Blog Multioffice Escritório Virtual
  • Multioffice Escr. Virtual

Os Espaços de Coworking inovadores da Itália do século 15

Atualizado: Abr 24



Os espaços de coworking estão em ascensão em várias partes do mundo.


E ficamos orgulhosos por fazer parte desse crescimento.


Coworking em Recife com preço, qualidade, comodidade e agilidade?

A empresa Multioffice Escritório Virtual e Coworking oferece um ótimo serviço e preço nesse segmento.

Consulte-nos sobre os planos que oferecemos e comprove o custo-benefício para o seu empreendimento

A mesma está instalada na capital pernambucana há mais de 22 anos (Recife, Olinda e Paulista).

Muito tem sido feito desses espaços de trabalho compartilhados como uma nova ideia, que quase não existia há 10, 15 ou 20 anos atrás.

Mas a forma como funcionam esses espaços de trabalho, nos faz lembrar de uma ideia muito antiga:

o "bottega" renascentista da Florença do século 15, em que os mestres artistas estavam empenhados em ensinar novos artistas.

Talentos desenvolvidos

Os talentos foram nutridos, novas técnicas estavam no trabalho e novas formas artísticas surgiram com artistas concorrentes entre si, mas também trabalhando juntos.

O Renascimento colocou o conhecimento no coração da criação de valor, que teve lugar nas oficinas desses artesãos, artesãos e artistas.

Lá se encontraram e trabalharam com pintores, escultores e outros artistas; arquitetos, matemáticos, engenheiros, anatomistas e outros cientistas; e comerciantes ricos que eram patronos.

Todos eles deram forma e vida às comunidades renascentistas, gerando valores estéticos e expressivos, bem como sociais e econômicos.

O empreendedorismo

O resultado foi o empreendedorismo que concebeu formas revolucionárias de trabalhar, projetar e entregar produtos e serviços e até mesmo ver o mundo.

As oficinas florentinas eram comunidades de criatividade e inovação onde sonhos, paixões e projetos podiam entrelaçar.

Os aprendizes, os trabalhadores, os artesãos, os engenheiros, os artistas em ascensão e os artistas convidados eram interdependentes, porém independentes, seus esforços díspares coordenados vagamente por um artista de renome no centro - o "Mestre".

Mas, embora ele possa ajudar a detectar novos talentos, conexões de corretores, e mentor de artistas mais jovens, o Mestre não definiu o trabalho dos outros.

Por exemplo, Andrea del Verrocchio (1435-1488) era um escultor, pintor e ourives, mas seus alunos não se limitavam a seguir suas atividades preferidas.

Em sua oficina, os artistas mais jovens podem buscar engenharia, arquitetura ou empreendimentos comerciais ou científicos.

A oficina de Verrocchio deu rienda livre a uma nova geração de artistas empresariais - personagens ecléticos como Leonardo da Vinci (1452-1519), Sandro Botticelli (1445-1510), Pietro Perugino (1450-1523) e Domenico Ghirlandaio (1449- 1494).

Confira esse tema também:

MINIMIZE DESPESAS - Espaço de ESCRITÓRIO COMPARTILHADO em Recife, Olinda e Paulista-PE


Ambientes de trabalho mais inovadores e colaborativos

O que podem aqueles que querem criar locais de trabalho mais inovadores e colaborativos hoje - seja um escritório melhor em uma organização tradicional, um espaço de coworking, uma incubadora de arranque ou um laboratório fabuloso - aprenda com as oficinas do Renascimento?

Os três principais pontos de venda dos bottegas transformaram idéias em ações, promovendo o diálogo e facilitando a convergência da arte e da ciência:

Transformando ideias em ação

As oficinas do renascimento não eram apenas um terreno fértil para novas ideias; eles ajudaram as ideias a se tornar realidade.


Da mesma forma, os locais de trabalho inovadores de hoje precisam estar equipados com tudo o que as pessoas precisam para transformar seus insights, inspirações e representações mentais em novos produtos e empreendimentos.

Começar com novas idéias é bastante difícil, mas o verdadeiro desafio para muitas organizações é descobrir como explorá-los e obter lucro.

Promovendo o diálogo

Ferdinando Galiani, economista napolitano do século 18, argumentou que os mercados são conversas.


A qualidade da rede - ou seja, a inteligência combinada de pessoas e organizações com diferentes habilidades e habilidades - desempenha um papel fundamental na inovação.

Nas oficinas do Renascimento, os especialistas comunicaram-se de forma consistente e fluida, facilitando o entendimento mútuo.

A coexistência e a colisão entre esses diversos talentos ajudaram a tornar os workshops locais animados onde o diálogo permitiu que os conflitos floresçam de forma construtiva.

O confronto de pontos de vista opostos eliminaram os limites cognitivos, mitigaram os erros e ajudaram os artistas a questionar as verdades dadas como garantidas.

Hoje em dia, muitas vezes reconhecemos a necessidade desses tipos de conversas ilumitantes, sem realmente fazer espaço para elas em nossas organizações, quer porque as organizações estão com muito medo de conflito ou porque as pessoas estão simplesmente muito ocupadas para tentar expandir sua compreensão uns dos outros.

Mas as oficinas do Renascimento oferecem uma prova de quão importante é para os locais de trabalho colaborativos recorrer a fontes de ideias opostas e opiniões controversas.

Facilitando a convergência da arte e da ciência.

Embora muitas vezes seja lembrado como artístico hoje, na verdade, a oficina renascentista foi transdisciplinar.

Isso ajudou a criar uma abordagem holística da criatividade, que se opõe às nossas próprias organizações, nas quais pessoas em diferentes especialidades são muitas vezes separadas em silos.

Por exemplo, durante a natureza renascentista foi vista como uma convergência de arte e ciência, como no famoso desenho de "Homem Vitruviano" de da Vinci.

Muitas das oportunidades de negócios mais interessantes de hoje são reuniões semelhantes de avanços tecnológicos e beleza estética.

Juntando essas disciplinas, promove o aprendizado mútuo através de experiências que levam a oportunidades de negócios.

Melhor desenvolvimento para o seu negócio

Caso você ou seu empreendimento ainda não atuem num espaço de coworking, atente para essa tendência e proporcione a possibilidade de gerar um ambiente ainda mais criativo e colaborativo em prol do desenvolvimento do seu próprio negócio.

Pense em algumas maneiras de seguir o exemplo de uma oficina renascentista.

Conte com a empresa Multioffice aqui em Recife, Olinda e Paulista-PE. Temos todo um ambiente favorável, afinal são 21 anos de expertise no segmento.

Também contamos com preço e qualidade!


Que bom que você leu todo esse material informativo sobre coworking.


Talvez queira ler esse tema também:

4 Dicas essenciais para hospedar uma entrevista de trabalho remota


Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

#escritóriovirtualemolinda #coworkingemolinda #salaparapalestraemrecife #escritóriovirtualemRecifePE #escritóriovirtualemPaulistaPE #coworkingpreço #escritóriocompartilhadosemrecife

ANCEV Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

© 2018 - Multioffice Escritório Virtual | Rua Silveira Lobo, 32 - Casa Forte - Recife - PE | CEP: 52061-030