top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Trabalho Flexível, Essencial à Retenção, Constata Pesquisa


Políticas de trabalho flexíveis devem ser bem elaboradas para serem eficazes...



Oferecemos escritório virtual e coworking, sala de reunião, sala de cursos/treinamentos, sala de espera, recepção, atendimento telefônico, estacionamento, endereço fiscal, endereço comercial e equipe interna de apoio.


Tudo num só lugar e com planos ajustáveis ao seu bolso.


Ideal para empresas, startups e profissionais solo.



Quase um terço dos trabalhadores procurou um novo emprego porque seu local de trabalho atual não ofereceu oportunidades de trabalho flexíveis, como trabalho remoto ou agendamento flexível, de acordo com uma nova pesquisa.


Além dessa estatística, 16% dos 7.300 trabalhadores que responderam à pesquisa anual disseram que estão atualmente procurando um novo emprego devido a problemas de flexibilidade.


Oitenta por cento (acima dos 75% em 2018) disseram que seriam mais leais aos seus empregadores se tivessem opções de trabalho flexíveis.


A pesquisa constatou que 52% dos entrevistados tentaram negociar acordos de trabalho flexíveis com suas empresas.


Mais de 25% disseram que receberiam um corte de 10% a 20% em troca de um acordo de trabalho flexível.


Em um mercado de trabalho apertado, as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar o valor que os colaboradores têm em ter opções de trabalho flexíveis, mas os líderes também não podem descartar o impacto real da linha de fundo, oferecendo flexibilidade sobre a produtividade e as taxas de retenção de seus colaboradores.


O mercado de trabalho flexível atualmente é muito robusto, de modo que os candidatos a emprego flexível também estão se sentindo capacitados para procurar empregos que sejam mais compatíveis com sua vida.


Cerca de dois terços dos trabalhadores disseram que são mais produtivos trabalhando fora de um ambiente tradicional de escritório, citando menos distrações e interrupções, redução do estresse por não ter que se deslocar e relações mínimas com a política do escritório como seus principais motivos.


A pesquisa constatou que os candidatos a emprego flexível dizem que o equilíbrio entre trabalho / vida pessoal e salário são os dois principais fatores ao avaliar as perspectivas de emprego.


Desde 2013, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (75%), passando mais tempo com a família (45%), economizando tempo (42%) e limitando o estresse do deslocamento (41%) são os quatro principais motivos relatados pelas quais as pessoas buscam trabalho flexível.


A maioria - 78% - disse que o trabalho flexível lhes permitiria ter uma vida mais saudável e 86% disseram que ficariam menos estressados.


Acordos flexíveis de trabalho ajudam as pessoas a fazer seu trabalho, reduzindo várias formas de estresse, seja no trabalho ou no equilíbrio das obrigações familiares, disse Chai Feldblum, parceira e diretora de consultoria de cultura no local de trabalho do escritório de advocacia Morgan Lewis, em Washington. ex-comissário da Comissão de Igualdade de Oportunidades de Emprego dos EUA e co-diretor da iniciativa de políticas públicas do Workplace Flexibility 2010 na Georgetown Law School.


Trabalhar remotamente em período integral é a opção de trabalho flexível de escolha entre os entrevistados (76%), seguido de agendamento flexível (72%), agendamento de meio período (46%) e trabalhar remotamente em meio período (43%).


"Se o objetivo é ter flexibilidade para lidar com algo que possa surgir durante a jornada de trabalho, faz sentido que o trabalho remoto em período integral seja a opção mais preferível", disse Feldblum.


"Mas um empregador inteligente e estratégico incluiria a exigência de que as pessoas entrem em ocasiões específicas".


Levar para os empregadores


Os resultados da pesquisa mostram que opções de trabalho flexíveis não são apenas uma vantagem para os trabalhadores.


Os empregadores podem obter grandes benefícios quando incorporam a flexibilidade do trabalho na estratégia e nas operações da empresa - se os arranjos flexíveis forem bem criados.


"Reconhecemos que o local de trabalho evoluiu e a transformação digital está resultando no aumento de equipes remotas", disse Kristen Roby Dimlow, vice-presidente corporativa de RH da Microsoft.


"O escritório de amanhã é tudo, desde a cafeteria da esquina até um quarto no porão e um avião a 30.000 pés acima da terra.


Entendemos que um ambiente de trabalho fluido e flexível é o caminho do futuro, e estamos sempre procurando maneiras de investir nosso pessoal e capacitar nossos funcionários por meio de ferramentas tecnológicas que permitem colaboração, comunicação e conexão ".


Mas, embora o trabalho flexível permita que muitos colaboradores façam seu trabalho melhor, isso não é viável para todos.


"Não é verdade dizer que o trabalho flexível é perfeito para todos e que acordos de trabalho flexíveis resultarão em funcionários mais felizes e produtivos", disse Feldblum.


"Cabe aos empregadores implementar [políticas flexíveis de trabalho] de maneira muito criteriosa e estratégica".


Ela ofereceu as seguintes dicas para organizações que consideram opções de trabalho flexíveis:


  • Observe os efeitos positivos de oferecer planos de trabalho flexíveis. "Não presuma que, como você não os ofereceu no passado, eles não funcionarão para você; eles podem. Se alguns gerentes afirmam que não funcionará, considere isso como o início da discussão, não o fim. "


  • Realize uma avaliação completa de todos os trabalhos em seu local de trabalho para descobrir quais são viáveis ​​para um trabalho flexível.


  • Desenvolva métricas de resultados de desempenho para toda a força de trabalho. "Use-os para responsabilizar as pessoas por não atenderem às expectativas, tendo em mente que você não deseja aplicar apenas expectativas mais rígidas às pessoas que trabalham em um regime de trabalho flexível. Os funcionários devem saber que serão mantidos com as mesmas métricas que todo mundo fazendo o trabalho, então eles têm o incentivo para que o arranjo funcione bem ".


  • Treine os gerentes sobre como trabalhar com funcionários remotos e outros trabalhadores flexíveis.

shrm.org


bottom of page