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Sintomas de dores de crescimento nos negócios



“A maior causa do fracasso nos negócios pode ser o sucesso.”

(fonte desconhecida)


“Cada vez que o negócio de um empresário que trabalha conosco começa a crescer, fico nervoso. E se crescer rapidamente, fico em alerta máximo! ”

(Um banqueiro que deseja permanecer anônimo)


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Tópicos:

Transições de Negócios

Construindo um Negócio

Novos desafios em cada curva da estrada

Sem cura única

Na maioria das vezes, para um empreendimento fracassado, seu fim pode ser atribuído a uma de duas causas. Ou seu modelo de negócios apresentou falhas desde o início ou eles não estavam preparados para o sucesso de seu modelo de negócios e tiveram problemas para lidar com o crescimento que se seguiu.


Transições de Negócios


Durante o crescimento, os empreendedores devem conduzir seus negócios por vários estágios de desenvolvimento. Um dos melhores modelos para ajudar os empreendedores a entender essas mudanças foi desenvolvido por Eric Flamholtz. Em seu livro (agora na 5ª edição) Growing Pains, Flamholtz e Randle apresentam um modelo prático que ajuda os empreendedores a entender os estágios de crescimento dos negócios.


Nos estágios iniciais de crescimento, o empreendedor se engaja no que Steve Blank chama de Processo de Pesquisa para o modelo básico de negócios. O empresário está encontrando uma lacuna no mercado e desenvolvendo um produto ou serviço para atender a essa necessidade do mercado. É aqui que ocorre o teste e a dinamização do modelo de negócios.


Construindo um Negócio


Depois que o modelo de negócios começa a mostrar sinais de tração no mercado, o próximo estágio é garantir os recursos de que a empresa precisa para crescer. O empreendedor deve garantir dinheiro, talento, materiais, instalações e assim por diante, de que a empresa precisa para sustentar seu crescimento. Se o empreendedor não conseguir garantir os recursos necessários, mesmo o modelo de negócios mais promissor pode falhar.


Nos estágios seguintes, Flamholtz e Randle traçam o caminho para navegar com sucesso pelo crescimento. Primeiro, vem o desenvolvimento de sistemas operacionais críticos, incluindo sistemas financeiros, sistemas de marketing, sistemas de produção e sistemas de recursos humanos. Em seguida, vem o desenvolvimento dos principais sistemas de gerenciamento, incluindo planejamento, organização, desenvolvimento de liderança e desenvolvimento de desempenho. Por fim, o empreendedor deve construir uma cultura intencional para garantir a sustentabilidade dos valores e crenças que os fundadores trouxeram para o seu negócio desde o início.


Novos desafios em cada curva da estrada


Cada estágio no desenvolvimento do negócio leva a novos desafios específicos no próximo nível de crescimento.


O empreendedor deve estar atento a uma ampla gama de sintomas críticos que alertam sobre crises iminentes envolvendo clientes, funcionários e a própria organização. Se esses sintomas forem detectados precocemente, o empreendedor pode agir para prevenir desafios significativos ou até mesmo a possibilidade de falência empresarial que pode advir de um crescimento mal administrado.


Sintomas de desafios do cliente


Os clientes são o proverbial “canário na mina de carvão” durante o crescimento. Os clientes fornecem os primeiros sinais de alerta de que o crescimento não está sendo gerenciado de maneira adequada.


Um desafio fundamental de crescimento para negócios em estágio inicial é vender mais do que a empresa pode oferecer. Em seu entusiasmo por construir um negócio de sucesso, muitos empreendedores saem à frente de sua capacidade de produzir seu produto ou fornecer um serviço eficaz. Quando isso acontece, a reputação da empresa no mercado fica prejudicada.


Outro sintoma de que uma empresa está enfrentando desafios é quando começa a perder bons clientes. Isso pode ser o resultado de má qualidade, mau atendimento ao cliente ou ambos. A retenção de clientes deve ser uma proporção chave para todo empreendedor observar em seu painel. Quando a rotatividade do cliente excede as expectativas, um empresário deve diagnosticar rapidamente o problema e tomar as medidas adequadas. Os clientes têm pouca paciência com um negócio que não entrega mais sua proposta de valor prometida.


Sintomas de desafios do funcionário


Os funcionários também são um importante sistema de alerta precoce para problemas de crescimento.


Certamente, o empresário deve prestar muita atenção à rotatividade de pessoal e ao moral dos funcionários durante o crescimento. Pode ser difícil o suficiente recrutar novos funcionários para apoiar o crescimento. A necessidade de recrutar também funcionários para substituir trabalhadores insatisfeitos pode tornar uma tarefa quase impossível acompanhar as necessidades de contratação da empresa.


O crescimento rápido costuma ter um impacto negativo na eficiência e na produtividade dos funcionários. Os funcionários que parecem nunca ter tempo suficiente para realizar seu trabalho básico ou que passam a maior parte do tempo apagando incêndios podem ser sinais seguros de que o empreendedor deve desacelerar o crescimento e tomar medidas corretivas.


Outros sintomas de dores de crescimento relacionados aos funcionários incluem comunicação deficiente, falta de compreensão da visão e uma insegurança geral entre os funcionários.


Sintomas de desafios organizacionais


Finalmente, existem sintomas no nível organizacional que também precisam ser monitorados.


A constante escassez de recursos essenciais, sistemas operacionais sobrecarregados e planejamento ineficaz podem ser sinais de que um empreendedor não está preparado para o crescimento do negócio.


O sintoma mais desconcertante é quando as vendas estão crescendo, mas os lucros estão estagnando ou mesmo diminuindo.


Sem cura única

Superar as causas desses e de outros sintomas não é uma tarefa fácil. Não existe uma

varinha mágica que um empresário possa fazer para alcançar um crescimento sem dor.


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