você perdeu dinheiro em certo sentido.


Para ajudar a gerenciar os picos e vales do fluxo de caixa, pesquise sobre a questão, afinal, nos dias de hoje, é fundamental estarmos bem informados, isso tem relação direta com o sucesso ou fracasso nos negócios.

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Claro, sabemos perfeitamente que todos nós sempre temos aquele sentimento e ansiedade (natural) de conquistarmos os nosso objetivos, é até normal, faz parte.


O ponto a ser observado e que muitos não dão a devida atenção é justamente a tal ansiedade e gana com que muitas vezes ficamos para atingirmos nossas metas, é aí que pode morar o perigo.


Devemos entender que, em uma possível jornada empreendedora (ou até mesmo no campo pessoal), por mais bem planejada que a situação esteja, sempre haverá possibilidades de nos depararmos com situações inesperadas, uma vez que o mercado, a política, a economia, enfim, tudo muda!


Porém muitos não se preparam para os acontecimentos inesperados, daí, quando acontece, dependendo, pode colocar tudo a perder.


Apenas pelo simples fato de não existir uma blindagem minimamente preparada para esses possíveis momentos.


O resultado disso é a margem negativa para a possibilidade de o negócio ser perdido.


Por mais promissor que um empreendimento seja, ninguém está totalmente imune a falência.


Vejam que a história não nos deixa mentir, há diversos casos em que tempos atrás existia grandes marcas no qual reinavam absolutas, pareciam nunca deixar de existir.


Porém não foi bem assim, o tempo provou isso, basta você fazer uma pesquisa e verá a enorme lista de grandes negócios que entrou em falência, (coisa que ninguém imaginava).


Olhe que não são poucas, seja por mudanças de tecnologia, comportamento do consumidor, má gestão e etc, fato é que ninguém acima de tudo e de todos, sempre vai existir um ponto fraco.


Não temos como evitar, mas temos como amenizar essas fraquezas, por tanto cabe a nós mesmos e nossa equipe (se for o caso) ficarmos de olho nesse campo.


Ficar antenado só nos lucros do momento e esquecermos as lacunas do empreendimento, pode ser fatal, independente do seu nicho de mercado e porte do negócio.


No empreendedorismo, a máxima "em time que está ganhando não se mexe" pode não ser bem assim, conforme já mencionamos, o mercado muda..., tudo muda!


Cabe a nós mesmos nos prepararmos com antecedência a essas questões.


Esteja sempre com o seu negócio a postos e ajustável para esses acontecimentos, por mais bem lucrativo que esteja atualmente.


O que está "bombando" hoje, se não for flexível e ajustável, poderá não "bombar amanhã!


Fique ligado!!


4. Prepare-se para alterações no fluxo de caixa


Portanto, se você deseja realmente fazer uma prova futura do seu negócio para que ele possa crescer, dê uma olhada no seu fluxo de caixa e pense em maneiras de protegê-lo de diferentes cenários.


(Por falar nisso, você também deve garantir que seu seguro comercial esteja atualizado - desastres naturais podem prejudicar sua capacidade de administrar seus negócios.)


Não, você não pode estar pronto para tudo, mas uma boa estratégia de crescimento permite que as caminhadas diárias tenham maiores chances de permanecerem dando certo.


Se você deseja que as coisas dêem positivas, é prudente e inteligente tentar pensar no que pode dar errado.


Não estamos querendo plantar o pessimismo, longe disso, mas temos que entender que infelizmente esse fato faz parte do jogo, então, cabe a cada um saber jogar para não sair fora da jogada, entende?


Ignorar o lado ruim e ficar vislumbrado só com a questão boa do negócio, pode ser um "tiro no pé".


As informações aqui contidas são apenas para fins informativos e educacionais generalizados e não constituem aconselhamento profissional, financeiro, tributário, jurídico ou outro sobre qualquer assunto.


ESTE NÃO É UM SUBSTITUTO PARA CONSELHOS DE NEGÓCIOS PROFISSIONAIS.


Portanto, procure aconselhamento em relação a qualquer situação específica, conforme necessário.


Estude bem seu mercado, não deixe a empolgação tomar conta, afinal, vivemos num mundo real.


Procure uma fonte confiável de informações do seu mercado e até fora dele, afinal de contas, uma coisa leva a outra.


Informe-se sobre culturas, políticas, economia e sociedade, pois engana-se quem acha que não há relação.


Até a próxima!

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