top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Valores Fundamentais Para Chegar ao Cerne do Que Torna o Coworking Tão Transformador e Importante

Atualizado: 8 de jun. de 2023

Para esse fim, nossa equipe adotou um conjunto de cinco valores fundamentais que coletivamente resumem o que é coworking.


Esses valores são importantes, porque eles são o que fica entre o coworking como um movimento unificador e simplesmente uma forma diferente de alugar o espaço do escritório.


Para realmente chegar ao cerne do que torna o coworking tão transformador e importante, é preciso olhar para os ingredientes por trás da palavra. Esses são os ingredientes:


Comunidade


No contexto do coworking… acreditamos que um foco na comunidade significa colocar ênfase nas pessoas, suas interações e os relacionamentos que se formam acima de tudo.

No Multioffice Escritório Virtual, todas as decisões que tomamos levam em conta os membros e suas oportunidades de interagir uns com os outros.



Abertura


Quando pensamos em oportunidades, pensamos em “liberdade” e “interoperabilidade”.

Independentemente da definição de oportunidades, você deve sempre lutar pela conquista, e decisões que sejam mais transparentes, mais expansivas, mais liberais e mais inclusivas.


Este deve ser o caso por razões morais e econômicas.


Colaboração


Espaços de coworking são ótimos lugares para aprender como ser um colaborador melhor.

Os fundadores dos melhores espaços de coworking, como o nosso por exemplo, tendem a olhar para seus membros como colaboradores mais do que para os clientes... os membros que trabalham juntos - não apenas uns com os outros, mas com o próprio espaço - tendem a ter o mais profundo vínculo com a comunidade.


Novos membros vêem isso como algo que eles querem e podem ter por si mesmos e, ao longo do caminho, não apenas aprendem como modelar bons comportamentos de colaboradores de outros membros, mas também se tornam novos modelos.



Sustentabilidade


Quando se ouve a palavra sustentabilidade, "verde" ou “amigo da natureza" muitas vezes vem à mente que, esse tipo de sustentabilidade é definitivamente, na nossa opinião, parte integrante do coworking.


… Mas há muito mais a “sustentabilidade” do que comprar papel reciclado, por exemplo.


Explorando mais, vemos que "sustentar" significa:


… para dar apoio ou alívio para fornecer com sustento: nutrir mantenha, prolongue para suportar o peso de boiar.


E é aí que a sustentabilidade começa a ficar realmente interessante.


Sustentabilidade em uma comunidade de coworking é sobre apoiar, nutrir, sobre “impulsionar” nossos companheiros de trabalho.


É sobre dar, sobre contribuir, pois é através dessas ações que a própria comunidade - composta de pessoas individuais - é sustentada.


Muito disso acontece organicamente, acidentalmente, quando os membros de uma comunidade de coworking trabalham próximos uns dos outros.


Conversa se transforma em colaboração.


Um membro ouve uma conversa sobre curadoria de conteúdo do site e se une para oferecer algumas dicas que ele aprendeu em uma aula recente.


Outro precisa de um programador PHP para um projeto e encontra um procurando trabalho na próxima tabela.


Um membro coworker precisa de apoio jurídico e encontra um advogado na sala ao lado...

Um membro com um negócio bem estabelecido e conexões locais vê a promessa em um novo membro e o coloca sob sua asa.


A próxima coisa que você sabe é que o negócio dos novos membros está crescendo e agora ele está tentando ajudar os outros.


Há uma vibe “pague para frente” para uma comunidade de coworking sustentável.


A sustentabilidade também diz respeito à continuidade, à manutenção de algo ao longo do tempo, a um “método de colheita ou uso de um recurso para que o recurso não seja esgotado ou permanentemente danificado”.


"A questão da sustentabilidade é que você precisa sustentá-la".


Sustentabilidade requer um sistema ou processo contido que possa continuar sem desenhar em recursos fora deste sistema.


Colocando claramente, como aplicado a espaços de coworking, significa garantir que nossos negócios, nossas comunidades, sejam estruturados de forma que um ciclo contínuo de dar e receber se equilibre para que a comunidade possa persistir.


Acessibilidade


Um dos elementos únicos do coworking é que qualquer pessoa que possa trabalhar de qualquer lugar pode fazê-lo.


Você nem precisa de um espaço especial de coworking para isso.

Você pode trabalhar em coworking em uma sala de estar, ou um parque, ou até mesmo alguém do escritório.


Mas o elemento chave aqui é a auto-seleção.


Se você pensar sobre isso, é realmente muito notável.


Um espaço de coworking é um dos únicos lugares no mundo onde cada pessoa na sala está lá porque eles escolheram estar.


Um ambiente composto de voluntários dispostos a se auto-selecionar é um lugar extremamente positivo e produtivo para se trabalhar, já que você vai descobrir conversando com qualquer pessoa que se coopere.


É correto afirmar que muitas pessoas que citam níveis incomuns de produtividade trabalhando em um espaço de coworking, estão realmente sentindo os benefícios de escolher por si mesmos onde trabalhar durante o dia e estar cercados por outros que escolhem onde eles trabalham para o dia.


A chave para essa interação, mesmo sendo possível, é que o espaço de coworking permite que os membros e participantes se escolham.


Embora um processo de aplicação possa manter as pessoas afastadas, ou manter as coisas “equilibradas”, você também está mantendo as pessoas que não pretende, porque você não as considerou viáveis.


Nos últimos anos, muitas pessoas se surpreenderam com o uso do coworking.


Talvez o nível de experiência deles parecesse menor que a média.


Talvez suas habilidades sociais precisassem de um pouco de trabalho.


Talvez eles fossem tímidos.


Talvez eles fossem barulhentos.


Talvez eles fossem sarcásticos.


Talvez eles fossem conhecidos.


Com o tempo, a maioria desses atributos desapareceu.


Eles começaram a ser eles mesmos, em vez da pessoa que eles achavam que deveriam ser.


E nos melhores casos, eles melhoraram com o tempo.


Quando você tem o ponto de vista de observar alguém progredir em suas habilidades pessoais e profissionais ao longo de alguns anos, você ficará surpreso com o quanto as pessoas podem crescer. Se você deixar.


Coworking como um caldeirão, permite que todos esses extremos se normalizem por conta própria.


Ela confia que, quando as pessoas têm de lidar com outras pessoas, em vez de gerentes, mediadores ou recursos humanos resolverem seus problemas para eles - na maioria das vezes, as coisas funcionam sozinhas.


E quanto a outros valores?


Para ser um espaço de coworking, você não precisa adotar esses valores exatos, mas quanto mais você se alinhar com as necessidades sociais entre seus futuros membros que estão por trás do que torna esses valores tão populares, mais você será um coworking.


Em outras palavras, você não tem que adotar todos os Valores Essenciais para ser um espaço de coworking, mas ao menos adotar alguns valores (ou todos), e torná-los seus.


Enfim, coworking é um movimento descentralizado apoiador daqueles que buscam o crescimento profissional, fazendo uso de uma infraestrutura de baixo custo, com qualidade, comodidade e maior possibilidade de interação com outros profissionais, ampliando seu networking e o próprio negócio, seja uma startup, empresa ou alguma atividade solo.


Alinhado a essa importante questão, estão os colaboradores, sempre engajados em fornecer o máximo de suporte para todos os coworkers em prol do crescimento em conjunto.


É isso, chegue mais, fique com agente, ter boas informações é essencial para os negócios!


Até a próxima e continue ligado em nosso blog e também nas nossas redes sociais.



Por Que os Serviços de Escritório Virtual Estão se Tornando Mais Populares Para os Viajantes


bottom of page