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11 perguntas comuns sobre trabalho remoto respondidas

Atualizado: 30 de set. de 2021


Tudo o que você quer saber sobre trabalho remoto


Antes da primavera de 2020, já havia 7 milhões de pessoas trabalhando remotamente nos Estados Unidos, o que representa 3,4% da população daquele país.


Nos últimos cinco anos, o número de trabalhadores remotos cresceu 44% e hoje está aumentando mais do que nunca.


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Uma suposição bastante comum (e incorreta) sobre o trabalho remoto é que envolve pouco mais do que deitar em uma espreguiçadeira confortável, bebendo suco espremido na hora , enquanto faz algo vagamente semelhante ao trabalho real em um laptop.


Bem, durante a primavera de 2020, quando muitas empresas tiveram de implementar repentinamente políticas de trabalho remoto, muitos de nós descobrimos em primeira mão como é trabalhar em casa.


Não é um pedaço de bolo, como se viu. Há uma lista particular de desafios e já sabemos como abordar muitos deles.


Neste artigo, listamos algumas das perguntas mais frequentes sobre o trabalho remoto.


Resumo:


Trabalho flexível vs. trabalho remoto - há alguma diferença?


Resposta curta: Sim, existe.


O trabalho flexível se tornou comum nos últimos anos e muitos países já incluíram o trabalho flexível (sob diferentes condições) em suas legislações. Trabalho flexível é um termo mais amplo para qualquer tipo de horário de trabalho fora de um padrão de trabalho regular ou horário de trabalho que se adapte às necessidades específicas dos funcionários.


O trabalho remoto, por sua vez, é um tipo de trabalho flexível, o que significa trabalhar de qualquer lugar, não apenas de casa. Trabalhadores remotos às vezes nem mesmo encontram seus colegas na vida real, comunicando-se por chat de vídeo ou ferramentas de colaboração em equipe.


Os trabalhadores remotos são mais produtivos?


Resposta curta: Sim, são.


Os funcionários remotos são muito mais focados na entrega do que no tempo, o que às vezes os faz trabalhar mais horas do que os funcionários locais. No entanto, não afeta negativamente o resultado do trabalho como um todo e a produtividade na maioria dos casos. A pesquisa IWG Global Workspace relata que 85% dos entrevistados confirmam que sua produtividade aumentou, resultando em maior flexibilidade de trabalho.


Outro estudo descobriu que 53% dos funcionários remotos afirmam estar dispostos a trabalhar horas extras, em comparação com apenas 28% dos funcionários locais. A mesma pesquisa descobriu que 45% dos trabalhadores domésticos podem fazer mais em menos tempo e estão menos distraídos em comparação com o ambiente do escritório. E 90% dos gerentes relatam que sua equipe remota é mais produtiva quando recebe flexibilidade de horários e locais de trabalho.


Claro, cada caso tem exceções. Se você ainda está lutando e se perguntando como permanecer produtivo enquanto trabalha remotamente, verifique nossas dezesseis dicas úteis .


Os trabalhadores remotos têm horário?


Resposta curta: não necessariamente.


Uma das principais vantagens do trabalho remoto é a liberdade de agendamento, e muitas empresas adotaram a mentalidade ROWE (ambiente de trabalho somente para resultados). O princípio principal do ROWE é que ter um horário fixo não é obrigatório, a menos que a produtividade do funcionário não seja afetada e as coisas estejam sendo feitas.


Mesmo assim, alguns trabalhos remotos podem exigir que você esteja sempre em uma chamada em um horário específico.


Em alguns casos, as horas de trabalho são definidas pelas diferenças de fuso horário dentro de uma equipe ou por certos requisitos de horas de trabalho do lado da empresa. Muitos telecomutadores têm uma programação aproximada - uma espécie de intervalos de tempo específicos quando trabalham, e que podem variar no dia a dia.


De acordo com o feedback remoto dos funcionários, ter uma programação não é crítica, embora seja bastante aconselhável.


Isso depende muito do tipo de trabalho, do estilo de vida e do tipo de trabalho do funcionário.


No entanto, falando sobre trabalhadores remotos experientes e produtivos (provavelmente aqueles que já podem se dar ao luxo de ficar perto da piscina enquanto fazem as coisas), a maioria deles tem um cronograma, autodesenvolvido ou determinado por um empregador.


Além disso, seguem rotinas individuais de manhã e à noite, que lhes dão energia e reduzem o estresse.


A auto-organização é o melhor amigo de um trabalhador remoto - planeje seu trabalho com antecedência para se manter no caminho certo. Se você não está se sentindo confortável com sua programação de trabalhar em casa, você deve levantar esta questão para discutir com seu empregador.


Leia também:

Os funcionários remotos são mais felizes do que os funcionários de escritório?

Resposta curta: Sim, são.


A lista de profissionais de trabalho remoto é maior do que a lista de contras. Inclui benefícios como equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, economia de tempo e dinheiro, melhor saúde, maior produtividade, escritório personalizável, menos estresse e liberdade, liberdade, liberdade!


Uma pesquisa da Owl Labs relatou que os trabalhadores remotos em tempo integral disseram que estão felizes com seu trabalho 22% mais do que as pessoas que nunca trabalham remotamente.


As razões são, como mencionamos anteriormente, - 91% relataram melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, 79% - maior produtividade, 78% - menos estresse e evitando o deslocamento diário.


A mesma pesquisa da Owl Labs também descobriu que os funcionários que recebem mais flexibilidade são mais leais e têm menos probabilidade de mudar de local de trabalho (em 13%) do que os funcionários locais.


Portanto, o estudo mostra claramente que não apenas os trabalhadores remotos são mais felizes, mas também estão preparados para trabalhar mais horas (43% a mais, na verdade) do que os trabalhadores locais.


E a economia de orçamento deles é bastante impressionante - a Inc Magazine relatou que os funcionários que trabalham em casa economizam de US $ 2.000 a US $ 7.000 por ano em transporte, alimentação, creche e roupas.


E a última coisa a dizer sobre a felicidade é que os trabalhadores remotos também têm a chance de realizar sonhos - a capacidade de combinar viagem e trabalho, ou a vida no exterior.


De acordo com Buffer, 44% dos funcionários remotos viajam enquanto trabalham entre uma semana e um mês por ano, e 25% dos entrevistados fazem esta combinação trabalho / viagem mais de um mês por ano.


Quais são os maiores desafios do trabalho remoto?

Resposta resumida: Entre os desafios mais comuns do trabalho remoto, os funcionários relatam excesso de trabalho, falta de comunicação e / ou solidão, interrupções (família, colegas de quarto), problemas técnicos (conexão de internet ruim, falta de ferramentas), dificuldades na priorização do trabalho e falta de auto-organização.


Esses desafios geralmente dizem respeito a funcionários remotos iniciantes - aqueles que ainda não estabeleceram seu processo de trabalho.


Todas as dificuldades que mencionamos têm solução, até a solidão e a falta de comunicação (as reuniões do Zoom podem ser divertidas!).


Revela que o verdadeiro desafio do trabalho remoto é uma personalidade preguiçosa e desorganizada, e talvez condições de trabalho inadequadas (que podem ser facilmente resolvidas).


E..., esquecemos mais uma coisa - trabalhar remotamente sem as ferramentas adequadas não é, digamos, razoável. Ter as ferramentas certas à mão, a tecnologia necessária, conexão estável com a Internet, local de trabalho confortável e auto-organização o ajudará a fazer o seu melhor, mesmo em casa.


Como as empresas com força de trabalho remota se beneficiam da implementação de trabalho flexível / remoto?


Resposta resumida: As empresas / empregadores se beneficiam quando seus funcionários trabalham remotamente por vários motivos - economia de renda e menores custos de eletricidade, maior retenção de funcionários, aumento da produtividade e muito mais.


O melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, produtividade, "felicidade" e outros benefícios que já mencionamos para funcionários remotos afetam seus empregadores positivamente. Eles obtêm maior retenção de funcionários, mais trabalhadores autônomos e independentes com maior produtividade e menos defeitos de qualidade de trabalho.


Além disso, os proprietários de negócios economizam custos com imóveis e salários - as organizações economizam em média US $ 11.000 por ano por telecomutador em meio período.


Outra vantagem é que os empregadores têm acesso a um grupo mais amplo de candidatos e dos melhores talentos em todo o mundo.


O recrutamento de novos candidatos talentosos fica muito mais fácil e há mais opções.


Você sempre terá mais chances de encontrar o candidato certo no mercado de trabalho remoto, mesmo para uma vaga muito específica.


O fato permanece - 85% das empresas relataram que a implementação de locais de trabalho flexíveis tornou sua empresa mais produtiva. E como o trabalho remoto está em alta como nunca antes, muitos empregadores consideram a implementação do trabalho remoto como uma estratégia para aprimorar seus objetivos principais para a nova década.


Os funcionários remotos têm férias regulares?


Resposta curta: Sim, eles fazem.


De acordo com a pesquisa de 2019 sobre o estado do trabalho remoto da Buffer, 32% dos trabalhadores remotos podem tirar férias ilimitadas.


Surpreendentemente, a maioria dos funcionários tira apenas de duas a três semanas de folga por ano. Descobriu-se que, se as pessoas têm mais controle sobre suas agendas, elas se sentem menos estressadas e não precisam de muito tempo de folga para se recuperar, ao contrário dos trabalhadores que trabalham fora do escritório.


Quais são os itens indispensáveis ​​para o trabalho remoto?


Resposta resumida: Os itens essenciais para trabalhar em casa incluem um espaço de trabalho bem organizado com todos os atributos relacionados ao trabalho necessários, conexão segura e esperançosamente rápida à Internet, hardware e tecnologia essenciais, ferramentas confiáveis ​​e roupas casuais confortáveis.


Uma organização produtiva e propícia ao local de trabalho significa muito - você precisa configurar seu espaço adequadamente, para se sentir como se estivesse em seu local de trabalho, não apenas em um canto bagunçado da sala de estar.


Pense no que você precisa: uma boa cadeira, uma escrivaninha, um papel para anotações ... talvez sua caneca favorita?


Hardware do computador: teclado, mouse, fones de ouvido, monitores, fones de ouvido, etc. Tudo deve estar no lugar para que você se sinta bem e equipado. Considere usar roupas confortáveis ​​que não estejam associadas a sono e lazer. Você verá que fará mais.


O óbvio, mas importante, é uma conexão com a Internet.


Quer você seja um blogueiro, desenvolvedor de software, empresário, consultor de vendas ou outra pessoa, não conseguirá fazer isso sem uma conexão de Internet segura e robusta.


Essa é a força motriz de toda a coisa do trabalho em casa. Portanto, você definitivamente deve obter o melhor que puder, se não for uma das vantagens oferecidas por seu empregador. Não fazer as coisas porque sua internet caiu é realmente irritante. Confie em nós - você vai odiar.


Ferramentas e softwares confiáveis ​​podem incluir gerenciamento de tarefas e projetos, videoconferência, aplicativos de lista de tarefas, calendários, compartilhamento de arquivos e ferramentas de colaboração. Certifique-se de ter tudo o que precisa em mãos para tornar mais fácil e direto, com menos estresse e mais transparência.

O trabalho remoto pode ser divertido (para uma equipe)?


Resposta resumida: É possível tornar o trabalho de casa divertido para a equipe. Envolve comunicação geral, entusiasmo e criatividade.


Está se divertindo com uma equipe virtual? Sem problemas!


Quem trabalha em equipes distribuídas sabe disso muito bem - quanto melhor a comunicação da equipe, melhor o resultado. A primeira e mais importante coisa é manter interações sociais amigáveis ​​em um escritório virtual. Qualquer entusiasta de equipe pode encorajar outros a se divertirem mais juntos, quando online.


Confira algumas ideias para construções de equipes virtuais, atividades, desafios, exercícios e muito mais. Se sua equipe não está realmente preparada para tais atividades, você pode simplesmente ter uma reunião de café na sexta-feira para discutir qualquer coisa, exceto trabalho. Essas conversas podem ter um tópico semanal que muda a cada semana.


Além disso, há outras coisas que você pode fazer: jogar jogos de tabuleiro online, desfrutar de refeições juntos (se você não se importa de comer na frente da câmera), passar uma noite de cinema juntos (você apenas começa e trava ao mesmo tempo, com alguns intervalos para discussão), organize sessões de compartilhamento de habilidades, drinques às sextas-feiras e muito mais. Como você pode ver, existem muitas opções. O resto depende da vontade dos membros da equipe e líderes.


Quais habilidades eu preciso para trabalhar remotamente?

Resposta curta: Algumas das habilidades básicas de um trabalhador remoto bem-sucedido incluem forte automotivação, capacidade de trabalhar de forma independente, boas habilidades de gerenciamento de tempo, excelente comunicação empresarial e habilidades de comunicação intercultural, conhecimento de ética empresarial, adaptabilidade e alto nível de responsabilidade .


Uma boa maneira de entender o conjunto de habilidades desejado do trabalhador remoto é tentar se colocar no lugar de um gerente / empregador de equipe remota. Imagine que você está procurando um funcionário - quais qualidades pessoais você mais valoriza? Quem você gostaria de ver em sua equipe? Provavelmente, você estaria procurando uma pessoa confiável que pudesse trabalhar na maior parte do tempo de forma independente e administrar o tempo com eficiência.


Em segundo lugar, fortes habilidades de comunicação escrita e verbal são necessárias para uma colaboração de equipe eficiente, para trabalhar com clientes, gerência ou clientes. É importante acrescentar que uma pessoa provavelmente deve ser um jogador de equipe com conhecimento transcultural, já que equipes multinacionais são bastante comuns.


Além disso, a pessoa deve se sentir confortável com o aprendizado e o uso de ferramentas digitais, que são parte integrante do trabalho remoto. Adaptabilidade e habilidades de resolução de problemas são necessárias, pelo menos no nível básico. E, claro, a automotivação é uma qualidade fundamental para cada funcionário e uma força motriz para o sucesso, seja qual for o trabalho.


Quais são os melhores empregos para trabalhar remotamente?


Resposta resumida: A lista de trabalhos de trabalho remoto está ficando cada vez mais longa. No entanto, os mais populares ao longo dos anos foram desenvolvedor de software, comerciante de e-mail, criador de vídeo promocional, editores, escritor freelance, designer da Web ou gráfico, tradutor, gerente de atendimento ao cliente, etc.


Esta é a lista básica, que se expandiu nos últimos anos para quase qualquer trabalho que seja, que não requer presença física. E muito depende da empresa para a qual você trabalha - se ela é capaz de oferecer condições para um trabalho fácil em casa ou oferece suporte a um ambiente misto de trabalho / trabalho doméstico.


Conclusão


Em geral, os funcionários adoram e apoiam oportunidades de trabalho remotas e flexíveis, e valorizam se tiverem essa opção. Se o trabalho remoto tivesse uma pontuação de satisfação do cliente, seria muito alto.


Várias pesquisas confirmam os benefícios de horários flexíveis, melhor equilíbrio trabalho / vida, aumento da produtividade, melhor saúde e economia de orçamento e redução do deslocamento estressante. A maioria das pessoas que já experimentou o trabalho remoto não quer voltar ao horário anterior.


Quer se trate de um aumento de produtividade, satisfação no trabalho, maior flexibilidade ou um maior sentimento de valor, trabalhar em casa - pelo menos meio período - pode oferecer uma série de benefícios. E esse fator de conveniência não pode ser superado.


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