Mais de um ano depois que a pandemia COVID-19 perturbou o equilíbrio de nossas vidas em uma escala sem precedentes, estamos finalmente obtendo uma imagem mais clara do que podemos esperar para o futuro da cultura de trabalho no Brasil e no mundo.
Olá, somos o Multioffice Escritório Virtual, empresa que atua (com pioneirismo) no mercado pernambucano desde a década de 1990, mas exatamente nas cidades de Recife, Olinda e Paulista-PE.
Oferecemos serviços de escritório que engloba: salas prontas para reuniões, escritório privativo e coworking.
Também disponibilizamos endereço fiscal, endereço comercial, local privilegiado e de fácil acesso, estacionamento, recepção, serviço de copa, atendimento telefônico personalizado e toda a experiência de anos de atuação.
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Desde a década de 1990 que oferecemos tudo o que você espera de um endereço comercial para o seu empreendimento seguir em frente.
À medida que escritórios em todo o planeta fechavam suas portas, muitos trabalhadores abraçaram o trabalho remoto pela primeira vez.
Para alguns, a curva de aprendizado foi íngreme - forçados a se adaptar a novas tecnologias, novos modos de comunicação e uma nova cultura de local de trabalho durante a noite - enquanto para outros, a nova ênfase em autonomia, segurança e conforto foi reveladora.
Tem havido um apelo crescente para o último ano de turbulência para servir como um catalisador para uma mudança mais permanente na forma como abordamos o trabalho e os espaços de trabalho.
Os espaços de trabalho híbridos capturaram a imaginação do público como um equilíbrio perfeito entre o conforto e a segurança de trabalhar em casa e a direção valiosa e o senso de comunidade que um ambiente de escritório tradicional pode oferecer.
Veja também:
Aqui estão cinco tendências que podemos esperar ver em espaços de trabalho híbridos no próximo ano:
1. Descentralização do espaço de escritório
A mudança repentina para o trabalho remoto desafiou a crença de longa data de que as empresas operam de forma mais eficiente a partir de um distrito comercial centralizado.
O novo conceito abraça a ideia de que espaços de trabalho híbridos descentralizados podem não apenas melhorar a qualidade de vida do trabalhador, mas também colher recompensas financeiras para os empresários.
Além disso, o modelo “hub-and-spoke” agora permite que os trabalhadores trabalhem de filiais de escritórios satélite longe do “hub” central.
Isso é exemplificado pela demanda em áreas suburbanas, que aumentou 32% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com os níveis pré-pandêmicos, com o interesse em escritórios rurais aumentando 20% no mesmo período.
Por exemplo, além de seus espaços de trabalho nos centros urbanos, empresas especializadas se expandem para operar espaços nos subúrbios circundantes, como, que estão localizados ao alcance do centro da cidade, mas mais perto de onde muitos habitantes de vivem com suas famílias.
Elas também se concentraram em centros urbanos e grandes cidades regionais para expandir suas operações.
Inicialmente, essa estratégia foi desenhada para atingir os mercados com mais empresas e funcionários, mas agora, periferias e subúrbios da cidade são funcionários para desfrutar de um equilíbrio entre vida profissional e pessoal mais satisfatório.
À medida que o modelo hub-and-spoke continua a apresentar aos proprietários de negócios a oportunidade de reduzir seus gastos com escritórios urbanos de alto custo, muitos estão adotando a alternativa mais barata na periferia ou subúrbios da cidade que permite que seus funcionários tenham um trabalho mais satisfatório equilíbrio da vida.
2. Um papel maior na comunidade local
O conceito de 15 minutos de deslocamento diário se inspira na visão do acadêmico francês Carlos Moreno de uma “cidade em 15 minutos”.
A filosofia norteadora da “Cidade 15 Minutos” vai além da interconexão entre trabalho e vida doméstica; ele abrange todos os elementos da vida urbana e suburbana - incluindo entretenimento, varejo, educação e saúde.
À medida que a descentralização do espaço de escritório continua a acelerar, torna-se inevitável que os espaços de trabalho flexíveis e os espaços de coworking se tornem parte integrante da comunidade local.
Além de ajudar na recuperação das economias locais na era pós-pandemia, a integração de espaços de trabalho híbridos em mais bairros residenciais oferecerá muitos benefícios de qualidade de vida para o trabalhador remoto e flexível.
Muitos trabalhadores comemoraram a oportunidade de descobrir ou redescobrir seu próprio bairro , graças ao seu novo estilo de vida de trabalho remoto.
Cafés, restaurantes, lojas e parques locais tornaram-se essenciais para a vida diária das pessoas de uma forma que talvez nunca tenham sido antes, promovendo um novo senso de comunidade que se provou vital para a saúde mental durante um ano de desconexões e perturbações.
3. Um maior grau de flexibilidade dos proprietários
À medida que a mudança para espaços de trabalho remotos e híbridos se torna mais permanente, os proprietários são apresentados com um ímpeto maior para se envolver com os operadores de coworking seguindo um modelo de “espaço como serviço”.
As principais empresas de tecnologia estão liderando a mudança cultural em direção ao trabalho remoto e híbrido de longo prazo, incluindo Facebook, Apple e Google, criando uma demanda que proprietários e administradores de propriedades estão mais do que ansiosos para atender.
Os proprietários estão provando estar abertos a um maior grau de flexibilidade do que nunca, com a compreensão de que os espaços de trabalho híbridos exigirão um maior grau de elasticidade do que os espaços de escritórios tradicionais, à medida que a resposta cultural ao trabalho remoto continua a se desenvolver.
Este novo aumento de demanda já pode ser visto na Austrália em outros países.
4. Custos gradualmente crescentes até que a oferta atenda a demanda
Após uma queda inicial que acompanhou a chegada da COVID-19, os últimos estágios de 2020 viram o preço das hot desks de coworking subir para uma média mensal global de $ 189 em janeiro de 2021 , um aumento de 2,73% em relação aos 12 meses anteriores.
Esse aumento foi mais pronunciado na América Central e na Oceania, enquanto a América do Norte teve um aumento mais gradual de uma média de US $ 243 em janeiro de 2020 para US $ 249 em janeiro de 2021.
Os preços médios mensais na Europa, América do Sul e Ásia seguiram uma tendência semelhante à da América do Norte, enquanto os preços médios mensais na África aumentaram de $ 110 em janeiro de 2020 para $ 112 em janeiro de 2021 - ainda abaixo da média mensal de $ 116 registrada em janeiro de 2019.
5. Um foco renovado na sustentabilidade
No centro da filosofia da “Cidade 15 Minutos” de Carlos Moreno está o foco na sustentabilidade e no ambientalismo.
A redução do tempo de deslocamento diminui as emissões de carbono, como ocorreu em 2020, quando grande parte do mundo ficou remoto pela primeira vez. Uma pesquisa da University of East Anglia, da University of Exeter e do Global Carbon Project descobriu que as emissões globais de gases de efeito estufa caíram 2,4 bilhões de toneladas em 2020, uma queda de 7% em relação a 2019.
Além disso, uma ampla gama de espaços em escala global - incluindo Vios em Atenas, Grécia e Future Leap em Bristol, Reino Unido - estão empenhados em oferecer coworking neutro em carbono, tecnologias ambientais e design bioclimático e biofílico com base em documentos médicos e pesquisa científica.
Além da pegada de carbono reduzida que vem com a remoção do deslocamento diário, a visão do Mutioffice Escritório Virtual para um deslocamento diário de 15 minutos também serve para promover práticas saudáveis, como caminhar ou andar de bicicleta para o trabalho, ajudando a construir uma comunidade mais saudável em resposta à pandemia global.
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