Blog Multioffice Escritório Virtual
  • Multioffice Escr. Virtual

Porque Tem Negócios Vendendo Muito e Outros Não Saem do Lugar? Veja!

Atualizado: Jul 2


Olá, empreendedor. Seja bem-vindo ao nosso blog para mais uma "sacada " semanal de empreendedorismo para você, e nesse episódio vamos distinguir cinco, cinco razões porque algumas pessoas tem sucesso com o empreendedorismo e outras não.


Quando observado, vários empreendedores.


Alguns com muito sucesso, alguns com nenhum sucesso, com o tempo é possível distinguir algumas coisas que as pessoas de sucesso tem em comum, e essa é a razão desse episódio que nós da Empresa Multioffice Escritório Virtual preparamos.


Aliás, estamos no mercado desde a década de 1990, atuando nas cidades de Recife, Olinda e Paulista-PE


E a primeira coisa que percebemos é:


Número 01.


O que as pessoas que tem sucesso, tem em comum e as que não tem sucesso não tem em comum é uma razão visceral para empreender.

E o que queremos dizer com isso? A maioria das pessoas que conseguem deslanchar nos negócios, elas tinham um razão pela qual, uma razão muito forte para entrar em ação.


No caso de muitos, por exemplo, a razão era: trabalhava, ganhava um bom salário, mas não era feliz. Depois de 10 anos, até aí tudo bem, não era visceral. Mas depois de 10 anos elas senti que eu não aguentava mais, basicamente, ela não aguentava mais.


E se você já passou por um tempo, o tempo do chega, como diria o Gabriel Goffi, chega, eu cheguei no tempo do chega e, enfim, e foi o que aconteceu. Eu não aguentava mais, eu até pedi demissão antes de saber o que eu ia fazer, porque realmente o chega tinha chegado. E podemos então, até afirmar que, a maioria das pessoas tem isso.


O Ivan Querino, por exemplo, é um estudo de caso, digite aí, Ivan Querino que você vai ver, ele empreendeu por causa da família, a esposa tinha acabado de engravidar e ele queria continuar desenhando e também queria prover pra família. Então essa é uma razão visceral.


Algumas pessoas empreendem por causa de liberdade

Mas o fato é o seguinte: se você não tem uma razão visceral pra mover "desculpe a expressão" o seu traseiro da cadeira, as chances são que você não vai fazer, não vai ter muito sucesso com isso, porque a primeira coisinha que você encontrar, a primeira coisinha, a primeira pedrinha que você tropeçar, você vai começar a reclamar, vai começar a falar que o problema não é seu, que o problema é do fulano de tal e na verdade só, na maioria das vezes, só resume ao fato de você não ter uma razão visceral.


Então primeira coisa: você tem uma razão visceral, você quer mesmo ou você quer mais ou menos? De 0 a 10 quanto você quer? Você quer um 3, você quer um 4 ou tá tudo muito bem assim? Certamente na vida de vários brasileiros, por 5, 10 anos... tá tudo muito bem do jeito que está.


Mas, pode chegar uma hora que não tá mais tudo bem. Então a grande sacada é de 0 a 10, o quanto você quer e o quanto isso vai te custar. Segunda razão: método. Você precisa ter método. Não basta você querer ser um atleta, não basta você querer muito ser um atleta, você tem que ter método para chegar a um nível profissional ou um alto nível.


Basicamente, quando as pessoas começam de novo não tem método

Ficam ''patinando'' por seis a sete meses ou até mais, antes de seu projeto deslanchar, quando deslancha. Muitos querem, mas não tem método.


Como se fosse um atleta, não adianta você querer tá num nível bom, ter muito sucesso, como atleta, se você tá, tudo muito intuitivo. Tem umas pessoas que são gênio. Mas, a maioria de nós, terráqueos, a maioria de nós humanos, a gente precisa de método e a gente aprende e a gente vai mais rápido quando a gente aprende com os erros de outras pessoas.


Uma pessoa que desenvolve um método, ela desenvolve um passo a passo baseado, tirando os erros que ela teve e colocando aquelas coisas que funcionaram mais na vida dela, basicamente. Então é preciso ter método.


Terceira fator, essa é muito importante, contra intuitiva, o seu círculo de amigos, círculo de pessoas próximas é muito importante.


Escreva aí:


O sucesso é contagiante, boom, mas o fracasso também.

O fracasso é contagiante também. Se você tiver num grupo onde tem só gente fracassada, a sua chance de fracassar é maior, basicamente assim. Se você tiver num grupo onde tem um alto nível de sucesso, a sua chance de ter sucesso naturalmente aumenta.


A pessoa que tem sucesso quer puxar a outra pessoa pra ter sucesso, você sabe disso, você já teve sucesso numa área você quer que mais pessoas tenham sucesso. Quando você quer fracassar e você não faz isso por bem, mas você começa a reclamar, começa a ser uma máquina de reclamação e aquilo é contagiante igual a praga mesmo, viu?


Então assim, as pessoas que estão ao seu redor te influenciam muito mesmo e se elas tiverem sucesso vai te influenciar e se tiver fracasso vai te influenciar. A maioria das pessoas que tiveram sucesso estelar se relacionaram direta ou indiretamente com outras pessoas que tiveram sucesso também, tá? Então é muito importante.


Isso leva a quarta razão.


E a quarta razão também um pouco contra intuitiva pra maioria das pessoas que não tem sucesso, mas bem intuitiva pra maioria das pessoas que tem sucesso. É o seguinte: você precisa ser, segura aí, preparado? Irrazoável.


Tá, o que é irrazoável?


Irrazoável é aquela pessoa que consegue atingir algum objetivo apesar de, apesar do país, apesar da esposa, apesar do marido, apesar do que ela tem que fazer com os filhos apesar do suporte da família, apesar de onde ela nasceu, apesar da conexão de internet que ela tem, da educação que ela teve, apesar de tudo.


E a maioria das pessoas não fazem porque sei lá o que, não tem condições pra empreender, tem que pagar muito imposto, é muita lei, o governo assim, o governo assado e não vamos falar que essas coisas ajudam ou dificultam o caminho de um empreendedor não, mas os empreendedores que tiveram sucesso e se você por exemplo, pesquisar, vai ver que diversos empreendedores, pessoas que tão lá e tiveram sucesso, elas fizeram apesar de, não gostar da velocidade que o professor falava, apesar de, sei lá, de não gostar do jeito que acontecia, de achar que assim devia ser diferente, devia ser..., elas fazem apesar de, elas praticam a irrazoabilidade.


Nós não sabemos se você é uma pessoa..., a próxima vez que você não conseguir atingir uma meta, por que você não atingiu?


Ah porque, sei lá, o trem atrasou, o ônibus atrasou, não consegui dinheiro pra isso, sei lá o que quebrou, o dólar aumentou, o dólar subiu, o preço..., são pessoas que ficam dando desculpa o tempo inteiro e dar desculpa e reclamar é contagiante.


Claro, a empresa Multioffice Escritório Virtual e Sala de Reunião. Recife, Olinda e Paulista-PE. (ORÇAMENTO) Tem como proposta levar até você, conhecimento válido para serem aplicados no seu dia a dia.


Por isso aproveite e reflita!


Segure essa.


Então começa a andar e isso leva ao terceiro, começa a andar com pessoas irrazoáveis, pessoas irrazoáveis são contagiantes também e você precisa ser irrazoável.


Leia também: GESTÃO de INDICADORES. Tudo o que você precisa saber. Não é só para grandes empresas


Todos nós precisamos de um terreno fértil

E a quinta razão, muito importante também, é que você vai precisar de um terreno fértil. Nada disso que eu falei vai adiantar se você não plantar num terreno fértil. O que queremos dizer com isso?


Analogicamente, vamos lá. Se você for plantar uma sementinha, se tiver uma razão visceral pra plantar aquela sementinha, se tiver um método, você sabe exatamente como plantar, se tiver um círculo de amigos, vamos lá, vai lá, planta, planta, pessoas que forem irrazoáveis, porém você tiver plantando num terreno que não seja fértil, sua chance de sucesso é muito pior.


Você tentar plantar um cactos na Floresta Amazônica, é possível? É. É mais difícil? É também. Então assim, procura plantar os seus produtos e serviços em terrenos férteis. E como é que eu vou saber..., mas como é que eu vou saber se eu tô tendo fracasso, se o fracasso é por minha causa ou por causa do terreno?


Às vezes a gente não sabe, não tá tão claro assim, né? E é o seguinte: vai duas dicas. Primeira dica é o seguinte: quando você não tá tendo fracasso, quando você não tá fracassando procura saber se não é o único que tá fracassando, você sempre vai encontrar alguém fracassando também, fracasso é terrível, ele puxa, então, você vai tentar procurar alguém que tá fracassando pra tentar justificar pra você que fracassar pra você é normal.


É isso que as pessoas podem fazer. Pergunta como é que sabemos disso. É que todos nós estamos sujeito a enfrentar esse processo, ninguém está imune. Eu e você, somos seres humanos, todos nós, quando fracassamos, normalmente procuramos outras pessoas que tão fracassando, quando não gostamos de uma aula, por exemplo, procuramos outras pessoas que não tão gostando de uma aula pra tentar justificar aquilo. E é o normal.


Quando não gostamos de um carro, normalmente procuramos..., você tá vendo, não tá te incomodando esse barulho? Não tá te incomodando que o vídeo não toca? Não tá te incomodando... É isso que o ser humano faz, agora a grande sacada é o seguinte: pra você saber se o terreno é fértil ou não, procure provas que contrariam essa teoria.


Por exemplo: procure se existem pessoas que tão tendo sucesso naquela área, sucesso com aquele método, sucesso com aquela área, por quê? Porque se tiver um empreendedor que tá tendo sucesso ali, quer dizer que é possível.


Não quer dizer que é típico, mas quer dizer que é possível e se é possível quer dizer que o problema pode tá em você. Então é mais persistência, é mais razão visceral, é mais método, círculo de amigos e irrazoabilidade.


Pare um pouco e examine sua situação

Agora se não tiver ninguém, absolutamente ninguém tendo sucesso naquilo, aí você vai ter que começar a se examinar.


E aí você vai ter que usar o seu instinto. Quando começamos no nicho de escritório virtual em Recife, lá pela década de 90, não tinha praticamente ninguém tendo sucesso com esse mercado iniciamos com a cara e com a coragem. Mas com um diferencial, enxergamos que aquilo era um terreno fértil no exterior.


Acreditávamos que o brasileiro era igual, mas nós não tínhamos isso. Então tivemos que ter um nível de coragem maior. Uma outra coisa para você ter, veja se aquela ideia tá tendo sucesso em outros terrenos paralelos, vamos dizer, o exterior é um terreno paralelo, foi isso que fizemos.


E aquele sucesso no exterior é que nos puxou a criar uma empresa nesse segmento.


Talvez você nos conheça, talvez não. Mas, muito do nosso tempo nos dedicamos na gestão do negócio, mas uma outra parte, dedicamos a propagar dicas de empreendedorismo, a passar o que pode funcionar para algumas pessoas que queiram aprender e talvez não queiram cometer os mesmos erros que eu, você e outros pode ter cometido.


Por que, por que isso? Porque gostamos e sabemos da importância dessa ação para a sociedade.


Achamos que uma vez que você é apaixonado por algo como somos por empreendedorismo, é normal do ser humano querer passar aquilo pra outras pessoas. É normal querer passar isso para o nosso filho, essa é uma das razões desse blog ser direcionado para o empreendedorismo.


É normal isso. E outra razão que criamos o blog, foi deixar um legado para todos, caso não possamos transferir isso quando a próxima geração decidir ou não ser empreendedor, mas é normal esso processo. Então, compartilhar sucesso é contagiante.


É muito importante quando você tiver fracassando, é uma pergunta: existe alguém aqui nesse planeta que tá tendo sucesso com isso? Porque se existir, é hora de tirar os olhos da reclamação, de procurar gente fracassada pra seguir e virar o que você pode fazer, que vai fazer diferença no seu negócio. Será que é mais irrazoabilidade, será que é o método diferente, será que é se envolver em um círculo de amigos diferente?


Fato é que, quando olhamos e convivemos com diversas pessoas, notamos essas cinco razões. E só relembrando, vamos relembrar as razões? Razão visceral, será que você realmente quer ou você quer mais ou menos? Tá entendendo? É que nem aquele amor, não sei você já se apaixonou assim meio loucamente, de chutar o pau da barraca.


É importante ter uma razão visceral


Quando você tá mais ou menos "apaixonadinho" assim é diferente, tá? É importante você ter método, é importante você ter um círculo de amigos, é importante você ser irrazoável, é importante você plantar num terreno fértil e essa é a sacada de hoje. E se você tá aqui conosco, ficamos grato, isso nos faz seguir em frente na geração de conteúdos relevantes no universo do empreendedorismo, ajudando outras pessoas.


Se você já tem negócio, se você não tem negócio é importante você saber essas dicas. Por isso, sempre estaremos postando novas "sacadas" a cada semana. Aproveite bem, a equipe Multioffice Escritório Virtual e Sala de Reunião. Recife, Olinda e Paulista-PE tem essa visão e comprometimento com o empreendedorismo.


Nos encontramos na próxima.


Leia também: Ensine o seu filho a "caçar". Veja o que isso tem a ver com empreendedorismo.

Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

#escritoriovirtualemrecife #coworkingemolinda #salaparapalestraemrecife #coworkingpreçorecife #escritóriovirtualemPaulistaPE #coworkingolinda #Empreendedorismo

ANCEV Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

© 2018 - Multioffice Escritório Virtual | Rua Silveira Lobo, 32 - Casa Forte - Recife - PE | CEP: 52061-030