Explicação sobre o foco no cliente e como ele pode ajudar o seu negócio em casa a prosperar.
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Pois bem!
Como proprietário de uma empresa doméstica, você está competindo em um mercado barulhento e lotado.
Os clientes têm opções com quem negociam e estão pesquisando e lendo resenhas para ajudar a escolher onde gastar seu dinheiro.
Para competir, os donos de empresas domésticas mais experientes precisam deixar seus clientes liderarem o processo de vendas, conhecido no jargão comercial como sendo 'centrado no cliente'.
O que significa ser centrado no cliente?
Na sua essência, centrado no cliente significa que o cliente dirige os produtos e serviços, processos para entrega e desenvolvimento futuro nos negócios.
Essas empresas concentram-se menos em seus produtos e em vendê-los, e mais em atender às necessidades do cliente, incentivando feedback e colaboração com o cliente e fornecendo maior valor para ajudar o cliente a atingir seus objetivos.
Um exemplo de foco no cliente é a capacidade da Amazon de recomendar produtos adequados ao comprador individual com base em suas compras anteriores.
Outro exemplo é uma empresa que atualiza seus produtos para torná-los mais fáceis e / ou melhores de usar com base no feedback dos clientes.
Quais são os benefícios de ser centrado no cliente?
O maior benefício de ser centrado no cliente é o aumento das vendas.
Outros benefícios incluem uma maior compreensão das necessidades, pensamentos e emoções de seus clientes antes, durante e depois da compra.
Cria confiança e relacionamento com seus clientes.
Aumento das vendas repetidas de clientes que se sentem valorizados, o que pode economizar dinheiro. Custa mais obter um novo cliente do que reter um.
Aumento de referências de clientes satisfeitos.
Capacidade de melhorar produtos e serviços, bem como os processos pelos quais eles são entregues com base no feedback do cliente.
Identifique áreas de crescimento e expansão para obter mais lucros.
Quais são os desafios para ser um negócio centrado no cliente?
Os desafios para adotar práticas de negócios centradas no cliente são o tempo e o dinheiro necessários para implementá-las e executá-las.
Ser responsivo às necessidades de cada cliente individual requer políticas e ferramentas, e tempo para envolver e ouvir os clientes.
No entanto, o investimento em tempo e dinheiro pode elevar sua reputação e aumentar significativamente as vendas, valendo a pena considerar o esforço.
Como se tornar um negócio centrado no cliente
As práticas importantes que você precisa desenvolver para se concentrar no cliente são:
Afaste-se de pensar no cliente “médio” ou em uma atitude de tamanho único.
Veja o foco no cliente como mais do que apenas um bom atendimento ao cliente , mas como uma parceria com seu cliente.
Realmente adquira a ideia de que seu cliente vem em primeiro lugar e tenha vontade de deixá-lo liderar.
Permita que as necessidades e o feedback do cliente guiem os produtos e serviços que você oferece, bem como como eles são oferecidos e suportados.
Foco na construção de relacionamentos com os clientes.
Como desenvolver um negócio centrado no cliente
Entenda seus clientes e projete seus produtos e o sistema em que eles são vendidos.
Treine seu assistente virtual e outras pessoas com quem você trabalha que interagem com seus clientes para que também fiquem centradas no cliente.
Pesquise rotineiramente seus clientes para acompanhar como sua empresa está atendendo às suas necessidades. Por exemplo, você pode enviar uma pesquisa após uma venda perguntando como o processo de compra funcionou para eles. Você pode pesquisá-los três meses depois, perguntando como o produto está funcionando para eles e o que você pode fazer para melhorar os resultados.
Seja acessível e receptivo aos seus clientes. Facilite o contato e responda rapidamente. Personalize as interações, em vez de enviar respostas genéricas criadas automaticamente.
Personalize seu conteúdo, não apenas seus produtos, de acordo com as necessidades de seus clientes. Por exemplo, muitas pessoas usam apenas um dispositivo móvel ou tablet quando estão online, portanto, você precisa garantir que seu conteúdo seja facilmente legível nesses dispositivos. Conteúdo personalizado também pode significar ter um guia por escrito e um tutorial em vídeo sobre como usar melhor seus produtos.
Converse com seu cliente diretamente, não em um grupo. Por exemplo, quando você envia um email, ele não deve ser personalizado, mas também deve ser escrito como se você estivesse conversando com essa pessoa. Não diga: "Obrigado a todos por se juntarem à minha lista". Diga: "Obrigado Joe, por se juntarem à minha lista".
Acompanhe onde seu cliente está no ciclo de compras. Você não deseja enviar lembretes sobre sua grande venda a clientes que já compraram.
Para se concentrar no cliente, você precisa ter ferramentas e sistemas para ajudá-lo a coletar e rastrear dados e segmentar seus clientes.
Algumas dessas ferramentas incluem:
Um sistema de carrinho de compras que ajuda a rastrear os hábitos de compra de seus clientes. Como bônus, você tem algo como a Amazon que agrupa produtos relacionados ou recomenda produtos relacionados.
Um sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) que rastreia informações, vendas e ações de seus compradores. Isso pode permitir a venda de produtos relacionados posteriormente e evitar a promoção de produtos que o cliente já comprou.
A segmentação da lista de emails não apenas interessa, mas também, os estágios da venda. Por exemplo, alguém pode entrar na lista como lead, mas depois ser movido para uma lista de clientes assim que fizer uma compra. Você pode até segmentar a lista com base no que eles compraram, se tiver muitas coisas que está vendendo.
Um método para obter feedback sobre o processo de compra e os produtos que você oferece.
Hora de revisar os comentários, bem como de se envolver com seus clientes, seja por telefone, por email ou através das mídias sociais.
Se você entregar exatamente o que os clientes dizem que querem de uma maneira fácil, é provável que eles comprem.
E se você seguir em busca de feedback e reagir quando precisar de ajuda, é provável que eles não comprem apenas novamente, mas ele também conte aos outros sobre sua empresa.
No cerne, é disso que se trata a centralização no cliente.
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