top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Segurança da Informação para Pequenas e Médias Empresas - parte 2

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Toda empresa que busca a profissionalização de sua gestão, mais cedo ou mais tarde, passa pelo desafio de escolher um sistema de gestão empresarial também conhecido como ERP.


Endereço Fiscal em Recife, Olinda e Paulista-PE? Conte com a empresa Multioffice Escritório Virtual. São 21 anos de expertise.



Escritório com tudo pronto?


Três opções para você: Recife, Olinda e Paulista-PE.


Domicílio fiscal, gerenciamento de correspondências, endereço comercial, atendimento telefônico personalizado, recepção, serv. de copa e salas mobiliadas para escritório e Reuniões em geral. Ótima localização.


5. ERP local x ERP na nuvem

Dadas as diversas opções, os empreendedores são obrigados a lidar com diferentes fornecedores, que em seus discursos sempre afirmam ter a melhor solução do mercado.

Em meio a todo esse bombardeio de software, a decisão mais importante que um gestor precisa tomar se baseia em escolher se o sistema ERP será na nuvem ou se será instalado localmente (também denominado ERP On-Premise).

Sistemas em nuvem têm ganhado cada vez mais força, devido às inúmeras vantagens apresentadas no modelo.

Porém, a tomada de decisão precisa ser baseada em fatos e analisada de maneira criteriosa

Diferenças entre ERP na nuvem e instalado localmente.

A diferença básica entre o sistema ERP local e ERP em nuvem é simples:

ERP local, ou on-premise, é instalado localmente no hardware e servidores da sua empresa e, em seguida, gerido pela sua própria equipe de TI; enquanto o ERP em nuvem, também chamado SaaS (Softwareas- a-Service), é fornecido como um serviço de assinatura.


Em um sistema de gestão ERP na nuvem, os dados da empresa ficam hospedados no servidor do fornecedor, e são acessados via internet – daí o termo “na nuvem”.


Para utilizar o sistema, a empresa precisa apenas de um navegador e acesso à internet, sendo todo o suporte e gestão oferecidos pelo fornecedor contratado.


software baseado em nuvem está hospedado nos servidores do fornecedor e é acessado através de um navegador da web.


Já o sistema ERP local ou onpremise, é instalado localmente em computadores e servidores próprios da sua empresa.


Preços de sistema ERP na nuvem vs ERP local


utra diferença fundamental entre a nuvem e a solução local é o valor.

Embora haja muitas exceções a esta regra, em geral, o sistema em nuvem possui preço mais acessível, uma vez que seu contrato se baseia em uma assinatura mensal, onde já estão acrescidas todas as despesas periódicas adicionais para suporte, treinamento, atualizações e infraestrutura.


O sistema ERP local implica em maiores investimentos, que vão desde a compra da licença perpétua até todo investimento em infraestrutura com hardware, servidores e contratação de pessoas especializadas.


Se sua empresa está analisando ter uma solução ERP instalada localmente, é importante, desde agora, começar a realizar o orçamento de todos os demais pontos que implicam em custos e já pensar também na contratação e treinamento de pessoal capacitado para a operação.


Em função dessa necessidade de investimento, é que os sistemas ERP locais são geralmente considerados como despesa de capital (CAPEX), ou seja, um grande investimento.


Sistemas de gestão baseados em nuvem, por outro lado, são normalmente considerados como despesa operacional (OPEX), que significa um custo adicional à organização (por exemplo: custos de manutenção; custo de mão de obra; despesas com as instalações etc).



Embora alguns compradores ainda tenham resistência em relação à segurança do sistema baseado em nuvem, hoje, muitos estão se tornando menos céticos.


Fornecedores de nuvem respeitáveis têm normas rigorosas para manter os dados seguros.


Além da segurança, há alguns problemas de funcionalidade a considerar.


Em geral, você vai encontrar muitas das mesmas características em ambos os sistemas ERP, em nuvem e local.


No entanto, existem algumas diferenças notáveis.


A acessibilidade móvel pode representar um problema para implementações no local.


Estes, muitas vezes requerem um cliente de terceiros para a comunicação entre um dispositivo móvel e o software local.


Definitivamente, não é um problema insuperável, mas pode ser preocupante.


maioria dos sistemas em nuvem permitem acessibilidade móvel fácil, e muitos ainda oferecem aplicativos móveis nativos.


Mas essa facilidade de acesso também vem com maiores considerações de segurança, especialmente se os funcionários estiverem acessando arquivos da empresa em seus dispositivos móveis pessoais.


Comparativo dos sistemas ERP na nuvem e ERP local


Segundo um estudo da IDG Enterprise Cloud Computing Study, 69% das empresas possuem aplicações ou infraestrutura na nuvem hoje em dia.


Esse estudo também revelou que nos próximos anos, 24% de todo o dinheiro destinado à tecnologia nas empresas será aplicado em soluções ou sistemas na nuvem.


s duas principais vantagens dos sistemas ERP na nuvem levantadas nesse estudo foram: a habilidade de se conseguir colocar rapidamente o sistema no ar (39%) e um menor custo de aquisição e manutenção (39%) comparado com soluções locais.


Outros pontos-chave encontrados foram:


Substituir um sistema ERP local foi a terceira razão mais comum para a opção de um sistema ERP na nuvem.


Especialmente as indústrias, onde os sistemas ERP locais não conseguem se adaptar e escalar para os futuros modelos de negócio que se fazem necessários para este setor;


As principais áreas que as empresas estão buscando melhorar com a adoção de um sistema ERP na nuvem são as análises de dados do negócio em tempo real (19%), armazenamento e gestão dos dados (18%), colaboração e melhorias na gestão da infraestrutura de TI (16%).


Essas são as três principais preocupações que fazem as empresas buscarem uma solução ERP na nuvem;


As três principais preocupações para a adoção de um sistema ERP na nuvem são preocupações com relação a segurança dev dados (52%) dificuldade para medir o ROI – Retorno do Investimento (37%) e a falta de adequação da solução para o padrão que a empresa precisa (32%).


ustos, controle e personalização: movimentação do debate


A segurança é a principal preocupação para os compradores de ERP potenciais.


Não é de admirar, considerando quão cruciais são as informações armazenadas em um sistema ERP, incluindo as finanças da empresa, segredos comerciais, informações de funcionários, listas de clientes e muito mais.


Em uma pesquisa do The Global State of Information Security Survey (GSISS), 69% dos empreendedores afirmaram recorrer aos serviços de cibersegurança baseados em nuvem.


O futuro do ERP


Dados recentes revelam uma mudança de comportamento do consumidor:


ele já percebeu as vantagens do modelo de sistema em nuvem, fato que impulsiona o processo de migração nas empresas que desenvolvem software local para o software em nuvem.


Segundo o relatório da consultoria IDC, atualmente, 80% das organizações adotam recursos em nuvem e apenas 8% não têm interesse no conceito. Isso prova que a nuvem estabeleceu um nível de maturidade no mercado. Hoje, as ofertas deste modelo representaram 6% do mercado brasileiro de software de gestão. Ainda de acordo com a IDC, mais da metade (54%) das médias e grandes empresas brasileiras irão embarcar em projetos de transformação digital, o que deve impactar muitos investimentos em contratação de soluções de nuvem. Este processo migratório, que é avaliado por analistas como um caminho sem volta, é mais complicado do que parece. A maioria das soluções locais possuem mais de dez anos de desenvolvimento e milhares e milhares de linhas de código, ou seja, por trás de uma transição há um enorme esforço a ser feito, que inclui desde o aprendizado de novas linguagens (que envolve a paralisação dos setores de desenvolvimento) até uma nova definição da tecnologia. Além disso, migrar o modelo de negócios, muitas vezes, pode ser muito mais difícil que mudar a tecnologia. O processo de migração, não somente das linguagens usadas no software, mas também da forma como estes softwares foram pré-concebidos, traz mudanças em toda a cadeia do negócio: o fornecedor do sistema é obrigado a repensar novos conceitos que não eram possíveis no passado, e além dos fatores técnicos, também é forçado a reconsiderar todo o seu modelo de negócios. Desta forma, as empresas de software que já surgiram neste novo ambiente, técnico e mercadológico, têm uma grande vantagem em sua performance. Vale lembrar que as empresas de ERP local estão em um processo de migração para o sistema em nuvem, e caso você ainda não tenha decidido qual modelo implantar em sua empresa, talvez este seja um fato importante a considerar. Talvez você também goste desse assunto: Os Espaços de Coworking inovadores da Itália do século 15


6. ERP local para nuvem, uma transição complicada! A transição de um ERP local para um ERP na nuvem enfrenta diversas questões que merecem atenção especial. Por serem de tecnologias completamente distintas, é possível que exista um grande problema de compatibilidade e conversação entre os dois tipos de ERP, fator que pode causar a perda de dados no processo de migração e, inclusive, passar despercebido, gerando problemas maiores no futuro. Além disso, parte da transição implica na demissão da equipe de TI (se contratada exclusivamente para cuidar do ERP local) e ainda, em uma mudança de cultura extrema por parte dos funcionários. Muitos dos problemas na migração para um ERP na nuvem partem dos próprios colaboradores que se recusam a mudar alguns hábitos. Qual a melhor solução? Com os perigos de uma transição e a clara necessidade de mudança, a dúvida que paira passa a ser em torno da melhor solução. Empresas que começaram fornecendo ERP local possuem uma dificuldade grande em migrar para o sistema na nuvem sem que seus clientes sejam prejudicados. Por isso, empresas que fornecem originariamente o ERP na nuvem, possuem melhores condições de garantir a segurança da informação para seus clientes. De maneira simples, fornecedores de ERP que nascem na nuvem não sofrem os reveses de uma transição. O ERP na nuvem se tornou o que há de melhor e mais moderno no que diz respeito à gestão de negócios, mas é preciso ter atenção e optar sempre por parceiros que possuam a tecnologia na nuvem como sua base a fim de garantir todos os benefícios que esse tipo de tecnologia tem a oferecer. 7. Atualização de versão O mercado de ERP passou por uma consolidação liderada por algumas gigantes. Em meio a esse processo, muitas soluções concorrentes foram compradas. Para o fornecedor, é ruim manter e desenvolver diferentes soluções que são endereçadas ao mesmo mercado e que, consequentemente, acabam competindo entre si. Em médio prazo, ele precisa descontinuar produtos semelhantes. Com a evolução das tecnologias, em algum momento torna-se necessário atualizar e refazer um determinado software. Esse é um período crítico para a segurança dos seus dados, já que a atualização de software é responsável por até 90% dos ciberataques. O ERP instalado localmente precisa de uma série de atualizações, que muitas vezes, passam por problemas na migração dos dados anteriores, e impactam diretamente a rotina operacional da empresa. Já o sistema ERP na nuvem permite atualizações automáticas, que garantem mais agilidade e segurança. Conclusão


Com base nas últimas pesquisas sobre ciberataques à empresas brasileiras, podemos concluir que o software de gestão na nuvem representa um ganho não só para a organização e gestão de PMEs.

Mas também é uma ferramenta fundamental para proteger seus dados e assegurar que sua empresa não fique exposta à ciberataques e golpes praticados por criminosos.


É essencial que haja uma conscientização dos empresários de Pequenas e Médias Empresas quanto a necessidade da utilização da tecnologia, associada a políticas claras e educação dos usuários, a fim de reduzir os riscos relacionados à segurança da informação.


Para você que já tomou a decisão de aumentar a segurança da sua empresa e diminuir seus custos, fizemos um material para ajudá-lo a estruturar melhor a busca por um novo ERP.


E assim esperamos ter contribuído sobre esse tema para você. Continue ligado nos próximos!


Leia esse também:


bottom of page