• Multioffice Escr. Virtual

10 Dicas Para Gerenciar Equipe Remota Durante a Execução De Negócio de Consultoria

Atualizado: Abr 24



Em todos os setores e países, as empresas perceberam que os melhores talentos não estão necessariamente localizados no mesmo lugar...

Escritório virtual, coworking e sala de reunião em Recife, Olinda e Paulista-PE com toda a infraestrutura necessária para o seu empreendimento.

Com mais de 20 anos no mercado pernambucano, a empresa Multioffice Escritório Virtual disponibiliza um completo espaço de trabalho com diversos serviços agregados. Somando qualidade, comodidade e baixo custo.

Informe-se conosco e conheça as vantagens!

É notável que nos últimos anos os avanços tecnológicos e as plataformas digitais levaram a um aumento nas equipes remotas.

Em todos os setores e países, as empresas perceberam que os melhores talentos não estão necessariamente localizados no mesmo lugar em que estão e, em vez de convencer os profissionais a mudar de um lugar para outro, as empresas estão contratando indivíduos independentemente de onde estejam.

O mesmo vale para empresas menores.

E, embora trabalhar remotamente permita que você atue com os melhores profissionais disponíveis, isso representa alguns desafios únicos para as empresas, já que gerenciar uma equipe remota é muito diferente do que gerenciar uma empresa em um escritório.

Se você é um empreendedor ou um gerente em uma empresa de consultoria, por exemplo, lidar com uma equipe remota pode parecer assustador, mas, se feito corretamente, o gerenciamento de uma equipe remota pode fortalecê-lo como empresa.

Assim colocamos a sua disposição algumas orientações que certamente irão fortalecer seus objetivos nos negócios.

Afinal, esse é o nosso papel, contribuir para o crescimento do empreendedorismo no Brasil.

É isso aí! Vá em frente e desbrave as oportunidades.

Vamos a lista.

10 dicas para gerenciar sua equipe remota

1. Envolva-se em conversa fiada

Como assim? E eu lá tenho tempo pra isso?!

Calma, vejamos:

Embora possa parecer contraproducente, é importante que você se envolva em conversas informais com seus funcionários remotos.

Ao trabalhar remotamente, é fácil cair na armadilha de apenas falar sobre o que precisa ser feito e quando.

No entanto, uma parte fundamental para uma empresa forte é uma robusta cultura empresarial e, para construir a sua à distância, você precisa construir um relacionamento com os membros de sua equipe.

Uma maneira de fazer isso e conhecer pessoas é através de pequenas conversas.

2. Abraçar Vídeo

Os seres humanos se comunicam verbalmente e não verbalmente, e é por isso que o vídeo é importante durante as reuniões, pois torna mais fácil para você avaliar e ver como as pessoas se sentem e respondem às tarefas, responsabilidades e críticas.

Além disso, usar o vídeo é uma ótima maneira de garantir que as pessoas prestem atenção e não realizem multitarefas durante uma reunião.

Ou seja, as famosas distrações.

3. Tenha uma em uma reunião

Você precisa conhecer seus membros da equipe remota e é mais fácil conhecer alguém durante uma conversa em uma, pois é mais provável que as pessoas se abram dessa maneira do que em um ambiente ou conversa compartilhada.

Além disso, as reuniões individuais oferecem a oportunidade de cobrir uma ampla gama de tópicos e podem ajudá-lo a orientar os membros de sua equipe e ensiná-los uma coisa ou duas.

4. Definir regras claras e responsabilidades

Não há lugar para microgerenciamento em equipes remotas, o que significa que você precisa estabelecer claramente quais são as responsabilidades de cada pessoa e a quem elas respondem.

Você também precisa definir regras claras sobre como a comunicação será tratada e os canais apropriados dessa comunicação.

5. Conectividade

Use plataformas existentes para conectar toda a equipe e manter todos informados sobre o que está acontecendo, o que cada pessoa está trabalhando e como estão se movendo.

Em tempos modernos, o que não falta é plataformas de conectividade.

Embora uma parcela ou outra de pessoas ainda relutam no uso de tecnologia para o próprio negócio.

Todavia, é importante que os membros da equipe sintam-se parte de uma equipe e serem capazes de acompanhar o progresso uns dos outros.

Isso pode ajudar muito os membros de sua equipe a se conectarem e se conectarem uns com os outros.

6. Use Emojis

Isso pode parecer loucura, mas com equipes remotas a maior parte da comunicação é feita via mensagens instantâneas ou e-mail, e é difícil ler o tom de uma pessoa por escrito, especialmente se você não interagir muito com eles pessoalmente.

Algumas pessoas são secas, algumas são sarcásticas e outras gostam de escrever muito, uma maneira de garantir que as pessoas leiam sua mensagem no tom pretendido é usando emojis.

É o simples que funciona!

7. Seja flexível

Precisamos entender que os funcionários remotos podem se espalhar pelo mundo, portanto, devemos verificar se somos flexível em termos de agendamento e horário de trabalho.

Essa é uma das razões pelas quais é crucial que tenhamos um conjunto claro de regras básicas e responsabilidades, de modo que cada pessoa possa se responsabilizar, independentemente do fuso horário em que esteja.

Depois leia também:

25 Dicas Fundamentais Para Gerenciar Uma Equipe Virtual Produtiva


8. Contrate Líderes

Como dissemos, não há espaço para o microgerenciamento em equipes remotas.

É impossível um indivíduo estar em dois lugares ao mesmo tempo, então é preciso se certificar de contratar as pessoas certas.

Os trabalhadores remotos bem-sucedidos são líderes, pessoas que trabalham bem sozinhos e são proativos em relação às atividades.

Você precisa de alguém que seja motivado por si mesmo, caso contrário, muito do seu tempo e energia será gasto em perguntar como as coisas estão se movendo e se eles tiveram tempo para fazer X, Y ou Z.

9. Ganhos da Empresa

Até um determinado ponto, pode ser algo pequeno, mas dar aos membros da sua equipe remota, insumos no qual o nome da empresa pode aumentar muito quanto ao senso de pertencer a ela como membro.

Seja uma caneca de café, um caderno, canetas ou até adesivos, envie-os de vez em quando.

Novamente: o simples que funciona!

Isso criará um vínculo sentimental entre eles e o empreendimento e os mesmos se sentirão orgulhosos do trabalho que fazem.

Então, nesse processo, estaremos gerando a percepção de valor para o negócio.

Consequentemente, aliado a um salário digno, a satisfação em produzir se torna maior.

A empresa e os colaboradores ganham com isso!

10. Reúna-se em pessoa

Isso é algo que todas as equipes remotas precisam fazer pelo menos uma vez por ano.

Vídeo e mensagens constantes ainda não compensam as interações face a face e as conversas e vínculos que acontecem quando você está fisicamente compartilhando um espaço com outra pessoa.

Além disso, é nessas reuniões que a cultura da empresa é forte e a lealdade é construída.

Não precisa ser um evento enorme ou extravagante, e não precisa durar uma semana.

É só passar o tempo juntos e formalmente colocar um rosto em um nome.

Aliás, além de salas para escritório privativo ou compartilhados (coworking), o Multioffice oferece também sala de reuniões com tudo pronto, é só chegar e usar.

Consulte-nos para maiores informações.

Aproveite e veja esse outro post:

Saia da Guerra por Preço. Qual Sentimento Seu Produto ou Serviço Desperta Nos Clientes?


Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

#escritóriovirtualcoworkingesaladereuniãoem #alugueldesalasparatreinamentoemrecife #preçoescritórioVirtual #domicíliofiscalolindaPE #escritóriovirtualemolinda #salacomercialemrecife #coworkingpreçorecife

ANCEV Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

© 2018 - Multioffice Escritório Virtual | Rua Silveira Lobo, 32 - Casa Forte - Recife - PE | CEP: 52061-030