Blog Multioffice Escritório Virtual
  • Multioffice Escr. Virtual

Endereço Fiscal? O que é e como escolher para sua empresa


Caso você tenha um empreendimento, já sabe que para funcionar bem e ter a confiança dos clientes, precisa ter um endereço oficial – onde as pessoas possam te procurar se necessário. Você já fez uma compra online e procurou o endereço físico da empresa para ter certeza de que a transação estava correta? Assim é.


Olá, somos o Multioffice Escritório Virtual, oferecemos serviços de escritório que engloba: salas prontas para reuniões, escritório privativo e coworking.


Também disponibilizamos endereço fiscal, endereço comercial, local privilegiado e de fácil acesso, estacionamento, recepção, serviço de copa, atendimento telefônico personalizado e toda a experiência de anos de atuação.


ECONOMIZE ATÉ 70% ou 80% com nossos serviços de escritório em que empresas, startups, associações, cooperativas, ONGs e profissionais podem confiar. Consulte mais informações agora!


Mas além desse endereço que garante a segurança do negócio para a clientela, há também o domicílio fiscal – e os dois nem sempre são iguais. Já ouviu falar?


Saiba mais sobre este assunto, e saiba que para registrar sua empresa você ainda pode utilizar um serviço de endereço fiscal.


RESUMO:

O que é domicílio fiscal?

Qual a diferença entre o endereço fiscal e o comercial?

Como funciona um serviço de endereço ou domicílio fiscal?

Quais as vantagens de usar um endereço fiscal?

Quais os custos de um escritório virtual?

Posso abrir a minha empresa em endereço residencial?

Domicílio fiscal para MEI

O que é uma Declaração de Domicílio Fiscal?

Escolhendo o melhor endereço para o seu negócio


O que é domicílio fiscal?


Domicílio fiscal é a morada da empresa para efeitos fiscais – o “domicílio” é a morada fixa de alguém, neste caso a empresa; e “fiscal” refere-se às atividades tributárias – sinônimo de órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis ​​pela tributação.


As empresas têm o seu domicílio fiscal na sua sede, pelo que ao abrir a empresa é necessário informar uma morada que inclua o tipo de negócio que o empresário está a abrir, e esta será a sua morada de referência para tributação e demais requisitos legais, a partir de documentos ou ação judicial.


Qual a diferença entre o endereço fiscal e o comercial?


Como dissemos no início, quem faz negócios com você quer saber onde está a empresa, e muitas vezes um endereço de prestígio ajuda a alavancar o negócio.


Você vai ao dentista no prédio antigo, visivelmente danificado, ou no do prédio moderno, brilhando de limpeza? Pois então, tudo isso é muito importante para o endereço comercial.


No entanto, o endereço fiscal da empresa é muito importante para a regularização do negócio e o contato com os órgãos fiscais e fiscalizadores.


Vamos pensar desta forma: você tem uma empresa trabalhando ativamente em um endereço alugado, mas decide trocar de quarto. Se esta morada for o seu domicílio fiscal, terá de alterar toda a documentação durante a operação – o que pode trazer mais dificuldades.


Mas, além disso, a questão de ter domicílio fiscal é essencial para quem está regularizando a empresa, fazendo a abertura oficial do CNPJ – e às vezes o empresário não tem local para indicar na documentação. O que fazer?


OUTROS ASSUSNTOS:

- Estratégias-chave para administrar um escritório imobiliário virtual bem-sucedido

- Chaves para transformar colaboradores em futuros líderes do seu empreendimento

- O que é Endereço Fiscal e qual a importância para a sua empresa!

Como funciona um serviço de endereço ou domicílio fiscal?


Com a modernidade dos últimos tempos – com escritórios de coworking, pessoas que atendem clientes em cafés, home office, entre outras coisas – surgiu também um serviço de locação de endereços fiscais.


Em alguns casos é difícil registrar a empresa com o endereço residencial, o empreendedor que está iniciando não tem certeza sobre a manutenção do real local de atividade da empresa, existe a possibilidade de se mudar em breve: os motivos para alguém usar um imposto de domicílio alugado são diversos.


Quais as vantagens de usar um endereço fiscal?

A principal vantagem de contratar um serviço de domicílio fiscal é poder contar com o endereço, sem se preocupar em cumprir todas as exigências legais para emissão do CNPJ ou alvará de funcionamento – o serviço é justamente para isso e deve atender ao que a Prefeitura solicita.


É como em outras situações da sua vida empresarial: às vezes é melhor pagar por um serviço de alguém que já sabe o que está fazendo do que colocar seu esforço em uma atividade que não está diretamente relacionada ao desenvolvimento do seu negócio.


Quais os custos de um escritório virtual?

Nas grandes cidades, já estão em funcionamento diversas opções de escritórios virtuais – que oferecem, entre outras coisas, justamente um domicílio fiscal para você.


O endereço alugado está disponível para ser incluído em sua documentação, além de oferecer o gerenciamento de sua correspondência (que chegará nesse endereço, é claro).

Se você aderir a um plano de serviço desse tipo, pagará uma mensalidade pelo uso desse endereço – que varia de preço de acordo com a região e política da empresa prestadora desse tipo de serviço.


As opções podem ser visualizadas com a ajuda do seu contador, que o ajudará a definir outras questões relacionadas à abertura da empresa.


Posso abrir a minha empresa em endereço residencial?

O endereço permitido para o registro da empresa funciona de acordo com a atividade econômica a ser exercida: muitas atividades de prestação de serviços permitem que o negócio opere no mesmo local de residência do empresário.


É importante perceber que facilita o processamento do imóvel sendo a residência do empresário ou de um dos sócios da empresa.


Os inquilinos podem ter dificuldade em obter autorização do proprietário para registar a empresa no local – pelo que o serviço de domicílio fiscal pode ser uma possibilidade.


Atividades que apresentam algum tipo de risco ou necessidades específicas, como restaurante ou fábrica de produtos de limpeza, precisam de locais adequados para trabalhar – e não podem trabalhar em residências.


Domicílio fiscal para MEI

Se o MEI – Microempreendedor Individual – é sempre o mais favorecido nas ações governamentais, com o domicílio fiscal não é diferente: o MEI pode abrir a empresa em sua própria residência, quando a atividade econômica estiver de acordo com esta localidade.


O MEI é aquela categoria de empresa de menor porte disponível no Brasil, especialmente pensada para quem estava no mercado informal. Por isso, tem várias vantagens – até porque permite um faturamento de até R$ 81 mil por ano.


De acordo com o Estatuto Nacional das Microempresas e Pequenos Negócios (Lei Complementar nº 123, de 2006), está registrado da seguinte forma:

Art. 18-A – § 25. O MEI pode utilizar a sua residência como sede do estabelecimento, quando não seja indispensável a existência de local próprio para o exercício da actividade.


O que é uma Declaração de Domicílio Fiscal?

A Declaração de Domicílio Fiscal é um documento utilizado pela empresa para informar o local onde está localizada para fins legais, conforme vimos a função do próprio domicílio fiscal neste artigo.


Pode ser necessário para diversos fins, como participação em licitações ou atividades em que seja necessário comprovar o endereço legal da empresa.


Escolhendo o melhor endereço para o seu negócio

Como você viu, o endereço comercial e fiscal podem ser diferentes, porque a finalidade para a qual são usados ​​é diferente.


Se, por um lado, ao escolher um endereço comercial, você precisa estar atento ao que vai atrair seus clientes, como a pompa do prédio comercial ou a localização da loja, por outro, o que é mais importante para um endereço fiscal para cumprir os requisitos legais de negócios.


Profissionais que estão acostumados a abrir um negócio podem te ajudar nessas escolhas – principalmente o seu contador. Fale com ele: um serviço de endereço fiscal pode ser a melhor opção para você.


Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais