Blog Multioffice Escritório Virtual
  • Multioffice Escr. Virtual

8 dicas para encontrar um emprego durante uma recessão



O Multioffice Escritório Virtual reúne a seguir algumas das principais dicas para encontrar um emprego durante uma recessão.


A vida parece incerta por um tempo e, convenhamos, estamos todos um pouco preocupados com o futuro.


Com palavras como "pandemia de covid-19" e "crise econômica" circulando diariamente à nossa volta, o próximo pensamento natural é a recessão.


A recessão pode parecer um momento assustador para iniciar ou continuar uma busca de emprego, mas o que significa uma recessão especificamente para quem procura emprego?


Você ainda consegue encontrar um emprego durante uma crise econômica? Não perca a esperança.


Existem maneiras de ser contratado durante uma recessão, talvez seja necessário reestruturar sua pesquisa e encontrar maneiras de se vender para novos setores.


Mas as empresas estão contratando quando os tempos são difíceis?


Absolutamente - a contratação ainda ocorre mesmo em tempos de inatividade.


E novas normas podem enfatizar a importância da solução de uma empresa, causando crescimento em determinados setores. Nossa sugestão: a chave para conseguir um emprego durante uma recessão é se concentrar no que você pode controlar como candidato a emprego e se colocar da melhor maneira possível.

Felizmente, eles lhe darão alguma motivação e uma perspectiva positiva em relação à sua busca de emprego! Nota: Somos uma empresa genuinamente pernambucana e pioneira do setor na região. Hoje atendemos nas cidades de Recife, Olinda e Paulista-PE, disponibilizando salas de escritório individual e/ ou compartilhado (coworking) em local totalmente equipado, incluindo recepção, atendimento telefônico personalizado para o seu negócio, sala de reunião, sala de espera, sala de palestras / treinamentos, endereço comercial, domicílio fiscal, estacionamento, ótima localização, networking (rede de contatos), equipe interna de apoio, experiência de mais de 20 anos e planos flexíveis que se ajustam ao seu bolso.


Conte com a gente, entre em contato para maiores informações. Seja paciente com sua busca de emprego

A concorrência aumenta quando há menos oportunidades, portanto, o processo de contratação pode demorar mais que o normal, e procurar emprego durante uma recessão significa que você precisará ser o melhor candidato possível para se destacar.

  • Ser flexível em termos de preferências de trabalho (aqueles que procuram exclusivamente um tipo de trabalho difícil de conseguir provavelmente terão uma pesquisa de emprego mais longa)


  • As credenciais do candidato a emprego e subir de nível para obter novas habilidades e qualificações


  • A quantidade de tempo e energia dedicados à procura de emprego


  • A qualidade dos materiais de busca de emprego, incluindo o currículo e as cartas de apresentação


  • A qualidade da estratégia de busca de emprego, incluindo o nível de atividade de rede


Compreender que existem pessoas reais do outro lado do computador e aplicá-las com elas em mente pode ajudá-lo a superar sua ansiedade enquanto tenta encontrar o próximo emprego certo.


Tente permanecer confiante em suas habilidades e tome medidas para destacar sua comunicação na multidão. Expanda suas opções e vá além dos limites

Manter-se aberto para setores e posições para os quais você normalmente não navegaria pode ser a chave para encontrar um emprego durante uma recessão.


Considere trabalhos independentes, em meio período, temporários e de curto prazo.


Muitas vezes, essas são as portas que você precisa para desenvolver relacionamentos e, talvez, transformar sua atuação em uma posição maior ou em um emprego em período integral.


Algumas pessoas chegam a encontrar dois empregos de meio período, o que pode ajudar a equilibrar seu bem-estar financeiro e mental. No geral, seja flexível com suas opções para abrir mais oportunidades e lembre-se de que seu próximo emprego provavelmente não será seu último emprego.


Não há problema em aceitar um emprego agora, sabendo que você provavelmente desejará encontrar algo mais abaixo da linha. Renove seu currículo ou crie um novo completamente

Concentre-se nas necessidades do setor e chame a atenção para suas experiências nessas áreas.


Por exemplo, inclua as habilidades que ajudarão você a fazer a transição para os campos que estão contratando durante um ciclo inativo e inclua as palavras-chave destacadas na descrição da tarefa. Ao se candidatar a trabalhos remotos, certifique-se de colocar sua experiência ou habilidades anteriores em trabalho remoto em seu currículo . Eduque-se e aumente suas habilidades

Talvez você esteja inserindo um novo campo ou apenas queira aprimorar seu currículo.


Faça algumas aulas on-line em um novo programa ou certificação. Veja as descrições de cargo e veja o que as empresas estão procurando, obtenha as habilidades e conhecimentos necessários para conseguir seu próximo e excelente trabalho e adicione essas habilidades ao seu currículo.


Se você está atualmente no processo de conclusão de um curso ou certificação, observe também no seu currículo. Ser proativo é uma maneira maravilhosa de se destacar no pool de currículos, e as palavras-chave em seu currículo podem ajudá-lo a ficar na frente de um gerente de contratação. Conecte-se com empresas que você já admira

Todos gostaríamos de trabalhar para uma empresa que admiramos, mesmo que uma empresa que você ama não tenha um anúncio de emprego no momento, isso não significa que eles não estejam se reestruturando e possivelmente procurando novos talentos. Entrar em contato com eles antes de postar dá a você uma vantagem sobre a concorrência, além de mostrar que você é proativo e não esperará que as coisas aconteçam.

Reconectar-se com ex-colegas e conexões

Mais do que nos períodos normais, a procura de emprego durante uma recessão exigirá que você faça referência à sua rede atual e passada para descobrir onde as pessoas estão trabalhando agora e se a abertura está disponível.


Entre em contato para ver se essas empresas estão contratando e conecte-se com colegas de trabalho antigos para saber se eles sabem sobre as próximas possibilidades de contratação ou descubra como eles passaram para um novo campo.


Além disso, esteja aberto a entrevistas informativas.


Nem todo contato terá um emprego para você, mas se você puder se reconectar de forma construtiva (e genuína), ele terá benefícios a longo prazo. Você também pode perguntar a seus amigos, familiares, vizinhos e rede profissional como eles encontraram seu último emprego, que recursos e táticas funcionaram bem para eles e que conselhos eles teriam para você.


Confira nossa seção completa de recursos sobre redes para obter dicas e ferramentas mais específicas. Siga de perto as tendências do setor

Você precisa fazer sua lição de casa para se destacar de outros candidatos, especialmente ao tentar encontrar um emprego durante uma recessão.


Reserve um tempo para assinar um boletim informativo das principais fontes no campo em que você está tentando entrar.


Obter algum conhecimento ajudará quando você estiver elaborando sua carta de apresentação ou respondendo a perguntas em uma entrevista. É importante acompanhar o que está acontecendo, quem está contratando e onde um setor específico verá crescimento no futuro próximo.


Além disso, o conhecimento é poder e, de maneira mais eficaz, aumentará sua confiança durante a procura de emprego. Durante uma recessão, haverá demissões e licenças, além de demissões, mas há indústrias que continuarão a crescer.


Durante a recessão de 2008, as indústrias que cresceram incluíram campos de carreira como:


Contabilidade e Finança

  • Computador e TI

  • Medicina e saúde

  • Educação e treinamento

  • E outros.


No momento, estamos vendo empresas contratando agora nesses mesmos campos e setores de carreira, além de outros. Além disso, mesmo as empresas onde ocorreram demissões geralmente continuam a ter vagas baseadas em outras áreas de crescimento dos negócios, licença pessoal, mudanças de carreira e vida e aposentadoria. Por fim, envie notas de agradecimento

Neste momento especialmente difícil, um pouco de bondade ajuda bastante.


Envie uma mensagem de e-mail ou whatsapp pessoal para expressar sua gratidão ao gerente de contratação e sempre envie uma nota de agradecimento após uma entrevista. Esses são os pequenos detalhes que mostram que tipo de funcionário você será e você pode simplesmente fazer o dia de alguém. Encontrar um emprego durante uma recessão

Há uma luz no fim do túnel, mesmo quando parece fraca.


Aguente firme e saiba que o Multioffice Escritório Virtual está aqui para ajudá-lo.


Saiba mais sobre nossos serviços ou consulte nossa pessoal de forma online durante o COVID-19 e além. Continue firme!


5 Coisas Que Os Maiores Músicos da História Podem Nos Ensinar Sobre Marketing

Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

ANCEV Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

© 2018 - Multioffice Escritório Virtual | Rua Silveira Lobo, 32 - Casa Forte - Recife - PE | CEP: 52061-030