Blog Multioffice Escritório Virtual
  • Multioffice Escr. Virtual

Modelo híbrido de trabalho e escritório: um guia para todos


Você já sabe como falar sobre o modelo de trabalho híbrido?


O modelo híbrido de trabalho chegou em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus em 2020 e já mostra que será o novo modelo do futuro de trabalho.


Olá, somos o Multioffice Escritório Virtual, empresa pioneira, com atuação desde a década de 1990 no mercado pernambucano.


Realizamos parcerias com outras empresas, também startups e profissionais independentes no propósito de reduzir em até 70% os custos com infraestrutura de escritório.


Conheça todas as soluções e escolha a que melhor atende suas necessidades. COTATE-NOS!


Com a chegada da covid-19 de um dia para o outro, as empresas foram obrigadas a se adaptar ao isolamento social e colocar seus funcionários em trabalho remoto, conhecido como “Home Office”.


Já difundido entre programas e profissionais de tecnologia, consiste basicamente em trabalhar remotamente de suas residências, utilizando softwares e recebendo tarefas de forma virtual com o apoio de ferramentas de teleconferência.


Ao contrário do que pensam, não é tão simples: exige mais foco, disciplina e organização do funcionário, além de confiança e autonomia por parte da empresa.



O escritório em casa funciona para todos?


Esse modelo de teletrabalho é funcional, mas é efetivo apenas para uma parcela da nossa sociedade, que possui boa infraestrutura em suas residências e ausência de problemas domésticos.


A oferta de serviços como internet de qualidade, energia elétrica estável, entre outros fatores, é ainda mais escassa em regiões distantes dos grandes centros e também inviável para o bolso do funcionário.


De acordo com pesquisa realizada pela rede social Linkedin, 39% dos entrevistados apontam que a falta de contato com os colegas também é um fator desfavorável para trabalhar em casa, pois a saúde mental é prejudicada quando se está isolado.


Outro ponto questionável está na relação de trabalho.


Especialistas já apontaram problemas como jornada excessiva de trabalho e falta de ergonomia nas cadeiras e mesas, como uma possível responsabilidade trabalhista para os empregadores.


Equilíbrio é a chave


É neste momento que surge o que chamamos de modelo de trabalho híbrido que visa unir os dois mundos, mantendo um ambiente de trabalho flexível, mas com o equilíbrio necessário.


A proposta que considera-se mais viável é manter os dias em que o trabalhador ocupar cargos na sede da empresa e os dias em que estará trabalhando remotamente, não necessariamente em casa no home office, mas em qualquer lugar, o conhecido AnywhereOffice.


Nesse equilíbrio de operação do modelo de trabalho híbrido, todos ganharão: o funcionário terá melhor produtividade devido à flexibilidade, aumento do tempo e da confiança concedida;


A empresas reduz seus custos operacionais com a redução de espaços físicos e a cidade se beneficia da redução do deslocamento diário, menor redução e tráfego.


Gerenciamento de espaço


Um dos desafios que o mercado enfrenta é para desenvolver uma operação do modelo de trabalho híbrido, desenhar as ferramentas tecnológicas para obter uma gestão descentralizada da programação dos postos de trabalho, que precisa garantir o controle e ter alta disponibilidade.


Para manter o nível de excelência e qualidade, é preciso buscar uma certificação tendo como referência um lugar seguro para trabalhar para que a empresa e o colaborador tenham a melhor experiência e segurança em todas as fases do processo do modelo de trabalho híbrido.


Próximos passos


O Multioffice oferece uma plataforma para operar o modelo de trabalho híbrido, que já estamos trabalhando com vários clientes em operação.


Acreditamos que o futuro é híbrido e que os coworkings e escritórios virtuais, assim como o trabalho remoto, desempenharão papéis importantes no ecossistema do escritório.


E o equilíbrio e a mobilidade que este modelo trará garantirão ótimos resultados para todos, possibilitando planejar da melhor forma possível como iremos gastar nosso tempo limitado.


O Trabalho Híbrido será a nossa nova realidade empresarial?


Home Office ou pessoalmente?

Cara a cara ou escritório em casa?

Aqui está a questão do Trabalho Híbrido.


Você teria a resposta?


Se você está em dúvida sobre o que responder, por acreditar que não existe uma resposta certa para essa pergunta, acaba de juntar a parcela de 90% dos empresários que também têm essa pergunta.


Acontece que, em meio a uma pandemia que não se liga nem se desfaz, as empresas se encontram nesse dilema, e talvez o trabalho híbrido seja a resposta.


Afinal, não é novidade que o Home office não era 100% adaptável, concorda?


Por mais que o trabalho remoto já fosse praticado, o modo como tudo aconteceu foi devastador, e o pior, sem escolha.


Todos nós tivemos que nos adaptar ao novo ambiente de trabalho.


E funcionou?


Entre saltos e limites, esse isolamento forçado provou que é possível trabalhar à distância, mas é muito cedo para classificar o regime de trabalho remoto como ideal.


Os gerentes estão planejando a direção dos próximos meses (o regime de trabalho será híbrido?)


A questão é como se adaptar ao “novo normal” pós-pandemia, sabendo que o home office foi impulsionado como nunca durante a pandemia do novo coronavírus.


Mas este não deve ser o cenário na pós-pandemia


Do ponto de vista corporativo, o home office traz consigo desafios operacionais, humanos e, acima de tudo, emocionais.


Relacionar-se, sentir carinho, faz parte da nossa cultura.


No nível organizacional, questões como cultura e experiência dos colaboradores são temas de comprovada validade.


Momentos como happy hours, por exemplo, fortalecem os laços e motivam a equipe.


- 67% das empresas indicaram que tiveram dificuldades para implementar um escritório em casa, indica a pesquisa -


Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com 139 empresas brasileiras de grande, médio e pequeno porte, apontou que cerca de 94% das empresas brasileiras afirmam ter alcançado ou superado suas expectativas de resultados com a matriz.


Mesmo assim, 70% planejam encerrar a prática ou reduzi-la para apenas 25% dos funcionários quando uma pandemia Covid-19 terminar ...


Em contrapartida, pesquisa realizada pelo professor André Fischer, também da FIA, apontou que 70% das pessoas gostariam de permanecer em regime de home office, total ou parcialmente.


Decisão delicada que pode atrapalhar a estrutura de uma empresa, afinal, a relutância em manter esse novo formato pode ser explicada pelos custos inesperados e riscos trabalhistas gerados pela implantação repentina da sede imposta pela Covid-19.


O mercado brasileiro estava despreparado para essa transição: outra pesquisa da FIA, realizada no ano passado, concluiu que apenas 32% das empresas com mais de 100 funcionários têm uma estratégia desse tipo planejada.


"Até agora, apenas cerca de 10% das empresas decidiram pagar pela internet dos funcionários, por exemplo ..."


Mas existe um meio termo para tudo, e o nome é Hybrid Work.


Em casa, na rua ou no escritório: o trabalho híbrido é a nova realidade corporativa


A pandemia foi um "marco".


Novos valores foram criados, onde as pessoas e organizações puderam ver o valor da proximidade e das pessoas; valores que vão além do “trabalho”.


E quando o valor muda, a cultura muda. E se outras empresas não acompanharem essa mudança, elas morrerão.


Portanto, a definição de local de trabalho foi modificada. O trabalho híbrido chegou.


Essas mudanças, que, como vimos, não são temporárias, exigem das organizações um esforço maior para oferecer aos profissionais uma experiência de qualidade, para que possam trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora.


E o modelo de trabalho vai influenciar a cultura.


Já vimos que existem dois modelos de trabalho (presencial e remoto), e com a pandemia pudemos experimentar a possibilidade de trabalhar de forma eficaz, produtiva e descentralizada em ambos (certo?).


E é aí que a aposta no meio-termo está ocorrendo.


A Braskem, petroquímica brasileira com quarenta unidades industriais em quatro países, disse que mais de 80% de seus funcionários querem flexibilidade para trabalhar em casa, mas ainda querem um escritório para ir quando acham que é importante.


Estamos a falar do escritório híbrido, ou trabalho híbrido, um modelo que, como o nome indica, alterna entre dias no escritório e dias no escritório em casa.


Quem adere a este novo tipo de trabalho, optando por um escritório híbrido, vai precisar de um espaço que acomode todas as necessidades corporativas e que se adapte a este novo modelo.


E é aí que entra o Multioffice Escritório Virtual!


Somos os pioneiros na nossa região na inserção do modelo híbrido no nosso segmento e, ao implementar este novo modelo de trabalho nos nossos espaços, podemos ter ainda mais a certeza de que as empresas e os colaboradores que apreciam o trabalho híbrido vão ganhar.


O trabalho híbrido é positivo para os dois lados da moeda


Quando ambos os lados ganham, não há dúvida de que é a escolha certa.


  • Redução de custos com espaço;

  • Maior produtividade;

  • Menos ruído na comunicação;

  • Descentralização e aumento do trabalho em equipe;

  • Otimização de atividades;

  • Diminuição de atrasos de funcionários devido ao tráfego;

  • Comodidade e conforto;

  • Economia com deslocamento.


E muito mais!


Porque o modelo atende a todos os requisitos do “novo normal”.


Porque, além de otimizar o espaço ocioso, o formato otimiza custos.


Com a gente, as empresas que não tinham escritório passaram a ter um endereço comercial que uni a produtividade, conectividade e um grande percentual do lucro geral.


E vale a pena considerar que é mais sustentável.


Como há menos carros no trânsito, menos estresse... em resumo, há muito mais pontos positivos do que negativos (se houver!).


O uso consciente dos recursos é a chave para o mundo que desejamos, e somos adequados a esse conceito que valoriza muito a experiência compartilhada.


O Coworking e escritório virtual precisam estar inseridos nesta economia que cresce a cada dia e oferece um novo olhar para resolver os problemas do dia a dia que existem há muito tempo.


E podemos dizer que o modelo híbrido compacto com tudo em que acreditamos!


Afinal, apostamos na Economia Compartilhada como um movimento para transformar as cidades e o mundo.


Toda grande conquista começa com uma ideia.


O nosso foi criar um espaço para receber, ligar e multiplicar iniciativas, criando o ambiente ideal para as pessoas concretizarem as suas ideias, pois os nossos serviços não é formado por salas e mesas, mas sim pelo material humano que o reúne e como configurado o faz. possível.


Nossas unidades é formada por profissionais e startups dos mais diversos segmentos, que conversam entre si e possuem um ambiente que estimula o surgimento de projetos conjuntos.


Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais