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Franquia, Quais são as vantagens e como escolher?
Confira!
Ainda mais quem tem apenas o desejo de ter a sua ou tornar o seu próprio negócio franqueável, seja em pequena, média ou escala internacional.
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É fácil?
É viável?
Quais são as vantagens de um modelo de franquia?
Como escolher a franquia ideal?
Eu preciso ser um especialista na área para abrir a minha franquia?
É para responder a essas e muitas outras perguntas colocamos a disposição nesse material informações relevantes sobre o assunto.
Esperamos que ao final você consiga entender exatamente como funcionam, porque abrir ou não uma franquia e consiga, a partir disso, tomar decisões mais conscientes e seguras sobre o seu futuro e de seus negócios.
Por isso, vamos lá!
Boa leitura!
O QUE CARACTERIZA UMA FRANQUIA
O primeiro passo para entender como funciona uma franquia é saber identificar a sua diferença para outros tipos de negócio.
Embora muitas pessoas acreditem que a diferença básica é o fato de ter unidades com donos diferentes, o grande diferencial dessa categoria de empresas está diretamente ligada ao modelo de negócios que elas apresentam.
FRANQUIAS E O MODELO DE NEGÓCIO
Modelo de negócios é a representação de como a sua empresa gera e entrega valor para os seus clientes.
Isso é feito a partir da estruturação dos elementos e etapas que fazem a sua empresa ser única, e demonstram o “como” ela faz o que faz.
Diferente de um Plano de Negócios, que é um documento longo e detalhado que descreve cada uma das partes que compõem a sua empresa, um modelo é um documento que detalha de maneira prática uma visão macro de quem a sua empresa é, refletindo sua identidade.
Dessa forma, uma franquia é basicamente a estruturação de um modelo de negócios replicável, ou seja, que pode ser repetido para gerar o mesmo resultado de maneira sistêmica, garantindo um padrão de produto ou prestação de serviço.
A DIFERENÇA DE UMA FRANQUIA E UM NEGÓCIO TRADICIONAL
Você deve ter notado que uma franquia é uma espécie de negócio híbrido.
Afinal, ao mesmo tempo em que você é dono de um negócio, você “presta contas”, garantindo que o modelo siga os padrões criados pela empresa de origem.
Com isso, se você está na dúvida entre montar um negócio do zero ou em adquirir uma franquia, deve entender que existem ônus e bônus em cada um dos aspectos, mas que, de modo geral, enquanto você tem a chance de não começar do nada, no outro você é 100% responsável pela construção e crescimento.
Basicamente a decisão por um desses modelos vai depender do seu perfil como empreendedor. Se você prioriza a independência e controle, opte pelo seu próprio negócio. Assim você assume todos os riscos.
Por outro lado, se você prefere ter apoio e a credibilidade de quem já conhece tanto o mercado quanto o negócio, as franquias são uma boa opção, lembrando que você precisará seguir as normas e requisitos do franqueador.
PARA QUEM QUER ADQUIRIR UMA FRANQUIA - OS PRÓS E OS CONTRAS
Já deu para ter uma ideia dos benefícios de se ter uma franquia, certo?
Porém, para garantir que você esteja tomando a melhor decisão, vamos detalhar cada um deles.
Olhando pelo ponto de vista de quem pretende abrir uma franquia, você encontrará diversos pontos em comum a ter o seu próprio negócio, porém existem algumas limitações que precisam ser compreendidas, e que não necessariamente representam uma perda para o franqueado.
O primeiro ponto é que, ao adquirir uma franquia, você já está obtendo um modelo de negócios que funciona.
Ele já foi testado, pensado e executado por diversas pessoas, o que dá ao empreendedor uma segurança maior do que estruturar um negócio do zero.
Porém, não existe garantia de que isso faça com que o seu negócio deslanche.
Existem fatores como estudo da região, demanda de mercado e até os conhecimentos do gestor a respeito de um negócio, que vão impactar diretamente os resultados.
Além disso, junto com a aquisição de uma franquia, existe a consciência de marca que já existe a respeito dela.
Afinal, muitas pessoas já conhecem a rede e, com isso, sabem da qualidade, preço e até os valores da marca.
O que torna inicialmente mais fácil a aquisição de novos clientes.
Pensando na autonomia, coisa que muitos empreendedores se perguntam na hora de começar uma franquia, ela vai variar muito de acordo com a sua escolha por uma marca franqueadora.
De toda forma, da mesma maneira que existe um modelo de negócio, existem pré-requisitos básicos que precisam ser seguidos para garantir que o seu negócio tenha o mesmo padrão que os demais e consiga mesmo ser identificado como uma franquia.
Pense, por exemplo em um Mcdonald’s: independentemente se você consumiu um sanduíche na região sul ou norte do país, você possivelmente estará tendo contato com o mesmo produto, o que garante a característica de um modelo replicável.
Além disso, fornecedores, uniforme, treinamento, cultura, localização e até mesmo a estrutura da sua loja poderão ser avaliados e questionados, pelo mesmo motivo: garantir, além de um padrão de qualidade, a identificação da marca e que a experiência do usuário seja a mesma.
Por outro lado, tudo isso torna a vida do franqueador ainda mais simples: você não precisará quebrar a cabeça para pensar em ações de Marketing ou em como estruturar a sua empresa: tudo isso já vem pré-determinado, em proporções diferentes dependendo da franquia escolhida.
E, em muitos casos, ainda existe um suporte do franqueador em relação à treinamentos, administração financeira, fornecimentos e outros pontos que tornam a administração do negócio ainda menos complexa.
Por fim, diferente de um novo negócio, para abrir uma franquia você geralmente precisa de um bom investimento inicial, o que não é uma necessidade tão latente em outros tipos de empreendimento, principalmente ligados a prestações de serviço.
Isso tanto para custear o padrão já existente — em estrutura, pessoal, treinamento, matéria-prima e afins — quanto para ter direito a usar um modelo de negócio que já existe e funciona! Mas, ainda assim, existem os mais diversos tipos de franquia — tanto em porte quanto em segmento — que podem ser adquiridos também por diversos tamanhos de investimento.
E, no final, o ROI — retorno sobre o investimento — é geralmente maior porque você não precisa construir uma necessidade ou uma gama de novos conhecedores do negócio, e sim usará do nome e do reconhecimento que a marca já tem para obter os seus primeiros resultados.
ESCOLHENDO A MELHOR FRANQUIA
Agora, se você já avaliou todos os prós e contras, e ainda sim optou por adquirir uma franquia, é hora de avaliar qual é o investimento ideal para você.
Se você possui alguma área de expertise, é interessante procurar uma rede de franquias que faça sentido dentro de seus conhecimentos, tanto pela sua autoridade quanto para tornar a administração do negócio mais simples.
Porém, esse não é um pré-requisito — pelo menos não de todas as possibilidades de franquia.
Mas existem algumas diferenças básicas na hora de escolher a sua. Eles levam em conta a oferta — um produto ou um serviço — e também ao porte do franqueador — local ou internacional.
Por fim, é preciso avaliar suas próprias condições para entender se a grande escolhida realmente se adéqua á sua realidade, desejo e necessidades.
FRANQUIAS DE SERVIÇO X FRANQUIAS DE PRODUTO
Apenas para termos certeza de que estamos alinhados:
# As franquias de serviço são aquelas em que você adquire o direito pelo modelo de negócio na prestação de um serviço.
Por exemplo, redes de academias, depilação e estética;
# Já as franquias de produto são aquelas em que você adquire o direito de comercialização de um produto, seja produzido por você ou terceirizado, como Mcdonald’s ou o Mundo Verde.
A diferença básica nesses dois modelos é que, no primeiro o empreendedor geralmente precisa de um investimento inicial menor, afinal você não precisará investir em uma cota inicial de aquisição de produtos ou de matéria-prima para fazer o seu negócio rodar.
Geralmente, um espaço, treinamento e equipamentos — que também seriam
necessários em uma franquia de produto — são suficientes para começar.
Além disso, existem as microfranquias, em que o empreendedor pode até começar a trabalhar de casa, como alguns serviços de prestação à domicílio, de serviços online ou de food trucks, por exemplo.
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