top of page
  • Multioffice Escr. Virtual

Autocuidado ao Trabalhar em Home Office Durante Uma Emergência





Algumas pessoas trabalham em casa por escolha e adoram.


Mas todo um novo contingente de pessoas começa a trabalhar em casa, por exemplo, quando enfrentamos uma pandemia como o Novo Coronavírus/Covid-19.


Muitas dessas pessoas preferem trabalhar em um escritório e estão perdendo o que o ambiente lhes proporciona. Em situações de emergência como essa, os colaboradores podem não ter escolha sobre o local de trabalho.


Trabalhar em casa pode ser obrigatório em sua empresa ou área, independentemente da preferência - e pode não haver um cronograma claro sobre quando essa quarentena terminará. Nesses casos, você pode estar se perguntando como praticar o autocuidado enquanto trabalha em casa e como lidar com o sentimento de ansiedade, incerteza, medo e / ou solidão.


Continue lendo para aprender como fazer o trabalho em casa parecer mais conectado e menos "fora do mar" quando você se encontrar inesperadamente em casa, seja devido a uma situação de crise, reorganização da empresa ou outros motivos. Criar uma rotina diária

Se você é alguém que prospera em um ambiente de escritório, um dos motivos pode ser a estrutura interna que a vida no escritório geralmente oferece.


Você chega para trabalhar no mesmo horário todas as manhãs, tem um cronograma previsível de reuniões e horário de expediente, uma pausa para o almoço e um final para o dia antes da hora do jantar com o qual você normalmente pode contar. Trabalhar em casa pode parecer o oposto disso, pois, sem criar sua própria estrutura, você pode encontrar-se em pontos fracos, sendo absorvido por minúcias domésticas, em vez de permanecer na tarefa com seus prazos e projetos.


A solução para isso é desenvolver uma rotina diária confiável que você possa usar como estrutura para seus dias de trabalho em casa. Uma boa ideia aqui é tentar modelar o que funciona para você no escritório - em casa.


Se você geralmente começa o dia às 9h em ponto com uma xícara de chá verde e uma revisão da sua lista de tarefas em sua mesa antes de participar de uma reunião da equipe das 9:30, seguido de um bloco de duas horas de tempo de tarefa concentrado em sua mesa fones de ouvido e depois ative o alarme o tempo suficiente para chegar à sua mesa em casa às 9h com a xícara na mão. Pergunte ao seu supervisor se a reunião da equipe pode ser realizada por teleconferência , ao mesmo tempo em que foi realizada no escritório.


Depois de se conectar à sua equipe, reserve o mesmo bloco de tempo de duas horas após a reunião para os projetos mais prementes.

Pausas e Almoço

Outras maneiras de criar uma rotina diária para a estrutura são planejar seus almoços da mesma maneira que você fez no escritório.


Por exemplo, se você sempre empacotava um sanduíche e frutas - antecipando o horário da manhã -, siga a sua programação e prepare seu almoço no início do dia para que esteja pronto para o seu descanso.


Se você é um almoço confiável ao meio-dia, não deixe o trabalho sangrar até a tarde com o estômago roncando só porque você está em casa - em vez disso, defina um alarme para o meio-dia para parar e comer no horário habitual. E se você sempre se sentou com um amigo específico no trabalho para almoçar, veja se consegue se conectar por meio da tecnologia para comer “juntos” em casa.


Agendar alguns intervalos regulares, além da hora do almoço, também pode ajudá-lo a ficar mentalmente renovado e energizado enquanto trabalha em casa. Use aplicativos para criar estrutura e aumentar o humor

Você não precisa reinventar a roda quando se trata de cuidar de si e trabalhar em casa.


Veja abaixo alguns aplicativos úteis gratuitos que você pode usar para meditar, fazer uma pausa ou se concentrar. Break Apps

Trabalhar por horas sem se lembrar de fazer uma pausa não é saudável e pode levar a doenças físicas e mentais; portanto, experimente os aplicativos de lembrete de dispositivos móveis abaixo que podem fazer ping em você para que você possa se atualizar mentalmente durante o dia. Levante-se! O temporizador de interrupção do trabalho

Para iPhone e iPad, este aplicativo permite que você personalize o seu horário de intervalo preferido para o seu horário de trabalho específico.


Você pode definir intervalos de lembrete em incrementos que variam de cinco minutos a duas horas.


E ainda fornece uma história de sete dias para que você possa ver como está se saindo em intervalos regulares. Lembrar aleatoriamente

Um aplicativo Android que você pode usar para lembrá-lo não apenas de fazer pausas, mas de se engajar em outros hábitos saudáveis, como beber água ou se exercitar.


Inteiramente customizável para lembretes diários, semanais e mensais. Apps de meditação

Uma coisa que você pode querer fazer nas suas pausas de trabalho, uma vez lembradas, é meditar.


Os aplicativos abaixo podem ajudá-lo. The Mindfulness App

Disponível para iPhone e Android, este aplicativo oferece sessões cronometradas de até 30 minutos (e tão curtas quanto três minutos) para meditações guiadas e silenciosas.


Formato personalizável com sinos e sons da natureza. Headspace

O Headspace oferece um aplicativo para usuários do iPhone e do Android.


Oferece lições de meditação, respiração, convivência - e até sono - para se restabelecer após seu dia de trabalho ocupado.


Apresenta cursos em que cada um tem uma série de meditações guiadas. Focus Apps

Qualquer local de trabalho - seja um escritório ou em casa - tem distrações.


Para se concentrar melhor, tente estes aplicativos: Hocus Focus

Um aplicativo gratuito para Mac que limpa a desordem da tela do computador, permitindo que você visualize uma janela por vez. Brain.fm

Uma maneira centrada na ciência de criar música que melhora a atividade cerebral e melhora seu foco. Torne sua configuração convidativa

Invista algum tempo na criação de um ambiente de trabalho que faça você se sentir confortável e produtivo. Esse esforço começa com o básico, como a localização do seu escritório em casa.


Se, por enquanto, você tem um espaço que você pode dedicar exclusivamente ao seu trabalho, isso ajudará bastante a fazer com que seu espaço pareça um lugar onde você gostaria de fazer o trabalho.


Não seja vítima de reivindicar a primeira coisa que vê - sentar-se em uma cadeira na mesa da cozinha onde todos comem, ou mergulhar no sofá comum da sala de estar. O problema com essas áreas é que elas já foram designadas para outras funções e provavelmente virão com sua parcela de interrupções.


Também é difícil configurar qualquer coisa permanente lá, pois você precisará mover frequentemente o laptop e os papéis quando o espaço precisar ser usado para outra coisa (ou por outra pessoa).


Em vez disso, reivindique um canto tranquilo em uma sala onde você não será perturbado.


Veja se a sua empresa permite reembolso de materiais relacionados ao escritório doméstico necessário, como uma cadeira de mesa e uma impressora adequadas. Considere também a decoração do seu escritório em casa.


Pequenos toques, como plantas, fotos e armários de arquivo, podem ajudar a manter o seu espaço de trabalho como um lugar em que você deseja estar e a se sentir melhor enquanto trabalha em casa. Adaptação ao trabalho em casa e prática de autocuidado

Trabalhar em casa, especialmente quando inesperado, pode apresentar desafios.


Mas há muitos benefícios no trabalho remoto também.


Economizando tempo evitando deslocamentos, minimizando a pegada ambiental e aumentando a produtividade, são apenas alguns exemplos. Portanto, aproveite ao máximo sua experiência de trabalhar em casa e tome alguma iniciativa em relação ao seu autocuidado.


Você pode melhorar o seu humor e se sentir mais conectado exatamente onde mora. Interessado em mais dicas de trabalho remoto?





bottom of page