Blog Multioffice Escritório Virtual
  • Multioffice Escr. Virtual

Dicas para tornar seu local de trabalho virtual mais inclusivo

Atualizado: Nov 11

VERSÃO EM ÁUDIO:



Bem-vindo, aqui é o lugar onde os empreendedores, empresários e afins podem encontrar uma infraestrutura pronta de escritório em Recife, Olinda e Paulista-PE, além de informações úteis, dicas, insights, recursos e inspiração para administrar e fazer crescer os seus negócios.


O Multioffice Escritório Virtual oferece funcionalidade e flexibilidade que você não verá em um escritório típico, visto que está localizado em três endereços conforme mencionados acima, enquanto compartilha uma variedade de outras instalações com seus colegas de trabalho.

Contate-nos para maiores informações e/ou agendar uma visita sem compromisso!


Não há dúvidas que nos últimos tempos um grande contingente de pessoas passaram a exercer sua força de trabalho em casa (vide pesquisa americana: 43% de profissionais atuam em home office) ao menos parte do tempo, diz dados da Gallup, com previsões de que entre 25% e 30% da força de trabalho trabalhará remotamente vários dias por semana nos próximos anos.


À medida que as empresas se adaptam a esse novo modo de trabalho e começam a entender as vantagens e custo-benefício desse modelo, elas podem decidir manter uma força de trabalho virtual mesmo na era da nova normalidade.


Se assim for, diversidade, igualdade e inclusividade são objetivos que devem ser perseguidos.


Como encontrado em uma pesquisa recente do Glassdoor, um local de trabalho diversificado é um dos principais fatores que os potenciais colaboradores levam em conta quando procuram emprego.


Criando uma Estrutura dos Valores da Empresa


É importante que as empresas criem uma estrutura através da qual possam informar os colaboradores existentes e que a diversidade, a igualdade e a inclusão são valores fundamentais da empresa.


A política deve ser escrita e conter estipulações precisas que dão aos trabalhadores uma ideia do funcionamento prático de sua política.


Por exemplo, você pode estipular que durante as reuniões do Zoom ou skype, todos os participantes serão capazes de expressar suas preocupações e fornecer sugestões.


Também pode incluir reuniões de feedback entre a administração e os trabalhadores. Tarefas chatas como tirar minutos da reunião durante uma videoconferência devem ser compartilhadas entre todos os presentes, talvez em uma base de turn-taking.


Contrate uma equipe verdadeiramente diversificada


Para garantir que sua política de diversidade e inclusividade não seja vista como mero tokenismo, tente tirar proveito da natureza ilimitada do local de trabalho virtual por contratação de uma equipe verdadeiramente diversificada.


Um relatório da McKinsey sobre 366 empresas públicas descobriu que aqueles no quartil superior para a diversidade étnica e racial na gestão tinham 35% mais chance de sucesso financeiro.


Além disso, aqueles no quartil superior para diversidade de gênero tiveram um aumento de 15% probabilidade de maiores retornos.


Uma empresa que tem funcionários minoritários não precisa anunciar esse fato; a riqueza inata e a diversidade de sua equipe atrairão mais funcionários interessados em fazer parte dessa cultura corporativa.


Contratação de Indivíduos Neurodivergente


Um local de trabalho virtual diversificado também é aquele que pode optar por explorar o talento de pessoas que são neurodivergent - estes incluem pessoas com autismo ou TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).


Pessoas que têm ansiedade e depressão podem prosperar em um ambiente de trabalho remoto.


A situação atual de saúde aumentou os níveis de estresse para trabalhadores em todo o mundo e mesmo que sua equipe esteja trabalhando remotamente, alguns membros poderiam ter desenvolvido condições como ansiedade e depressão nos últimos meses.


Se assim for, é importante que eles saibam que são reconhecidos.


A empresa também deve procurar maneiras de promover uma melhor saúde mental - os funcionários podem ser convidados, por exemplo, a participar de aulas online de yoga ou meditação.


O valor da contratação de uma equipe diversificada e inclusiva é vasto, com empresas que o fazem desfrutando de maior sucesso financeiro.


Gerenciar uma equipe remota diversificada envolve muitas etapas - incluindo a criação da estrutura certa e estipulando maneiras pelas quais os funcionários podem fazer com que outros se sintam mais aceitos e incluídos.


A diversidade deve ser promovida na fase de contratação, pois há uma grande quantidade de talento que sua empresa pode aproveitar para levá-la a novos patamares de sucesso.


Durante as videoconferências, certifique-se de que todos tenham tempo suficiente para falar.


Seja particularmente vigilante dos membros mais introvertidos de sua equipe, cuja voz às vezes pode ser abafada por funcionários mais extrovertidos.


Finalmente, procure maneiras de promover uma melhor saúde mental, sendo sensível aos efeitos que os tempos atuais podem ter no bem-estar da sua equipe.


Fique com a gente. Até a próxima!


Home Office vs no escritório: o que você escolhe?

Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

ANCEV Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

© 2018 - Multioffice Escritório Virtual | Rua Silveira Lobo, 32 - Casa Forte - Recife - PE | CEP: 52061-030