Uma das técnicas mais poderosas disponíveis para aquisição de clientes é dar um produto ou serviço gratuito.
Independente do seu nicho de mercado, pense bem sobre seu público-alvo e se há uma oportunidade de criar um serviço / produto gratuito semelhante que os atraia e forneça grande valor.
Olá, somos o Multioffice Escritório Virtual, empresa que atua (com pioneirismo) no mercado pernambucano desde a década de 1990, mas exatamente nas cidades de Recife, Olinda e Paulista-PE.
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Desde a década de 1990 que oferecemos tudo o que você espera de um endereço comercial para o seu empreendimento seguir em frente.
RESUMO:
WebSiteGrader da HubSpot - um ótimo exemplo Você pode ver o sucesso disso com empresas como Google, Facebook, JBoss, MySQL, HubSpot (com seu WebSiteGrader.com gratuito) e tantas outras marcas.
Um dos artigos mais lidos sobre esse assunto foi escrito por Chris Anderson na revista Wired: Grátis! Por que US $ 0,00 é o futuro dos negócios.
Se você ainda não leu, o Multioffice recomenda fortemente como uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que se preocupa com a inovação do modelo de negócios.
O truque para fazer os modelos de negócios Grátis ou Freemium certos é garantir que o produto / serviço que você está oferecendo gratuitamente seja de muito alto valor para o cliente, o que deve resultar em alta satisfação do cliente e a probabilidade de eles contarem a outros sobre seu produto / serviço, levando a efeitos virais.
A tentação usual é parar antes disso e retirar os recursos valiosos que tornariam o produto interessante e valioso.
Muitos empreendedores e executivos certamente se enquadram em um dos dois campos: aqueles que entendem isso e aqueles que não entendem.
A multidão esperta que entende isso, percebe que em uma empresa típica a única maior despesa é vendas e marketing, e reconhece que oferecer um produto / serviço gratuito é uma maneira extremamente inteligente de adquirir clientes a um custo baixo que pode ser monetizado em uma maneira diferente.
A importância da pegada ou participação de mercado
Outro efeito poderoso de usar a estratégia gratuita é que geralmente resulta em uma base de clientes muito maior usando os produtos gratuitos, que se tornam defensores de sua empresa.
Essa pegada ou participação de mercado expandida pode ter um grande efeito no preço que os adquirentes ou investidores estão dispostos a pagar pela sua empresa, pois eles reconhecem que, embora esses clientes ainda não tenham sido monetizados, eles representam um grande potencial para monetização futura. Twitter e Facebook são dois exemplos perfeitos disso.
Outro exemplo menos conhecido disso seria a recente aquisição de alto preço da SpringSource pela VMWare. Nessa situação, a VMWare pagou muito mais pela SpringSource se olharmos puramente para os múltiplos de receita.
Mas o valor real do SpringSource está em sua grande base de desenvolvedores dentro de empresas fortemente comprometidas com a estrutura Open Source gratuita do Spring.
A VMWare percebeu que poderia alavancar essa base de desenvolvedores para monetizar uma oferta futura de PaaS (Platform as a Service).
Outra maneira de examinar a importância da pegada ou da participação no mercado é reconhecer a importância da liderança de mercado.
Na indústria de tecnologia, por exemplo, a liderança de mercado geralmente reforça a si mesma, a menos que a empresa faça coisas estúpidas para irritar seus clientes.
Mesmo que você tenha conquistado a liderança do mercado dando um produto / serviço gratuitamente, os mercados financeiros e os adquirentes percebem que a liderança de mercado vale um prêmio significativo sobre os participantes de nicho que podem ter mais receita.
Os empreendedores e executivos que caem no campo "errado" estão tão focados em tentar extrair o máximo de dinheiro de cada cliente, que não percebem que isso só leva a uma aquisição de clientes muito lenta (e geralmente cara) e, consequentemente, uma pequena pegada ou market share.
Usando Engenharia para Marketing
Outra maneira de encarar esse tipo de modelo de negócios é que você está usando recursos de engenharia para resolver o problema de como adquirir clientes.
O pensamento convencional coloca o fardo de adquirir clientes nas pessoas de marketing e vendas.
Uma estratégia gratuita requer uma maneira diferente de pensar, que geralmente tem que vir de um fundador ou CEO.
Na estratégia Grátis, a empresa irá transferir as despesas de aquisição de clientes para o grupo de desenvolvimento de produtos.
Se for feito da maneira certa, os custos dos poucos engenheiros que desenvolvem o produto gratuito podem ser muitas vezes menores do que os custos que seriam gastos em mecanismos tradicionais de marketing, como feiras, anúncios, etc.
WebSiteGrader da HubSpot - um ótimo exemplo
Um ótimo exemplo de serviço gratuito é o WebSiteGrader da HubSpot.
O WebSite Grader tem alguns atributos interessantes que valem a pena estudar:
É gratuito
Demanda muito pouco trabalho do cliente para obter alguns resultados muito valiosos
Ele fornece seus resultados na forma de uma pontuação de 100. O ser humano é muito competitivo e, quando não consegue uma boa pontuação, quer saber como melhorar sua pontuação. Isso os leva a querer saber mais sobre o HubSpot, o que pode ajudá-los a melhorar sua pontuação.
Isso permite que eles se comparem aos seus concorrentes. Todas as empresas se preocupam com seu desempenho em relação à concorrência. Se eles estão piorando, este é um poderoso motivador para levá-los a mudar.
Conclusão, vale repetir o que descrevemos no início deste artigo: independente do seu nicho de mercado, pense bem sobre seu público-alvo e se há uma oportunidade de criar um serviço / produto gratuito semelhante que os atraia e forneça grande valor.
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