Blog Multioffice Escritório Virtual
  • Multioffice Escr. Virtual

A Importância dos Recursos Humanos em um Escritório Virtual


Não há dúvida de que o mundo do trabalho mudou. Mesmo antes do surto de COVID-19,

a tendência para o trabalho remoto crescia em ritmo acelerado.


Com o advento da pandemia, porém, esse movimento já arraigado explodiu em popularidade, à medida que escritórios e trabalhadores se voltavam para o escritório digital para manter suas empresas e carreiras à tona.


Tópicos:

Apoiar o envolvimento

Apoiar as metas organizacionais

O take-away


Olá, somos o Multioffice Escritório Virtual, empresa que atua (com pioneirismo) no mercado pernambucano desde a década de 1990, mas exatamente nas cidades de Recife, Olinda e Paulista-PE.


Oferecemos serviços de escritório que engloba: salas prontas para reuniões, escritório privativo e coworking.


Também disponibilizamos endereço fiscal, endereço comercial, local privilegiado e de fácil acesso, estacionamento, recepção, serviço de copa, atendimento telefônico personalizado e toda a experiência de anos de atuação.


ECONOMIZE ATÉ 70% ou 80% com nossos serviços de escritório em que empresas, startups, associações, cooperativas, ONGs e profissionais podem confiar.


Desde a década de 1990 que oferecemos tudo o que você espera de um endereço comercial para o seu empreendimento seguir em frente.


Entre em contato com nosso atendimento que ajustaremos nossos serviços as sua necessidades.


Mas mesmo quando os escritórios físicos começam a reabrir, uma grande proporção da força de trabalho expressou relutância ou recusa de retorno ao escritório físico.


E o que isso significa é que agora, mais do que nunca, o futuro do trabalho parece ser virtual.


No entanto, mesmo que o espaço do escritório e a jornada de trabalho mudem nesta nova era do teletrabalho, uma coisa não mudou: a necessidade de recursos humanos (profissionais de RH) para ajudar a manter a empresa funcionando. Mas qual, exatamente, é o papel do RH no escritório virtual de hoje?


Apoiar o envolvimento


Fundamentalmente, o RH é um empreendimento focado nas pessoas. E a menos e até que todo o trabalho seja feito por máquinas, isso significa que sempre haverá necessidade de profissionais de RH, mesmo em ambientes de trabalho remotos.


Cultivar relacionamentos fortes e produtivos entre funcionários e sua empresa, colegas e liderança encapsula a missão principal do RH. E no que isso se resume, essencialmente, é a questão do engajamento dos funcionários.


Infelizmente, porém, o engajamento pode ser uma questão particularmente espinhosa no escritório virtual. Afinal, quando funcionários trabalham em casa, é muito fácil para eles se sentirem desconectados e isolados.


É aqui que o profissional de recursos humanos pode brilhar. Uma das principais funções do RH é apoiar o sucesso da empresa, aproveitando o poder de seu pessoal. E isso significa apoiar o envolvimento dos funcionários como forma de promover a colaboração e a coesão da equipe, mesmo quando a equipe está trabalhando em casa.


Felizmente, existem várias maneiras pelas quais os profissionais de RH podem fazer isso, uma das mais benéficas, talvez, seja o uso de espaços de reunião de escritório virtual.


Essas plataformas permitem que os funcionários se reúnam em tempo real. Da mesma forma, para funcionários que desejam ou precisam de interações pessoais com seus colegas, locais de coworking podem ser alugados a preços acessíveis em cidades de todo o mundo. Inclusive aqui no Multioffice Escritório Virtual em Recife, Olinda e Paulista-PE .


Os especialistas de RH podem agendar reuniões diárias ou semanais no espaço do escritório virtual, estabelecer salas de reunião seguras, enviar convites e links para funcionários remotos e garantir que os funcionários tenham o treinamento e a tecnologia necessários para acessar e participar dessas reuniões virtuais.


Com efeito, embora as funções de trabalho do especialista de RH são amplas e variadas,

talvez seja na área de facilitar o envolvimento dos funcionários que eles contribuem mais diretamente para o sucesso das organizações e dos funcionários no espaço de escritório virtual.


E isso significa que, à medida que o teletrabalho se torna cada vez mais a norma, a necessidade de profissionais de recursos humanos, principalmente os especializados em ambientes digitais, só aumentará.


Apoiar as metas organizacionais


Por mais importante que o RH seja para impulsionar o envolvimento dos funcionários no escritório virtual, outra função crítica é apoiar as principais metas organizacionais, à medida que são compartilhadas e implementadas por meio da força de trabalho distribuída.


Um dos desafios mais significativos que os trabalhadores remotos enfrentam é a capacidade de alinhar seus processos de trabalho com os processos e, em última análise, os objetivos da equipe e da empresa.


Afinal, quando você não tem interações face a face constantes com seus colegas e superiores ao longo de um dia de trabalho, seus processos e metas podem ter prioridade.


Ainda mais preocupante, os funcionários podem presumir que estão, de fato, operando de acordo com os padrões, estratégias e métricas de desempenho da organização, apenas para descobrir que erraram o alvo.


Os líderes de RH podem ajudar a garantir que os funcionários remotos estejam operando em conjunto o tempo todo, sendo proativos e estratégicos em suas táticas de gerenciamento de pessoal.


Uma estrutura particularmente promissora para fazer isso é a abordagem de objetivos e resultados-chave (ORC).


Nessa abordagem, a liderança garante que as metas de negócios sejam sempre definidas e discutidas em referência a resultados específicos que demonstrarão o alcance dessas metas.


Este método é particularmente importante para o espaço de escritório virtual porque cada trabalhador remoto não só terá um alvo definitivo em mente, mas também terá métricas claras e específicas que todos os funcionários compartilham, métricas que permitirão que os membros da equipe avaliem objetivamente o sucesso (ou fracasso).


Quando os líderes de RH fornecem esse tipo de clareza de visão e resultados para suas equipes remotas, eles não apenas cultivam um processo de negócios forte e orientado por dados, mas também estão ajudando a superar alguns dos desafios mais debilitantes que os trabalhadores remotos podem ter: ansiedade.


Estudos mostram, por exemplo, que os funcionários que trabalham em casa têm uma preocupação significativa com problemas de desempenho. Muitos sofrem de síndrome do impostor e o medo de perder.


Mas quando os trabalhadores remotos têm métricas claras, metas inequívocas, um processo de trabalho bem definido e o apoio dos líderes de RH, é menos provável que sofram com essa ansiedade. E isso, por sua vez, leva a uma maior produtividade, melhor saúde mental e menor risco de burnout (Cansaço mental e físico).


O take-away


Os recursos humanos podem parecer supérfluos no ambiente de escritório virtual, mas a realidade é que seu papel é tão importante quanto no escritório físico, se não mais.


O RH no escritório virtual contribui para o sucesso da força de trabalho remota, cultivando o envolvimento dos funcionários, apoiando o estabelecimento de metas e facilitando o desempenho individual e da equipe.


Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais


Outras Postagens:


Conselhos para Empreender de um dos Homem Mais Bem Sucedido da China

Micro Empreendedor Individual ou MEI, erros a serem evitados

Sintomas de dores de crescimento nos negócios